Guia da Semana

Ator, diretor, músico e muso. Conhecido pelo talento para interpretar personagens excêntricos e incompreendidos pela sociedade, e também pela beleza e estilo - foi eleito pela revista People como o homem mais sexy em 2003 e 2009. Definitivamente, Johnny Depp conquistou seu lugar entre os queridinhos do cinema e da mulherada.

>> Confira as estreias da semana
>> Saiba quais foram os filmes mais vistos do fim de semana
>> Além de Alice, veja outros filmes inspirados em contos de fadas
>> American Pie 4 chega aos cinemas. Veja as melhores cenas

Em 2012, o ator protagoniza duas estreias. Em abril, Diário de um Jornalista Bêbado marca a segunda adaptação para os cinemas de uma obra do jornalista (e amigo do ator) Hunter S. Thompson, ícone do jornalismo gonzo - a primeira foi Medo e Delírio, de 1998. Uma curiosidade é que quando Thompson se suicidou em 2005, Depp bancou a cerimônia na qual as cinzas foram lançadas por um pequeno foguete - desejo que o amigo tinha manifestado em vida.

A outra estreia deve chegar às salas brasileiras em junho. Sombras da Noite será o nono trabalho do ator em parceria com o diretor Tim Burton. Dá para ver que amizade e trabalho andam lado a lado para o ator, já que ele também é amigo do diretor a ponto de ser padrinho do filho de Burton com Helena Bonham Carter.

O longa Diário de um Jornalista Bêbado chega, inicialmente, somente ao circuito de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador. Para os fãs entrarem no clima e para aqueles que querem conhecer um pouco mais do trabalho do ator, o Guia da Semana selecionou 10 filmes que se destacam em sua carreira. Confira!

Alice no País das Maravilhas (2010)

O conto de fadas de Alice no País das Maravilhas todos conhecem, mas a adaptação de Tim Burton traz personagens excêntricos, figurinos extravagantes e o melhor do estilo Burton de direção. Contracenando com Mia Wasikowska (Alice), Helena Bonham Carter (Rainha Vermelha) e Anne Hathaway (Rainha Branca), Depp interpreta o Chapeleiro Maluco.

Inimigos Públicos (2009)

No drama policial baseado em fatos reais, Depp encara o papel de John Dillinger, um criminoso audacioso e violento da década de 1930 que atraía a opinião pública porque dizia retirar das instituições financeiras o dinheiro que elas roubavam do cidadão. Suas fugas rápidas enlouqueciam a polícia, chamando a atenção de J. Edgar Hoover (Billy Crudup), o homem que tornou famoso o FBI.

Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007)

Baseado no musical da Broadway, o filme tem direção de Tim Burton, com Helena Bonham Carter no elenco. Na narrativa, Benjamin Barker (Depp) foi mantido 15 anos afastado de Londres e da sua esposa e filha. Quando volta à cidade utilizando o apelido de Sweeney Todd, está ávido por vingança. Decide, então voltar a trabalhar em sua antiga barbearia, mas com o grande objetivo de se vingar do juiz que o enviou para a Austrália.

A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)

Refilmagem da produção de 1971, a versão assinada por Tim Burton coloca Johnny Depp no papel de Willy Wonka, dono da maior fábrica de doces do planeta. Ele decide realizar um concurso para escolher um herdeiro para seu império. Entre as cinco crianças que encontram o convite em barras de chocolate está Charlie Bucket, interpretado por Freddie Highmore - que ganhou o papel depois de Depp convencer o diretor a chamá-lo, já que ficou impressionado com sua atuação em Em Busca da Terra do Nunca.

Em Busca da Terra do Nunca (2004)

No longa, Johnny Deep vive o bem-sucedido autor de peças teatrais J. M. Barrie. Numa caminhada cotidiana, ele encontra a inspiração que precisava: a família Davies, formada pela viúva Sylvia (Kate Winslet) e seus quatro filhos. O escritor logo se torna amigo da família, ensinando truques às crianças e criando para eles histórias fantásticas. É desta convivência que Barrie cria seu trabalho de maior sucesso: Peter Pan.

Piratas do Caribe (2003, 2006, 2007 e 2011)

Inspirado num parque da Disney World, o filme Piratas do Caribe rendeu uma indicação ao Oscar a Johnny Depp pelo papel de Jack Sparrow, um dos personagens preferidos do ator ao lado de Edward Mãos de Tesoura. A série chegou ao quarto longa, Navegando em Águas Misteriosas, mas ainda não chegou ao fim. Para compôr o personagem de Sparrow, Depp se inspirou no lendário guitarrista Keith Richards, dos Rolling Stones, e no gambá Pepe Le Pew, do desenho Pernalonga e sua turma.

Janela Secreta (2004)

Dirigido por David Koepp, este suspense traz o galã no papel do escritor em crise pessoal e criativa, Mort Rainey. Ele acaba de se separar de sua esposa, que flagrou com outro homem, e decide se isolar em uma cabana à beira de um lago. Ele queria encontrar tranquilidade, mas o estranho e psicótico John Shooter (John Turturro) aparece por lá para o atormentar. Envolvido num jogo mental, Rainey acaba descobrindo que Shooter sabe mais coisas sobre ele do que poderia imaginar.

Chocolate (2000)

Protagonizado por Juliette Binoche, o longa apresenta a história de uma mulher jovem e mãe solteira de uma garota de seis anos que resolve abrir uma loja de chocolates numa cidade rural do sul da França. Aos poucos consegue agradar aos moradores da cidade fazendo com que eles se entreguem às tentações do doce. Porém, quando outro forasteiro, vivido por Johnny Depp, chega à cidade, é a hora da doceira se entregar a grandes tentações.

Don Juan DeMarco (1995)

Johnny Depp desponta como galã no papel do romântico Don Juan DeMarco. Com uma máscara negra nos olhos, o jovem de 21 anos chega a Nova York dizendo ser o famoso conquistador Don Juan, a fim de reencontrar um amor do passado. Porém, quando não alcança seu objetivo, tenta se matar, sendo impedido pelo psiquiatra interpretado por Marlon Brando. Ele decide, então, cuidar do jovem, mas o romantismo irrecuperável e contagioso de Don Juan passa a influenciar o comportamento do médico.

Edward Mãos de Tesoura (1990)

Apesar de ter estreado nos cinemas com A Hora do Pesadelo (1984) e ter feito sucesso na série de televisão Anjos da Lei (1987), foi com Edward Mãos de Tesoura que o ator se lançou definitivamente na sétima arte. Johnny Depp não esconde que este é, um de seus personagens preferidos. O filme que marcou a primeira parceria com Tim Burton traz a história do jovem que possui tesouras nos lugares dos dedos das mãos. Acolhido por uma família, se torna popular ao fazer uso de suas tesouras em diversos trabalhos, mas acaba sendo amado por alguns e muito odiado por muitos.

Por Mariana Viola

Atualizado em 9 Mai 2012.