Guia da Semana

Você está em isolamento social ou quarentena e tem um tempo livre, mas não sabe o que fazer com ele? Diversas empresas fizeram ações para seus clientes terem acesso a mais conteúdo durante este período. Operadoras de TV, canais de TV, serviços de streaming, cursos online, editoras, universidades e até academias estão com atividades gratuitas e online para você acessar nos próximos dias.

Ficou interessado(a)? Então, confira a lista de 30 serviços e plataformas que liberaram acesso grátis para a quarentena.


Para ler

Foto: Shutterstock


AMAZON

A Amazon Brasil liberou diversos e-books para você baixar gratuitamente no seu kindle e aprender mais nesta quarentena. São livros de educação, psicologia, sociologia, política, entre outros temas para você se aprofundar.


FORBES

O aplicativo Forbes Brasil Prime liberou o acesso para algumas das principais edições da revista Forbes. Podem ser acessados através do aplicativo disponível na App Store ou Google Play.


EDITORA MOL

A Editora Mol liberou seus e-books de forma gratuita e por tempo ilimitado para pais que estão com crianças em casa. São três livros digitais voltados ao público infantil incluindo '100 coisas para fazer com crianças antes que elas cresçam', 'Língua solta' e 'Brinca comigo'.


Para aprender

Foto: Shutterstock


► ADOBE

A Adobe liberou o acesso de alguns de seus programas para facilitar o ensino à distância para alunos. São programas como Adobe Creative Cloud e o Adobe Connect de graça para estudantes e professores continuarem o conteúdo da sala de aula em casa. O Creative Cloud, que inclui programas como Photoshop, Illustrator e Acrobat, estará disponível até 31 de maio. Já o Adobe Connect será gratuito por 90 dias, e facilita apresentações e conferências online.


FABER-CASTELL

A Faber-Castell liberou seus cursos online de forma gratuita para todos aqueles que querem desenvolver sua criatividade. São cursos de desenho, lettering, narrativa, composição, desenvolvimento de personagens e mais.


FGV

A Universidade FGV liberou gratuitamente diversos cursos nas áreas de finanças, administração, direito, economia, liderança e pessoas, educação, marketing e vendas. As formações duram entre 4 h a 30 h. São 55 cursos online, gratuitos e com certificado.


UDEMY

A plataforma de cursos online liberou cerca de 40 cursos gratuitamente nas áreas de negócios, design, fotografia, marketing, TI e software para você que quer se aperfeiçoar em sua área neste período da quarentena.


STOODI

A Stoodi, plataforma de aulas online, liberou acesso gratuito por um mês para que os alunos aprofundem seus conhecimentos nas matérias e não percam conteúdo com a suspensão das aulas.


CASA DO SABER

Com sedes em São Paulo e Rio de Janeiro, a Casa do Saber, apesar de ter suspendido suas aulas presenciais, também disponibilizou diversos cursos online e gratuitos. São aulas sobre história, filosofia, arte, ciência e discussões contemporâneas para você não perder conteúdo neste meio tempo. Basta acessar o site e se cadastrar.


FUNDAÇÃO BRADESCO

A escola virtual da Fundação Bradesco também disponibiliza cursos online gratuitos nas áreas de administração, contabilidade e finanças, desenvolvimento pessoal e profissional, educação básica e pedagógica, e informática. São cursos que vão turbinar seu currículo.


SENAI

Se procura dar aquele aperfeiçoada nos conhecimentos de sua área, que tal um curso do Senai durante quarentena? O site de ensino à distância do Senai disponibiliza alguns cursos gratuitos e online para você fazer em casa. Os cursos abordam temas como consumo consciente de energia, desenho arquitetônico, empreendedorismo, finanças pessoais, lógica de programação, propriedade intelectual e muito mais.


SEBRAE

O Sebrae está disponibilizando consultoria online gratuita para todos os micro e pequenos empreendedores. Dentre as opções de orientação, há temas como E-commerce, planejamento estratégico, finanças, vendas e muito mais. Além disso, a plataforma também tem cursos online e gratuitos de assuntos ligados a empreendedorismo.


ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, está com 10 cursos na área de forma online e gratuita, através da plataforma de ensino online Coursera. São cursos como Introdução ao Controle de Sistemas, Arquitetura de Software em Projetos Ágeis, Desenvolvimento Ágil com Java Avançado, Princípios de Desenvolvimento Ágil de Software e mais.


HARVARD

A universidade americana Harvard está com 100 cursos online de forma gratuita para você aprender sobre assuntos como Artes e Design, Negócios e Gestão, Ciência da Computação, Ciência de Dados, Matemática e Análise de Dados, Religião e Espiritualidade e mais!


