Guia da Semana

Mitologia no Cinema

Com a estreia de Fúria de Titãs 2, relembre outros filmes que levaram a mitologia para as telonas

Em março, os Deuses do Olimpo invadem as salas de cinema com a estreia de Fúria de Titãs 2. A aventura épica se passa dez anos após a narrativa de Fúria de Titãs (2010), e acompanha mais uma batalha do semideus Perseu (Sam Worthington) para salvar não só seu pai, Zeus (Liam Neesom), como toda a humanidade.

Mas não é a primeira vez que a mitologia serve de inspiração para a sétima arte. O Guia da Semana selecionou outras produções que transformaram deuses, heróis e criaturas mitológicas em personagens das telonas. Confira! 

Ulysses (1954)

Protagonizado por Kirk Douglas (sim, o pai do Michael Douglas), Ulysses se baseia em A Odisséia de Homero para contar a saga do herói que, após lutar 10 anos na guerra de Tróia, tenta voltar para casa e para reencontrar a esposa Penélope (Silvana Mangano). Depois de se perder durante uma tempestade, ele percorre caminhos desconhecidos, enfrenta soldados e o gigante ciclope Polifemo, além de ter que lidar com a fúria e as mentiras dos deuses, como Poseidon.
 

Hércules em Nova York (1969)

Quem se lembra de Arnold Schwarznegger como Hércules no início da carreira? O ex-Mister Universo fez sua estreia nas telonas com o a comédia de ação Hércules em Nova York. Na trama, o herói se cansa da vida no Olimpo e resolve passar um tempo na Terra, onde acaba se envolvendo com empresários de luta-livre. Ao mesmo tempo, ele tenta aplacar a fúria de Zeus, que quer castigá-lo por ter desobedecido suas ordens.
 

Hércules (1997)

Em 1997, a Disney saiu do universo dos contos de fadas e se inspirou na mitologia grega para levar a história do filho de Zeus ao universo infantil. Claro, com muita comédia, músicas e cores.
 

Helena de Tróia - Paixão e Guerra (2003)

A superprodução milionária se inspira no poema épico de Homero, Ilíada para levar aos cinemas a bela e mitológica Helena e uma das maiores histórias de amor de todos os tempos. Raptada por Páris, líder dos troianos, ela se torna pivô de uma batalha entre Tróia e Esparta, que duraria quase uma década.

A mesma história já tinha sido abordada por Robert Wise em 1956, com a produção Helena de Tróia.
 

Tróia (2004)

Terceiro filme baseado em A Ilíada, Tróia tem como destaques Brad Pitt no papel de Aquiles, Orlando Bloom como Páris e Diane Kruger como Helena. A narrativa acompanha a guerra de quase uma década iniciada quando o príncipe Páris afasta Helena de seu marido Menelau.
 

Percy Jackson e o Ladrão de Raios (2010)

Baseado nos livros juvenis assinados por Rick Riordan, o filme apresenta Percy Jackson, um jovem cheio de problemas na escola e em casa que descobre que, na verdade, é um semideus - filho de Posseidon com uma humana. Acusado de ter roubado o raio de Zeus, ele embarca numa incrível aventura ao lado de dois outros semideuses: a guerreira Annabeth e seu amigo de infância e protetor, Grover.
 

Imortais (2011)

Lançado no final de 2011, Imortais conta com os produtores de 300 para levar ao público a história do Rei Hiperión (Mickey Rourke), que declara guerra contra todo o mundo grego. Para reforçar seu exército, ele tenta libetar os Titãs presos por Zeus (Luke Evans) no Monte Tártato. Zeus, então, convoca Thesus (Henry Cavill), um mortal que terá a ajuda da bela sacerdotisa Phaera (Freida Pinto) para comandar o exército grego nesta batalha épica.

 

Para finalizar, confira o trailer de Fúria de Titãs 2:

Atualizado em 10 Abr 2012.

Por Mariana Viola
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Um Limite Entre Nós: filme indicado ao Oscar chega ao Brasil em cima da hora

Longa traz Denzel Washington e Viola Davis em atuações singulares

Confira os melhores momentos da passagem de Hugh Jackman pelo Brasil

“Silêncio”: 3 motivos para ver o novo filme de Scorsese (e 3 para pensar duas vezes)

Longa traz Andrew Garfield e Adam Driver como padres jesuítas

Playarte Splendor inaugura novo cardápio para ser degustado no cinema

Praticidade é o foco dos novos petiscos da Sala Vip

Cinema nacional tem crescimento expressivo em 2016

Filmes brasileiros atraíram 30,4 milhões de espectadores no último ano

"La La Land" ganha vídeo em versão 8-Bit e você precisa assistir!

Com 14 indicações, musical é a grande apostar do Oscar 2017