Guia da Semana

Por um acaso você já subiu em cima de um longboard? Se ainda não, você não sabe o que está perdendo. Além de ser uma delicia deslizar por aí sem medo de ser feliz, a modalidade é perfeita para quem sempre quis andar de skate mas nunca conseguiu.

+ Ringue de patinação em São Paulo é inspirado no anos 70 e 90
+ Skate Land Paddle invade os parques de São Paulo
+ Dicas para escolher o primeiro patins

O lance é que o long tem o shape um pouco maior que um skate tradicional e por isso é bem mais fácil de se equilibrar. Então, mesmo se você nunca conseguiu sair do lugar com um skate, vai (pelo menos) parar em pé em um long e, quem sabe um dia, também arrasar no skate ou no Skate Land Paddle, modalidade que está bombando em São Paulo.

Claro que para os profissionais do longboard o buraco é bem mais embaixo. Não pense que eles se satisfazem em andar tranquilamente por aí. Assim como no skate, o long tem manobras super difíceis, algumas competições são realizadas em ladeiras que exigem muita coragem e concentração para enfrenta-las.

Pra você que animou e está procurando locais para colocar seu longboard pra funcionar, selecionamos algumas das pistas mais legais da cidade pra você praticar esse esporte que a cada dia ganha mais adeptos:

Parque Ibirapuera

É fácil encontrar alguém com um longboard no Parque Ibirapuera. São centenas de pessoas praticando pelas vias do parque ou ainda descendo a ladeira da preguiça, local bastante disputado pelos longboaders. Atenção! Por conta de acidentes com pedestres o skates ou longs só são permitidos de segunda à sexta-feira das 06h à 24h e aos Sábados, Domingos e feriado das 06h às 12h e das 18h às 24h.

Parque da Independência

Os longboarders e os skatistas frequentadores lutaram muito para conseguir um espaço ali e por isso o Parque da Independência é muito procurado por quem pratica o esporte. Mas assim como o Ibirapuera, o Quintal do Independência também tem horários a serem respeitados. De segunda a sexta das 5h às 20h e aos sábados e domingos das 5h às 13h e das 17h às 20h.

Parque Villa Lobos

Uma das vantagens do Parque Villa Lobos é que se você é iniciante e ainda não está totalmente seguro em gastar dinheiro com um long, você pode alugar um logo na entrada do parque. Outra vantagem para quem está começando é que o espaço é plano, então você não corre o risco de desembestar em uma descida.

Bagiru

Bem pertinho do Parque Villa Lobos fica a ladeira da rua Bagiru. Lá também é legal pra quem quer dar rolê tranquilão em um lugar onde não existem curvas. Tem uma descida, mas nada muito radical.

Barriga da velha

Quem anda de longboard ou pratica qualquer outro esporte radical que necessita de uma boa pista conhece muito bem a rua Eduardo Vicente Nasser, na Zona Norte de São Paulo. Além de servir de local de treino para quem curte a modalidade também é palco para competições do circuito paulista e nacional de Downhill Slide e Longboard.

Ladeira da Morte

É no Sumaré que fica uma das ladeiras mais famosas entre os skatistas e longboders, alguns dizem até que é o berço do skate. A rua Prof. Paulino Longo é destino certo para quem pratica Downhill Slide e está entre as ladeiras favoritas para quem busca velocidade. Então, se você é principiante é melhor deixar para visita-la depois de muitos treinos.

Hawaizinho

Essa ladeira fica um pouco mais longe, mas é uma das mais procuradas para fazer downhill. Localizada na Avenida Honório Alvares Penteado, em Alphaville, o Hawaizinho tem um dos melhores asfaltos para a prática do esporte e ainda conta com duas descidas monstras. Mesmo se você é iniciante, vale uma visita para conhecer o pico e ver a galera rasgando na pista.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 3 Fev 2014.