Guia da Semana

Mitologia no Cinema

Com a estreia de Fúria de Titãs 2, relembre outros filmes que levaram a mitologia para as telonas

Em março, os Deuses do Olimpo invadem as salas de cinema com a estreia de Fúria de Titãs 2. A aventura épica se passa dez anos após a narrativa de Fúria de Titãs (2010), e acompanha mais uma batalha do semideus Perseu (Sam Worthington) para salvar não só seu pai, Zeus (Liam Neesom), como toda a humanidade.

Mas não é a primeira vez que a mitologia serve de inspiração para a sétima arte. O Guia da Semana selecionou outras produções que transformaram deuses, heróis e criaturas mitológicas em personagens das telonas. Confira! 

Ulysses (1954)

Protagonizado por Kirk Douglas (sim, o pai do Michael Douglas), Ulysses se baseia em A Odisséia de Homero para contar a saga do herói que, após lutar 10 anos na guerra de Tróia, tenta voltar para casa e para reencontrar a esposa Penélope (Silvana Mangano). Depois de se perder durante uma tempestade, ele percorre caminhos desconhecidos, enfrenta soldados e o gigante ciclope Polifemo, além de ter que lidar com a fúria e as mentiras dos deuses, como Poseidon.
 

Hércules em Nova York (1969)

Quem se lembra de Arnold Schwarznegger como Hércules no início da carreira? O ex-Mister Universo fez sua estreia nas telonas com o a comédia de ação Hércules em Nova York. Na trama, o herói se cansa da vida no Olimpo e resolve passar um tempo na Terra, onde acaba se envolvendo com empresários de luta-livre. Ao mesmo tempo, ele tenta aplacar a fúria de Zeus, que quer castigá-lo por ter desobedecido suas ordens.
 

Hércules (1997)

Em 1997, a Disney saiu do universo dos contos de fadas e se inspirou na mitologia grega para levar a história do filho de Zeus ao universo infantil. Claro, com muita comédia, músicas e cores.
 

Helena de Tróia - Paixão e Guerra (2003)

A superprodução milionária se inspira no poema épico de Homero, Ilíada para levar aos cinemas a bela e mitológica Helena e uma das maiores histórias de amor de todos os tempos. Raptada por Páris, líder dos troianos, ela se torna pivô de uma batalha entre Tróia e Esparta, que duraria quase uma década.

A mesma história já tinha sido abordada por Robert Wise em 1956, com a produção Helena de Tróia.
 

Tróia (2004)

Terceiro filme baseado em A Ilíada, Tróia tem como destaques Brad Pitt no papel de Aquiles, Orlando Bloom como Páris e Diane Kruger como Helena. A narrativa acompanha a guerra de quase uma década iniciada quando o príncipe Páris afasta Helena de seu marido Menelau.
 

Percy Jackson e o Ladrão de Raios (2010)

Baseado nos livros juvenis assinados por Rick Riordan, o filme apresenta Percy Jackson, um jovem cheio de problemas na escola e em casa que descobre que, na verdade, é um semideus - filho de Posseidon com uma humana. Acusado de ter roubado o raio de Zeus, ele embarca numa incrível aventura ao lado de dois outros semideuses: a guerreira Annabeth e seu amigo de infância e protetor, Grover.
 

Imortais (2011)

Lançado no final de 2011, Imortais conta com os produtores de 300 para levar ao público a história do Rei Hiperión (Mickey Rourke), que declara guerra contra todo o mundo grego. Para reforçar seu exército, ele tenta libetar os Titãs presos por Zeus (Luke Evans) no Monte Tártato. Zeus, então, convoca Thesus (Henry Cavill), um mortal que terá a ajuda da bela sacerdotisa Phaera (Freida Pinto) para comandar o exército grego nesta batalha épica.

 

Para finalizar, confira o trailer de Fúria de Titãs 2:

Atualizado em 10 Abr 2012.

Por Mariana Viola
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

“Gostosas, Lindas e Sexies” – Sex and the City à brasileira chega aos cinemas com elenco plus-size

Filme estreia nesta quinta, 20 de abril

Será? Will Smith pode ser o Gênio no live-action de "Aladdin"

Segundo o Deadline, ator está em negociações com a Disney

5 Motivos para (ir correndo) ver “Guardiões da Galáxia Vol. 2”

Filme chega aos cinemas no dia 25 de abril e já tem ingressos à venda

“Paixão Obsessiva”: suspense trash com Katherine Heigl estreia nesta quinta

Heigl interpreta uma ex-mulher determinada a eliminar a atual

“Paterson” - Adam Driver é um poeta do cotidiano em novo filme de Jim Jarmusch

Filme conta a história de um motorista de ônibus que escreve poemas nas horas vagas

Cinemark exibe “...E O Vento Levou” na próxima terça-feira

“2001: Uma Odisseia no Espaço” e “O Mágico de Oz” serão os próximos clássicos na programação