Guia da Semana
Comportamento
Por Conceição Gama

Odeio meu chefe: e agora?

Saiba o que fazer quando o clima no seu trabalho não está bom.

No filme O Diabo Veste Prada, Anne Hathaway vive uma crise com a chefe, interpretada por Meryl Streep (Reprodução)

Um relacionamento difícil no trabalho contamina completamente vida de qualquer pessoa. Afinal, é no ambiente laboral onde passamos boa parte do dia e é de lá que vem o dinheiro que pagamos as contas. E quando essa má relação é com o chefe, o que fazer?

+ Dez dicas para incrementar sua carreira
+ Aprenda a escolher maquiagem para o trabalho
+ Dez alimentos anti-estresse

De acordo com Arnaldo Marion, sócio-fundador da Coaching 4 Change Brasil, o primeiro passo para resolver esse tipo de conflito é analisar seu próprio comportamento. "Quando as coisas não estão indo bem entre você e seu chefe, o pior a se fazer é ignorar o fato e deixar que o problema se resolva sozinho. Fugir pode trazer alívio momentâneo, mas tendemos a levar os maus hábitos e comportamentos para onde formos. Ter uma atitude de aprender, renovar-se e crescer lhe trará benefícios duradouros por toda sua carreira", orienta.

Em situações de conflito no trabalho, as emoções se misturam com o medo de perder o emprego. Por isso, o especialista também adverte que, por mais grave que seja a crise, é imprescindível pensar muito antes de agir. "Decisões que tomamos em 5 segundos por impulso emocional podem causar 5 anos de remorso! Por isso, escolha não falar ou reagir quando o clima está quente".

Arnaldo Marion aconselha, ainda, se colocar no lugar da outra pessoa e entender seus sentimentos e ponto de vista antes de agir. E quando a situação apertar, use uma arma secreta: o elogio! "Ele é desconcertante e faz com que as defesas baixem e o conflito cesse, ao menos por um intervalo. Quando estamos decepcionados com alguém, talvez seja mais difícil enxergar qualidades, mas todos nós a temos. Use isso ao seu favor", orienta.

Fim do conflito

Para solucionar o conflito e sair da crise com o seu chefe, o coach Arnaldo Marion sugere 5 passos de um Mapa de Relacionamentos elaborado pela Coaching 4 Change. Esses passos também podem ser seguidos para solucionar crises em outros relacionamentos, como o familiar e o amoroso. Confira:

1. Defina o que quer deste relacionamento e por que quer isso
"Como em tudo na vida, nossos relacionamentos precisam de alvos. O quanto este relacionamento é importante pra você ou seu projeto de vida e o que espera conquistar através dele? Sem alvos que nos atraiam não há sacrifícios que estejamos dispostos a fazer para obtê-los".

2. Assuma responsabilidade pessoal por eles
"É duro admitir, mas todos temos os relacionamentos que merecemos! Ninguém me obrigou a tê-los ou fazer deles o que são. Foram nossas escolhas que nos trouxeram até aqui e somente elas poderão nos levar para os tão desejados relacionamentos equilibrados e saudáveis".

3. Crie um ambiente seguro
"Estabeleça qual é o nível de segurança neste relacionamento para compartilhar sentimentos ou pensamentos. Relacionamento permeados de ameaça, medo, ou mágoa terão percentuais baixos. É sinal que de que a confiança precisa ser restaurada. Não importa quem está certo no relacionamento, tome a iniciativa de vencer o muro da separação, sem arrombá-lo. Comece restaurando a honra, valorizando quem a pessoa é, independente do que ela fez. Haja com compreensão e compaixão, pois estes criam uma segurança imensa no relacionamento. Valorize as diferenças, elas não precisam ser um problema, se souber usá-las e capitalizá-las ao seu favor".

4. Mantenha sua bateria carregada
"Você não terá nada para oferecer a um relacionamento se não cuidar bem de si mesmo. Cheque com frequência sua bateria emocional para saber se está na hora de recarregar".

5. Ouça com o coração
"De maneira geral as pessoas sentem-se mais entendidas, cuidadas e conectadas quando a comunicação foca suas emoções e seus sentimentos, em vez de apenas palavras ou pensamentos. Sintonize a frequência".


Por Conceição Gama

Atualizado em 15 Ago 2014.

Mais notícias

Lego lança coleção com flores e bonsais para os apaixonados por plantas

Comportamento

Amazon lança versão da Alexa que fala português – e o Guia da Semana está lá!

Comportamento

8 coisas que você pode fazer em casa quando acaba a energia

Comportamento

Do 'pudol' ao 'bigou': site promove adoção de vira-latas por meio de buscas erradas no Google

Comportamento

8 coisas que você pode fazer em casa para matar o tédio em dias chuvosos

Comportamento

App lança mapa interativo que mostra blocos e festas de Carnaval próximos ao usuário

Comportamento