As exposições em São Paulo em outubro de 2024 estão imperdíveis! São mostras para todos os gostos e idades nos principais museus e centros culturais da cidade.
Entre os destaques estão as exposições imersivas "Harry Potter: The Exhibition" na OCA, "Notre-Dame de Paris: Uma Viagem pela Catedral" no MIS Experience, e a estreia de "Castelo Rá-Tim-Bum - 30 Anos" no Solar Fábio Prado. Outras grandes atrações são "38º Panorama da Arte Brasileira: Mil Graus" no MAC USP e "Extasia" no Centro Cultural Fiesp.
Demais, né? Confira 28 exposições imperdíveis em São Paulo em outubro de 2024!
38º Panorama da Arte Brasileira: Mil graus | MAM
Esta edição da exposição bienal do MAM reúne 34 artistas de 16 estados brasileiros e exibe mais de 130 obras, incluindo 79 inéditas. A exposição também conta com projetos especiais, como um ambiente 3D imersivo e um podcast. O título faz alusão às intensas condições climáticas e metafísicas.
- a partir de 5 de outubro
- MAC USP [Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 - Vila Mariana]
Geoprópolis Bioacústico | Complexo Cultural Funarte
A exposição de arte interespécies é focada na sonoridade de abelhas. A mostra é baseada na pesquisa de João Machado, artista visual e ativista em defesa das abelhas autóctones brasileiras.
- a partir de 5 de outubro
- Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos
Efeito Japão: moda em 15 atos | Japan House
Mostra apresenta 15 looks de grandes nomes do design de moda, responsáveis por projetar o Japão às passarelas mundiais.
- até 6 de outubro
- Avenida Paulista, 52
Virada Sônica - A escalada do som na arte contemporânea | Farol Santander
Na mostra, 28 artistas apresentam esculturas, vídeos, pinturas e instalações que exploram a magia do som. A exposição permite que o público descubra desde fenômenos acústicos e paisagens sonoras até a utopia do silêncio.
- até 13 de outubro
- Rua João Brícola, 24 - Centro Histórico
Castelo Rá-Tim-Bum - 30 anos | Solar Fábio Prado
A mostra apresenta itens originais e salas inéditas, incluindo uma impressionante fachada do Castelo com mais de 17 metros de altura. São 18 cenários distribuídos em mais de 600 metros quadrados, proporcionando aos visitantes uma imersão mágica nos bastidores do Castelo mais querido do Brasil. Os grandes destaques desta edição são os itens e salas nunca antes exibidos.
- a partir de 10 de outubro
- Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705
Divinas Cores | Art Lab Gallery
A exposição de Suzy Fukushima celebra 20 anos de carreira da artista. A mostra, dedicada à sua fé e religiosidade, expõe pinturas em tela, em cerâmica e impressões fine art com imagens que traduzem a conexão da artista com o divino.
- de 12 a 26 de outubro
- Rua Delfina, nº 112 – Vila Madalena
Para Falar de Amor | Antigo Noviciado Nossa Senhora das Graças
A mostra gratuita contém obras de arte de mais de 100 artistas, nacionais e internacionais, que abordam o tema das diversas linguagens de amor, que passam pela fé, ativismo integrativo e sincronicidade.
- até 13 de outubro
- Rua Clóvis Bueno de Azevedo, 176 - Ipiranga
Frida: uma visão singular de beleza e dor | MIS
Inédita no Brasil, a mostra apresenta 18 imagens em homenagem a Frida Khalo, 70 anos após sua morte. As obras foram produzidas na Cidade do México pela alemã Julia Fullerton-Baten, fotógrafa reconhecida por suas narrativas visuais de estilo cinematográfico e técnicas sofisticadas de iluminação.
- até 27 de outubro
- Av. Europa, 158 - Jardim Europa
Ocupação Naná Vasconcelos | Itaú Cultural
A exposição reúne cerca de 90 peças, distribuídas em seis eixos, cujos nomes são guiados por nomes de álbuns de Naná. Eles acompanham o seu percurso entre seleção de fotos, vídeos, vestimentas, instrumentos e objetos originais. A mostra agrega também objetos originais nunca expostos, como o berimbau construído por ele mesmo em 1967.
- até 27 de outubro
- Avenida Paulista, 149
Catherine Opie: o gênero do retrato | MASP
A mostra, a primeira da artista no Brasil, reúne 63 fotografias de suas séries mais icônicas, desenvolvidas ao longo de mais de três décadas. Opie retrata as diversas expressões e subjetividades de indivíduos e coletivos que se identificam com gêneros e orientações sexuais diversas, com destaque para pessoas queer.
- até 27 de outubro
- Av. Paulista, 1578 - Bela Vista
Notre-Dame de Paris: Uma Viagem pela Catedral | MIS Experience
A mostra imersiva de realidade aumentada 360º permite que o público mergulhe nos mais de 850 anos de história de um dos monumentos mais importantes da França.
- até 31 de outubro
- Rua Cenno Sbrighi, 250 - Água Branca
O cinema de Billy Wilder | MIS
A mostra, em homenagem ao cineasta, exibe cartazes, fotografias de bastidores, stills de filmes, cenas selecionadas, objetos, figurinos originais e depoimentos em vídeo de pessoas que trabalharam com o diretor, proporcionando ao visitante uma imersão no processo cinematográfico.
- até 31 de outubro
- Av. Europa, 158 - Jardim Europa
Iuri Sarmento - Suíte Barroca | Farol Santander
A exposição reúne grupos de pesquisa e apresenta sutis e delicadas rendas, além de composições com imagens de pratos antigos, motivos florais e elementos de azulejos. Um conjunto de 35 pequenas pinturas forma um painel multicolorido que destaca a maestria do artista.
