Filmes Inspirados em Contos de Fadas

Jack - O Caçador de Gigantes estreia nesta semana e relembra o clássico João e o Pé de Feijão. Veja outros filmes baseados em faz-de-conta

Última publicação: 28/03/2013

  • Jack - O Caçador de Gigantes é uma releitura de João e o Pé de Feijão

    Jack - O Caçador de Gigantes é uma releitura de João e o Pé de Feijão
    Créditos: Divulgação

  • Julia Roberts vira vilã para interpretar a madrasta no longa Espelho, Espelho Meu

    Julia Roberts vira vilã para interpretar a madrasta no longa Espelho, Espelho Meu
    Créditos: Divulgação

  • Kristen Stewart protagoniza Branca de Neve e o Caçador

    Kristen Stewart protagoniza Branca de Neve e o Caçador
    Créditos: Divulgação

  • Julia Roberts, Robin Williams e Dustin Hoffman estão em Hook - A Volta do Capitão Gancho

    Julia Roberts, Robin Williams e Dustin Hoffman estão em Hook - A Volta do Capitão Gancho
    Créditos: Reprodução

Princesas indefesas, príncipes encantados, bruxas, madrastas, feitiços e, claro, muita fantasia. A fórmula para um bom conto de fadas é conhecida há anos, mas nos últimos tempos, estão sendo redescobertas pelo cinema.

Confira as estreias da semana nos cinemas
Relembre filmes que levaram a mitologia aos cinemas
Filmes sobre exorcismo que fizeram sucesso nos cinemas

Prova disso são filmes como Jack -  Caçador de Gigantes, que faz uma releitura da fábula João e o Pé de Feijão e estreia nesta semana; Espelho, Espelho Meu, que buscou inspiração em Branca de Neve; Alice no País das Maravilhas que usou figurinos nada convencionais para transformar a indefesa princesa em uma garota determinada e nada fraca, caso também da animação Enrolados

No clima da esteia de Jack -  Caçador de Gigantes, o Guia da Semana selecionou 10 filme adaptados de contos de fadas. Confira!


Branca de Neve e o Caçador (2012)

Em 2012, além do filme que traz Julia Roberts interpretando a madrasta da Branca de Neve, este mesmo clássico infantil ganhou outra adaptação para as telonas. Menos colorida e com mais ação, Branca de Neve e o Caçador conta com Kristen Stewart no papel da bela garota de pele branca e cabelos negros.

 

Espelho Espelho Meu (2012)

Julia Roberts empresta seu doce sorriso à madrasta da bela Branca de Neve, interpretada por Lily Collins (filha de Phil Collins, que atuou em Padre). No papel de príncipe, Armie Hammer, que ficou conhecido pelo papel dos gêmeos em A Rede Social. A adaptação é divertida e agrada a pais e filhos.

 

A Fera (2011)

No longa protagonizado por Vanessa Hudgens, o clássico A Bela e a Fera ganha uma versão que se passa nos dias de hoje, em plena Nova York. Na narrativa, um jovem muito bonito (Alex Petty fer) é amaldiçoado e se transforma em tudo aquilo o que mais despreza. Com uma aparência horrível, ele só terá sua beleza de volta quando encontrar o verdadeiro amor.

 

A Garota da Capa Vermelha (2011)

O conto da Chapeuzinho Vermelho se transformou num suspense protagonizado por Amanda Seyfried. A narrativa é ambientada num vilarejo, onde o povo manteve, durante anos, uma trégua com o lobisomem. Porém, numa noite de lua sangrenta, o lobo reaparece e mata moradores.

 

Enrolados (2010)

Nesta versão da Disney, a indefesa Rapunzel se transforma numa garota moderna, descolada e muito radical. Além da donzela que, apesar de estar presa numa torre e sonhar com o mundo lá fora, também sabe lutar e se defender, o príncipe da história é o sedutor bandido mais procurado do reino.

 

Alice no País das Maravilhas (2010)

Tim Burton é o responsável por esta versão do conto de Lewis Carrol. Com figurinos e maquiagens fantásticas, o longa tem Mia Wasikowska no papel de Alice, Johnny Depp como Chapeleiro Maluco e Anne Hathaway e Helena Bonham Carter nos papéis de Rainha Branca e Rainha Vermelha.

 

Encantada (2007)

A produção da Disney mistura animação e realidade para apresentar a história de Giselle (vivida por Amy Adams). Uma bela princesa, ela foi banida de seu mundo mágico e musical. Na Manhattan dos dias atuais, ela descobre um mundo totalmente diferente do que estava acostumada.

 

A Nova Cinderela (2004)

Hillary Duff e Chad Michael Murphy protagonizam um conto de fadas dos tempos modernos. Ela é Sam Montgomery, uma jovem estudante do ensino médio que mora com sua madrasta e as duas filhas dela. Já Chad, é um garoto popular, jogador de futebol americano e o príncipe que Sam encontra pela internet.

 

Para Sempre Cinderela (1998)

Drew Barrymore já foi Cinderela no filme dirigido por Andy Tennant. Na história, a Rainha da França solicita a presença dos Irmãos Grimm no palácio para dizer que gostou muito do conto da Gata Borralheira, mas quer contar o que realmente aconteceu. E aí que se inicia a narrativa mágica.

 

Hook - A Volta do Capitão Gancho (1991) 

Em 1991, Julia Roberts foi a Sininho do filme de Steven Spielberg. A narrativa traz Robin Williams no papel de Peter Banning. Agora aos 40 anos e bastante envolvido no trabalhoa ponto de esquecer seu passado, ele já foi Peter Pan. Isso até o dia em que o Capitão Gancho (Dustin Hoffman) sequestra seus filhos, obrigando-o a retornar à Terra do Nunca.

Mariana Viola redator(a)

COMENTÁRIOS

Edson Castro

Para sempre Cinderela é demais,. mas HOOK é um baitaaaaa filme!!!

06 de abril de 2012 às 13:15

Vitoria Garcez

quero assistir branca de neve e o cacado vai ser demaisssssssssss

20 de abril de 2012 às 10:24

Nana Pimentel

Adoro filmes inspirados em contos de fadas. Gostaria de assistir com toda a tecnologia atual uma remontagem de "Se minha cama voasse - 1971" e "A Goela do Inferno"

25 de maio de 2012 às 09:47

Jessica Miranda Menha

e o filme OUTRO CONTO DA NOVA CINDERELA com a selena gomez

08 de julho de 2012 às 12:08

Vere Lopess

amOOoooooo tods *-*

30 de julho de 2012 às 17:20

Maria Isabel P. Rey

Assisti a quase todos. Muito bom!

19 de agosto de 2012 às 17:11

Telma Cristina

todos legais

05 de fevereiro de 2013 às 18:42

Gislene Vieira de Lima

Gosta de contos de fadas? Conheça o livro A Princesa com Olhos de Gato! Um conto de fadas para todas as idades... http://issuu.com/gislenevieiradelima/docs/amostra_gratis?mode=window

21 de março de 2013 às 22:03

Destaques do guia