Guia da Semana
Cinema
Por Lidia Capitani

Saiba tudo sobre a 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Festival reúne cerca de 200 filmes nacionais e internacionais com sessões virtuais.

Cenas dos filmes "Miss Marx" e "Nova Ordem" (Fotos: Divulgação (via assessoria da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo))

De 22 de outubro a 4 de novembro ocorre a 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Assim como em todos os anos, o famoso festival reúne alguns dos filmes mais incríveis lançados durante o ano em sessões especiais espalhadas pela cidade. Entretanto, este ano, devido à pandemia de coronavírus, o evento será majoritariamente virtual com algumas sessões nos cinemas drive-in do Belas Artes, no Memorial da América Latina, e no Sesc Dom Pedro II.

Para saber todos os detalhes sobre o festival, basta acessar o site da Mostra clicando aqui. Porém, já podemos adiantar que o evento vai reunir o melhor do audiovisual produzido em 2020. E para além dos filmes, você também pode acompanhar a programação de encontros com os diretores em lives e webinars.


Sessões online

O festival terá sua própria plataforma virtual, a MOSTRA PLAY, com ingressos a R$ 6,00 por visualização. Neste ano, dada às diferentes formas de exibição e ao valor reduzido dos ingressos, a Mostra não oferecerá pacotes e haverá número limitado de visualizações por filme.

A Festival Scope/Shift72, responsável pelos festivais de Toronto e Tribeca, além do mercado de Cannes, é a empresa desenvolvedora do serviço. Além da MOSTRA PLAY, haverá exibições dos filmes na Spcine Play e no Sesc Digital.


Programação com filmes imperdíveis

A programação conta com 198 filmes vindos de 71 países que serão apresentados nas seções ‘Perspectiva Internacional’, ‘Competição Novos Diretores’, ‘Mostra Brasil’ e ‘Apresentação Especial’. Você pode conferir a programação completa dos filmes selecionados clicando aqui.

Dentre os filmes brasileiros da seção ‘Mostra Brasil’, 36 constam na programação, entre longas-metragens premiados, filmes de diretores consagrados e de diretores estreantes. Além disso, a Mostra também vai exibir três dos mais importantes filmes de Fernando Coni Campos: “Viagem ao Fim do Mundo” (1968), “Ladrões de Cinema” (1977) e “O Mágico e o Delegado” (1983) – confira aqui todos os filmes brasileiros.

Já a seção ‘Perspectiva Internacional’, que possui um total de 83 filmes, faz uma seleção da produção cinematográfica recente ao redor do mundo, com longas-metragens que foram exibidos e premiados em festivais durante o último ano, novos trabalhos de diretores consagrados e filmes de revelações do cinema.

Dentre os destaques dessa edição estão produções como “Nova Ordem”, de Michel Franco, filme que abre a 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e que foi premiado no Festival de Veneza; “Vivos”, de Ai Weiwei; e “Miss Marx”, de Susanna Nicchiarelli, também premiado em Veneza e exibido no Festival de San Sebastián – confira todos os filmes da ‘Perspectiva Internacional’ aqui.


Por Lidia Capitani

Atualizado em 20 Out 2020.

Mais notícias

10 filmes imperdíveis que estão em cartaz nos cinemas no feriado de 20 de novembro 

Cinema

Shopping Bourbon e Itaú Cinemas dão 30% de desconto nos ingressos em novembro; saiba mais!

Cinema

Filme 'Convenção das Bruxas' ganha trailer e pôster em português; confira!

Cinema

12 filmes imperdíveis do festival de documentários "É Tudo Verdade"

Cinema

8 festivais de cinema para ver ainda em 2020

Cinema

5 motivos para conferir a 9ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema

Cinema
Guia da Semana Premium
Nosso conteúdo na melhor forma!

Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!