Guia da Semana

Ao contrário do que muitos pensam, os cactos coloridos não possuem tons artificiais. Eles nasceram no Japão devido a uma mutação da espécie, ocasionando o surgimento dessas plantinhas pra lá de fofas. As cores mais comuns que estão espalhadas por aí são vermelho, amarelo, laranja e rosa, podendo ser encontradas em supermercados e floriculturas.

Para criar suas próprias mudas, a dica é adquirir alguns cactos e usar a técnica do enxerto, que consiste em unir a parte superior de uma espécie com outra. Aprenda como criar cactos coloridos em casa e como cuidar do seu pequeno jardim:

Como plantar cactos coloridos em casa

As principais espécies conhecidas por suas tonalidades são a Gymnocalycium mihanovichii, Chamaecereus silvestrii e a Echinopsis chamaecereus. Sim, os nomes são realmente difíceis, mas eles guiarão você na hora de comprar os cactos pela internet, caso você não veja pessoalmente as plantas em um supermercado ou floricultura.

O cenário ideal para a produção de um enxerto é durante a primavera ou verão, época em que tempo ajuda na produção de raízes. Para começar, você vai precisar de uma parte de um cacto tradicional e outra de um exótico. Siga instruções abaixo:

Dicas para cuidar dos seus cactos

É preciso tomar alguns cuidados extras para que a mutações possam dar certo. E o mais importante de tudo: ter paciência! Opte por substratos com pouca matéria orgânica, fique atento para não encharcar o vaso e evite molhar as folhas. Outra dica é não deixar a planta exposta diretamente ao sol!

Mesmo assim, é necessário lidar com o fato de que talvez seja preciso refazer o processo, isso porque o enxerto de um cacto exótico não é tão fácil quanto à junção de outras espécies.

14 produtos descolados e divertidos para quem ama cactos e suculentas

Você também se encontra num caso de amor com essas plantinhas? Então prepare-se para querer gastar todo o seu dinheiro!

5 dicas que vão te ajudar a começar uma hortinha em casa

Além de te ajudar a manter uma alimentação saudável, praticar jardinagem também ajuda a aliviar o estresse – e é um baita hobby

Decoração sustentável: mais de 15 jeitos criativos de usar pallets e caixotes dentro da sua casa

Dicas que vão mudar os ambientes do seu cafofo e não custam quase nada!

Por Redação Oba Oba

Atualizado em 21 Set 2018.