Guia da Semana

A escritora J.K. Rowlling, da série fantástica Harry Potter, acaba de lançar uma plataforma online e gratuita com atividades para as crianças que amam o mundo bruxo. Intitulada Harry Potter at Home (Harry Potter em casa, em inglês), a plataforma traz vídeos de artesanato, quizzes, quebra-cabeças e outras atividades inspiradas no universo da saga.

Pra te ajudar, o Guia da Semana listou algumas atividades imperdíveis. Confira:

► Professores podem ler Harry Potter aos alunos

Se você é professor, pode entrar no projeto do Harry Potter em casa e ler a saga de livros em inglês para seus alunos. Os professores terão licença para os sete livros e para lê-los em sessões de longa leitura. Saiba como participar.


► Descubra sua casa em Hogwarts

O conteúdo da plataforma pode ser acessado em inglês. Não é preciso se cadastrar, mas quem quiser descobrir sua casa de Hogwarts pode acessar o site do Pottermore e fazer o teste online. E aí, você é Grifinória, Sonserina, Lufa-lufa ou Corvinal?


► Ouça o audiolivro de “A Pedra Filosofal”

Os audiolivros estão cada vez mais em alta e são uma ótima opção para quem quer ler livros e fazer outras coisas ou mesmo tempo, ou apenas relaxar enquanto ouve uma boa história. Agora, você pode ouvir a versão em áudio do primeiro livro da saga, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, na plataforma da Audible. Ele estará disponível em seis línguas: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e japonês.


► Confira a exposição online de Harry Potter

A British Library, em parceria com o Google Arts & Culture, traz de forma online a exposição “Harry Potter: Uma história mágica”, que conta com vídeos, entrevistas com o curador e com o ilustrador das últimas edições do livro, e fotos de pergaminhos, objetos, vassouras e bolas de cristal. A exposição ainda aborda as diversas disciplinas ensinadas em Harry Potter como herbologia, defesa contra as artes das trevas, poções, adivinhação e criação de criaturas mágicas.


► Veja vídeos de artesanato

A plataforma Harry Potter em Casa traz uma ala especial só com dicas de artesanato do mundo bruxo. São vídeos para aprender a desenhar as criaturas estranhas da saga, como tricotar um cachecol igual ao da família Weasley e até a fazer caligrafia de bruxo.


► Participe de quizzes

A plataforma também traz uma coleção de quizzes para testar seu conhecimento do mundo bruxo. Tem quizzes sobre os professores de Hogwarts, sobre as casas, o futebol bruxo quadribol e até sobre o primeiro livro da saga, “A Pedra Filosofal”.


► Se divirta com jogos

Além de vídeos, exposições, quizzes e leitura, você pode testar seus conhecimentos da Saga de Harry Potter através dos jogos da plataforma. Ela disponibiliza caça-palavras e palavras-cruzadas para você competir com seus amigos para saber quem entende mais de Harry Potter.


► Explore o mundo bruxo

E se você é fã e entende de inglês, pode fazer a leitura dos escritos da autora J.K. Rowling sobre os diferentes aspectos do mundo bruxo. Por lá, ela explica coisas sobre os patronos, o trem para Hogwarts, a família de Harry, os anos de 1920 para o mundo bruxo e muito mais.

Por Lidia Capitani

Atualizado em 14 Abr 2020.