Guia da Semana

Celebrado em diferentes cantos do mundo, o 1º de abril é uma data onde o principal objetivo é pregar uma peça em alguém, fazendo-a acreditar que a sua mentira (por mais absurda que seja) é a mais sincera verdade.

Entrando na onda de pegadinhas online, diversas marcas inventam produtos, lançam filmes inexistentes e prometem absurdos aos seus usuários - esperando que os mais desavisados caiam nos rumores e, consequentemente, em uma pegadinha de 1º de abril. O Guia da Semana selecionou algumas das pegadinhas mais famosas e sagazes que já rolaram pela internet afora. Confira!

The Aurors - Harry Potter (2011)

Prometendo uma série baseada no universo mágico do bruxo Harry Potter, o site norte americano IGN chegou a publicar um trailer onde os fãs poderiam ver como a produção seria, estreando no canal FX com 12 episódios e com data de lançamento para 31 de Julho do mesmo ano. Não passando de uma pegadinha muito bem aplicada, certamente muitos fãs ficaram desapontados por não verem mais uma franquia a saga.

Google Nose (2013)

Já imaginou como seria se a maior gigante dos mecanismos de busca e outros produtos digitais inventasse uma maneira de fazer com que os usuários pudessem sentir os mais diferentes cheiros? Ver aquela foto de um delicioso bolo de chocolate acompanhado de sei cheiro característico seria uma maravilha, não? Uma pena que tudo não passou de uma ilusão.

Vimeow (2013)

Com videos mais artísticos se comparados ao seu rival YouTube, o Viemo resolveu inovar em 2013. Mudando seu nome para "Vimeow", o site seria exclusivo para o upload das mais diferentes peripécias felinas. Mas notícias para os amantes de gatos e boas para o restante da internet: era tudo uma grande brincadeira.

Google Maps: Desafio Pokémon (2014)

Já imaginou como seria se tornar um grande mestre Pokémon, mesmo depois de crescido? Espalhando 151 criaturas por todo o mundo, o Google Maps lançou o grande Desafio Pokémon, para você coletar todas as criaturinhas. Não sendo uma pegadinha com um toque de “mentira”, a brincadeira conquistou milhares de usuários que viajam o mundo para pegar todos os Pokémons.

Para jogar, basta ter o aplicativo do Google Maps instalado em seu smartphone, ir no campo de pequisa e digitar "iniciar". Pronto!

Orkut Yogurt (2008)

Uma das mais populares redes sociais no ano de 2008, o Orkut fez uma singela, porém marcante brincadeira: ao invés de seu tradicional logo que dizia “Orkut” no canto superior esquedo da página, ele foi substituído por um que dizia “Yogurt”.

YouTube da Casa Branca (EUA) (2013)

Muito mais popular entre os estadunidenses, essa pegadinha no canal oficial da Casa Branca no YouTube era visto o tradicional fundo onde o presidente faz seus pronunciamentos e avisos nacionais. Só que ao invés de Barack Obama, uma criança assume a posição e começa a fazer um discurso.

Por Leila Vieira

Atualizado em 1 Abr 2015.