COMSCHOOL

A ComSchool está com quatro cursos gratuitos em vídeo aulas para o aluno desenvolver suas habilidades digitais. São cursos de 'Como Montar Uma Loja Virtual', 'Como Vender no Instagram', 'Facebook Ad's e 'Marketing no Youtube'.


NOTORIUM PLAY

A Notorium Play é uma plataforma online com recursos para estudantes de direito. Ela oferece cursos de direito grátis por 30 dias, para novos assinantes. Além de oferecer streaming de congressos online, aulas, documentários, minicursos e outros.


Para assistir

Foto: Shutterstock


► TELECINE

Os seis canais da Telecine (Premium, Action, Touch, Fun, Pipoca e Cult), estarão disponíveis para os assinantes de TV por assinatura por tempo indeterminado. Os canais possuem uma programação de filmes, séries e documentários incríveis. Além disso, o serviço de streaming Telecine Play, com filmes como Bacurau e Turma da Mônica, está com acesso gratuito pelos próximos 30 dias para novos assinantes.


► GLOBOPLAY

A Globoplay liberou mais de 30 títulos infantis para quem não é assinante por um período de 30 dias. São filmes e séries como "Detetives do Prédio Azul", "Escola de Gênios", "Mya Go", "Bob Zoom", "Valentins" e "Dr. Calça Dimensional". Além disso, os fãs de Malhação também terão acesso à novela.


► GRUPO GLOBO

Os canais do Grupo Globo estão disponíveis para assinantes das operadoras Claro, Sky e Oi. São canais como Gloob, Gloobinho, Canal Brasil, Multishow, GNT, SporTV, SporTV 2 e SporTV 3, GNT, VIVA, Universal TV, Studio Universal, Syfy, Megapix, Mais Globosa, Bis, Off e também a GloboNews


SPCINE PLAY

A Spcine Play liberou por um mês seu catálogo de filmes, shows, apresentações, espetáculos e performances de forma gratuita em sua plataforma online. São produções nacionais para você aproveitar o que há de melhor da cultura brasileira.


► CLARO/NET

A Claro/NET liberou para seus assinantes o catálogo inteiro de canais da TV por assinatura para você não cansar de assistir nada na televisão. Os canais incluem temas como filmes, séries, esportes, infantis, notícias, entre outros.


► VIVO

A Vivo também liberou acesso a mais de 100 canais para quem tem pacote Vivo TV. Além disso, também está com oferta de Bônus de internet no celular por dois meses para clientes ativos de planos pós-pagos e controle e nas ativações e renovações da promoção Vivo Turbo no pré-pago.


► SKY

A empresa Sky também está com acesso liberado para os assinantes! São mais de 70 canais que ficam abertos, com conteúdos de notícias, esportes, infantis, filmes e séries disponíveis pela TV, site e app SKY.


► WALT DISNEY COMPANY

Os canais da Walt Disney Company também estarão abertos até 31 de março de forma gratuita para assinantes da TV paga. Entre os canais estão Disney e Nat Geo Kids, além de ESPN, FOX e National Geographic.


NBA

Você que é apaixonado(a) por basquete, vai gostar de saber que a plataforma de vídeos da NBA está com acesso liberado por 30 dias para você ver as partidas anteriores, uma vez que a temporada de 2019-20 está suspensa.


Para não ficar parado

Foto: Shutterstock


SMARTFIT

A rede de academias Smart Fit liberou em sua plataforma treinos online para alunos e também não-alunos da rede. Não há desculpas para não treinar nesta quarentena.


GYMPASS

A startup, que agrega academias e estúdios através de assinaturas e planos, liberou uma plataforma com aulas em vídeos de exercícios para fazer em casa, além de dicas de meditação e até nutrição. Também disponibilizou para as academias fazerem aulas via streaming para seus alunos, assim, você não perde seu treino.


CENTAURO

No Instagram da Centauro há treinos diários ao vivo com profissionais de educação física. Os treinos duram por volta de 30 minutos.


Para se divertir

Foto: Shutterstock


THE ENEMY

A plataforma de games The Enemy liberou 20 opções grátis para você aproveitar durante a quarentena. São jogos como Apex Legends, Starcraft II, Gwent, Counter-Strike: Global Offensive, Path of Exile, League of Legends, Dota 2, Fortnite e mais!


KINEDU

Esta é para toda a família! A plataforma Kinedu liberou, até o dia 15 de abril, mais de 1.800 atividades gratuitas para os pais se divertirem com os filhos. São brincadeiras voltadas à crianças até quatro anos.

Por Lid Capitani

Atualizado em 7 Abr 2020.