Guia da Semana

As Olimpíadas de Londres, em 2012, deixaram mais um gostinho de "quase" para o time masculino do Brasil. A derrota para o México resultou na terceira medalha de prata da história. No Rio 2016, jogando em casa, a esperança é que, finalmente, chegue a vez do primeiro ouro.

Vale lembrar que a competição só pode ser jogada com atletas de até 23 anos, mas há três vagas para jogadores acima deste limite. No caso, as principais estrelas das seleções.

Neymar será o grande destaque do Brasil e a concorrência será pesada. A Argentina de Lionel Messi e Portugal de Cristiano Ronaldo estão confirmados nos Jogos. Além disso, a Alemanha, que tem ótimos jogadores novos, e a Suécia, de Zlatan Ibrahimovic, também estarão no Brasil.

O caminho para o ouro não será fácil, mas jogando em casa e sob o comando de Neymar, o Brasil tem condições de garantir a medalha pela primeira vez.

OS FAVORITOS:

Brasil:

A Seleção tem ótimos valores com menos de 23 anos. Jogadores que se destacam na Europa como Lucas Silva (Real Madrid), Rafinha Alcântara (Barcelona), Felipe Anderson (Lazio) e Anderson Talisca (Benfica) devem figurar entre os convocados. Uma das vagas para atletas acima dos 23 anos com certeza será de Neymar. Um zagueiro entre Miranda, David Luiz e Thiago Silva deve ser convocado e outra vaga ainda está em aberto, dependendo de alguma carência do time sub-23.

Argentina:

Ouro em 2008, a Argentina tem revelações com idade olímpica que certamente estarão na lista, como Angel Correa e Giovanni Simeone. Lionel Messi vai ocupar uma das três vagas extras. O zagueiro e líder da Seleção Argentina, Javier Mascherano, deve ficar com uma delas, enquanto Sergio Aguero pinta como favorito para a terceira vaga, mas terá a concorrência de Tévez e Dí Maria.

Alemanha:

A Alemanha pode não ter uma superestrela como Neymar, Messi ou Ronaldo, mas a equipe sub-23 possivelmente seja a mais forte. Conta com ótimos jogadores como Emre Can, Max Meier e Serge Gnabry e deve ser reforçada com o goleiro Manuel Neuer, o meia Kroos e o atacante Thomas Muller. Ainda correm por fora o zagueiro Hummels e os meias Gotze e Schweinsteiger. O conjunto alemão pode fazer a diferença mais uma vez em solo brasileiro.

Por Guilherme Schiff

Atualizado em 21 Set 2015.