Guia da Semana
Cinema
Por Mariana Viola

Um Minuto por Wall Street

Expresse suas ideias sobre a crise econômica e concorra R$ 1.000 no maior festival de vídeos da América Latina.

Festival estimula a produção e incentiva novos talentos do audiovisual. (Getty Images)

Criado no Brasil há 20 anos para estimular a produção audiovisual de forma mais democrática possível, o Festival do Minuto traz à cena um dos temas mais comentados e debatidos nos últimos tempos: as especulações financeiras de Wall Street.

Enquanto jovens norte-americanos ocupam o sul de Manhattan, manifestantes se mostram inconformados com a crise na Europa, e o movimento se espalha por diversas cidades do mundo, o maior festival de vídeo da América Latina abre espaço para novas expressões sobre o tema.

Utilizando câmera de celular, máquina fotográfica ou filmadora – contanto que não se esqueça da criatividade - o participante tem 60 segundos para retratar suas idéias a respeito da crise e concorrer ao prêmio de R$ 1 mil e ao Troféu Minuto. As inscrições estão abertas até 31 de março de 2012 pelo site oficial do Festival do Minuto.

O cineasta Marcelo Masagão é o responsável pela criação do projeto que inspirou uma série de programas no mesmo formato em mais de 50 países. Permanente e online desde 2007, o Festival já recebeu vídeos dos hoje famosos Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel), Beto Brant (O Invasor) e Tata Amaral (Antônia). No acervo de vídeos-minuto é possível conferir esses e outros trabalhos.


Por Mariana Viola

Atualizado em 1 Dez 2011.

Mais notícias

Saiba como assistir ao Oscar 2021 na TV e Internet

Cinema

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema