Guia da Semana

Quem nunca viu um praticante de parkour e teve vontade de sair pulando de cima de muros e prédios por aí? Parece uma tarefa muito fácil, mas quem vê nem imagina que precisa de muito treino pra conseguir o tal feito.

+ Saiba onde andar de longboard em São Paulo
+ Onde comprar a sua bike em SP

O parkour poder ser considerado um esporte relativamente novo. Pra você ter uma ideia, foi criado nos anos 90 por David Belle e acabou se popularizando no início dos anos 2000. David se inspirou em seu pai, que além de bombeiro, tinha sido socorrista durante a guerra do Vietnã.

A modalidade pode ser praticada por crianças e adultos segundo Jean Wainer, diretor da academia Tracer. “A aula é pra todos os públicos mas é voltado principalmente para iniciantes. Quem já pratica também vai se beneficiar porque as tarefas são por níveis. O salto pra iniciante é diferente do salto de quem já pratica, então qualquer um pode fazer”, especifica.

E se você tá enrolando porque acha que tem que ter um super preparo físico pra começar, pode parar de dar desculpas. “Durante a aula a gente trabalha bastante isso, então mesmo quem entra despreparado vai adquirindo preparo físico com o tempo”, diz Jean.

Mas também não pense que na primeira aula você vai sair saltitando por aí. “Primeiro você vai participar da aula em grupo e a tarefa vai ser passada pra você de acordo com o que você é capaz de fazer. Pode ser um murinho de um metro de altura. A técnica vai ser passada aos poucos e assim você vai conseguir evoluir”, explica Jean.

As aulas levam em média uma hora e meia e ele diz o ideal é praticar mais que uma vez por semana “sugerimos no mínimo duas aulas por semana porque uma só não rende muita coisa”. Não se esqueça que o exercício também é bom pra quem quer perder peso já que proporciona alto gasto calórico. São até 700 calorias por hora.

E aí? Anima?

Tracer Parkour
Onde:
r. Cardeal Arcoverde, 2210, Pinheiros
Telefone: (11) 4119-5544
Quanto: R$190 (plano anual para duas vezes por semana)
Mais informações: [email protected]

Por Juliana Andrade

Atualizado em 26 Fev 2014.