- até 3 de novembro
- Rua João Brícola, 24 - Centro Histórico
60 Anos da Moda Brasileira | A CASA do Objeto Brasileiro
Da década de 1960 até a década de 2010, a exposição gratuita oferece ao público a oportunidade de conhecer e apreciar a história e a diversidade da moda nacional com criações de 29 artistas formados em projetos da grande São Paulo.
- até 10 de novembro
- Av. Pedroso de Morais, 1216 - Vila Madalena
Chroma - As Cores de Liz Wes | Farol Santander
Celebrando a intersecção vibrante entre arte, luz e cor, e destacando como estes elementos são fundamentais para a vida, a artista britânica explora como as cores e suas tonalidades podem transformar espaços e provocar percepções profundas.
- até 10 de novembro
- R. João Brícola, 24 - Centro Histórico
O Tesouros Ancestrais do Peru
A mostra gratuita convida o público para uma viagem no tempo, revelando a história e cultura das antigas civilizações andinas. Com mais de 162 peças, datadas de 900 a.C. a 1600 d.C., o acervo inclui cerâmicas, itens em cobre, ouro, prata e têxteis.
- até 18 de novembro
- Rua Álvares Penteado, 112 - Centro Histórico
Leonilson: agora e as oportunidades | MASP
Os jogos de palavras e as minuciosas imagens em pinturas, desenhos, bordados e instalações de Leonilson traduzem reflexões filosóficas sobre a sua vida e o contexto no qual se insere, conferindo aspectos autobiográficos às suas obras.
- até 17 de novembro
- Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista
LUZ ÆTERNA - Ensaio Sobre o Sol | CCBB
A mostra apresenta cinco obras imersivas que exploram a poética do Sol, com projeções digitais e instalações interativas e contemplativas. Os visitantes podem acompanhar a evolução e o poder desse corpo celeste, tão presente em nossas vidas, localizado a 149 milhões de quilômetros da Terra.
- até 25 de novembro
- Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico
Mova-se! Clima e deslocamentos | Museu da Imigração
A exposição apresenta ao público uma compreensão geral sobre o vínculo entre a mudança global do clima e a mobilidade humana, evidenciando as diferentes maneiras pelas quais a ciência, os agentes sociais (associações, ONGs e OIs) e as artes lidam com fenômenos tão complexos.
- até janeiro de 2025
- R. Visc. de Parnaíba, 1316 - Mooca
Anne Frank: deixem-nos ser | Unibes Cultural
A exposição estabelece um diálogo sensível entre a história de Anne Frank e temas contemporâneos, tais como a valorização da diversidade, direitos humanos, questões indígenas, de gênero e raciais — apresentados por meio
de obras de relevantes artistas nacionais e internacionais.
- até 22 de dezembro
- Rua Oscar Freire, 2500 - Sumaré
Harry Potter: The Exhibition | OCA - Parque Ibirapuera
Exposição celebra os filmes e histórias de Harry Potter e de Animais Fantásticos™, bem como as maravilhas do universo expandido de Harry Potter – incluindo trajes, adereços e imagens da produção da Broadway.
- Av. Pedro Álvares Cabral, S/n - Portão 2 - Moema
Extasia | Centro Cultural Fiesp
A exposição imersiva apresenta desdobramentos da pesquisa de Flávia Junqueira, passando pela cenografia, fotografia, escultura e iluminação. A mostra é pautada na criação de narrativas visuais que conectam a infância, o tempo e a memória.
- até janeiro de 2025
- Avenida Paulista, 1313
Línguas africanas que fazem o Brasil | Museu da Língua Portuguesa
A mostra conta sobre as presenças africanas no cotidiano dos brasileiros, seja em como nos expressamos, na entonação, no vocabulário, na pronúncia ou na forma de construir o pensamento.
- até janeiro de 2025
- Praça da Luz, s/nº - Centro Histórico
Singular Plural: Rubem Valentim | Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Baseada em obras do acervo do Museu, a exposição abrange elementos com recursos acessíveis instalados no subsolo e obras originais localizadas no primeiro nível do espaço. Além disso, a mostra conta com jogos interativos, um mapa tátil e um retrato tátil do artista homenageado.
- até janeiro de 2025
- Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão
Entre a cabeça e a terra: arte têxtil tradicional africana | Pinacoteca
Desenvolvida em colaboração com a Maison Gacha, de Paris, a mostra apresenta 129 peças têxteis que buscam estimular novas percepções sobre a África no público brasileiro. Com um olhar diverso, a exposição destaca os saberes, tradições e contribuições artísticas desse continente rico em cultura.
- até fevereiro de 2025
- Pina Luz [Praça da Luz, 2 - Bom Retiro]
Dan Lie: deixar ir | Pinacoteca
A mostra foi desenvolvida em diálogo com a escala monumental do espaço central do museu. O trabalho utiliza materiais orgânicos, em exercício de alteridade com espécies visíveis e não visíveis – como matéria em decomposição, plantas, bactérias, fungos e organismos.
- até fevereiro de 2025
- Pina Luz [Praça da Luz, 2 - Bom Retiro]
Mulheres no Futebol | Museu do Futebol
A instalação conta como as brasileiras resistiram e seguiram jogando mesmo sob a proibição contra o futebol feminino instituída por Getúlio Vargas e que vigorou entre 1941 e 1979.
- Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu
Energia e Transformação | Museu da Energia de São Paulo
A mostra permanente do museu parte dos tempos do lampião a gás, que marcam a passagem de uma cidade colonial para urbana, introduzindo o visitante às transformações da capital paulista no século 19, com a implantação da iluminação pública.
- Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos
Por Sofia Zizza
Atualizado em 1 Out 2024.