Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Inimigos Públicos

Agentes da inteligência americana declararam guerra a famosos gângsteres na década de 30.

Inimigos Públicos

Diretor: Michael Mann

Elenco: Christian Bale, Marion Cotillard, Johnny Depp

País de origem: EUA

Ano de produção: 2009

Classificação: 16 anos

Depois de cometer um pequeno crime nos anos 20, John Dillinger (Johnny Depp) é preso e passa nove anos em um presídio de Indiana. O tempo é o suficiente para que ele conheça alguns dos principais ladrões de bancos da região. Logo que sai da prisão, Dillinger arma um plano de fuga para seus amigos. Em pouco tempo, o grupo comete grandes assaltos e John fica conhecido como uma espécie de Robin Hood americano, já que ele só rouba bancos, que são considerados pela população os responsáveis pela grande depressão de 29.

>> Top 10 Johnny Depp no cinema. Confira!
>> Fique por dentro das estreias da semana
>> Veja os filmes que estão em cartaz na cidade
>> Saiba quais foram as maiores bilheterias do fim de semana

Tornando-se cada vez mais conhecidos pelos seus crimes, principalmente na região de Chicago, Dillinger e sua gangue passam a ser considerados Inimigos Públicos, e a prisão deles torna-se prioridade. Famoso por ter matado um grande bandido, o agente Melvin Purvis (Christian Bale) é designado como o responsável na cidade pela agência de investigações, comandada por J. Edgar Hoover, com a missão de pôr fim às ações de John. Sabendo que não será fácil capturar o bandido, ele toma como pessoal esta busca.

Em um dos raros momentos de descontração dos criminosos, Dillinger conhece Billie Frechette (Marion Cotillard). Apesar de ser uma moça humilde, filha de uma indígena e um francês, a jovem atrai a atenção do ladrão. Mesmo vivendo uma vida de riscos e aventuras, John quer estar sempre ao lado da amada, mas passa a ser cada vez mais perseguido por Purvis e seus policiais. A obsessiva caçada aos gângsteres de Chicago, e os crimes que estes cometem em outros estados, fazem com que a agência de Hoover se converta no primeiro serviço federal de investigações dos EUA, o FBI.

Baseado no livro Public Enemies: America's Greatest Crime Wave and the Birth of the FBI, de Brian Burrough, Inimigos Públicos conta a história real de um dos mais procurados bandidos dos EUA, um dos responsáveis pela necessidade de criar o FBI. Dillinger foi uma figura notória, chegando a ter diversos personagens da literatura e do cinema inspirados em sua vida. O diretor, Michael Mann, queria filmar a adaptação do livro de Burrough há algum tempo, e em 2004 chegou a cogitar Leonardo DiCaprio para o papel principal.


Trailer do filme video

Notícias recomendadas

6 remakes incríveis que você precisa assistir o quanto antes

Cinema

Além dos documentários: 6 filmes que estimulam a consciência ambiental

Cinema

8 filmes brasileiros que você vai querer ver em 2019

Cinema

10 filmes incríveis dos anos 60 que você deveria assistir 

Cinema

8 filmes imperdíveis sobre escalada e alpinismo

Cinema

Cinema: 10 trailers e teasers que vão te deixar ansioso(a) para 2019

Cinema