Guia da Semana

Conhecemos a Japan House! Saiba mais sobre o centro cultural japonês, inaugurado em maio na Avenida Paulista

Casa conta com atrações gratuitas voltadas à arte, gastronomia e tecnologia.

Novidade quentíssima para os amantes de arte: a Japan House, primeiro centro cultural do mundo dedicado à cultura nipônica, acaba de abrir as portas em São Paulo, especificamente na Avenida Paulista. Com entrada gratuita, a casa, que traduz perfeitamente o Japão do século 21, mas também mostra as raízes e tradições do país, oferece ao público exposições, oficinas, gastronomia oriental, uma extensa biblioteca e muita tecnologia. 

O Guia da Semana conheceu o local – que já está bombando – e te conta todos os detalhes desse novo centro cultural de SP. Confira:
 

ESTRUTURA MODERNA E AMPLA


Crédito: Guia da Semana | Juliane Romanini

Projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, o local tem 2.500m² e seu espaço é muito bem usado. No total são três andares. O primeiro conta com um espaço para exposições, uma biblioteca, cafeteria e um pequeno jardim externo na parte dos fundos. Ao longo dos ambientes é possível se deparar com enormes prateleiras, que contam muitas histórias do Japão – desde suas tradições a objetos usados pelo seu povo e produtos da culinária local

O segundo andar abriga duas lojas voltadas para itens da arte japonesa, entre eles, lenços para embalar presentes e carteiras. Já o terceiro e último andar conta com um restaurante, o Junji Sakamoto, que abre diariamente a partir das 12h (exceto às segundas-feiras), e uma galeria. 
 

AS EXPOSIÇÕES E OFICINAS

Em 2017, a casa irá abrigar oito exposições selecionadas pelo curador Marcello Dantas. A primeira, que acontece até o dia 9 de julho, leva o nome de "Bambu - Histórias de um Japão" e mostra um pouco da importância da planta para a cultura japonesa – são diversas obras que retratam os mais de 150 anos de arte do bambu no Japão.  

A programação ainda inclui oficinas e workshops diversificados. No mês de maio, o público poderá participar de um curso para aprender a fazer joias com bambu e de uma palestra com o curador da exposição. 
 

BAMBU - HISTÓRIAS DE UM JAPÃO 


Crédito: Guia da Semana | Juliane Romanini

Da música à culinária, a exposição reúne esculturas de alguns dos principais nomes da arte do bambu, como Chikuunsai IV Tanabe, Hajime Nakatomi, Shigeo Kawashima e Akio Hizume. Ao visitar a mostra, o público aprenderá um pouco mais sobre como a planta é usada pelos japoneses há mais de um século. Para completar, obras estonteantes e complexas mostram como a o bambu é importante para o Japão. 

Em uma sala pra lá de aconchegante e com tapetes espalhados pelo chão, o público pode assistir ao "Conto do Cortador de Bambu", feito por Osao Takahata, que conta a história da princesa Kaguya. Ali, os espectadores se deitam e olham para o teto, onde está instalado o painel. Para tornar o momento ainda mais especial e relaxante, é preciso retirar os sapatos – esse costume faz parte da cultura japonesa. Segundo eles, ao tirar o calçado antes de entrar em casa você liberta todas as energias impuras.
 

UM BIBLIOTECA EXTENSA E DIVERSIFICADA


Crédito: Guia da Semana | Juliane Romanini

Quem passar pelo local poderá aprender mais sobre a cultura oriental através de nada menos do que 1.900 livros sobre viagens, moda, design, estilo de vida, alimentos e mais. Infelizmente não é possível alugar os livros, mas dá pra ler as obras nos sofás espalhados pelo lugar.
 

CAFETERIA E RESTAURANTE COM RECEITAS TÍPICAS


Crédito: Guia da Semana | Juliane Romanini

O Imi Café traz em seu cardápio doces especiais, salgados, matcha, cafés e chás por preços que vão de R$5 a R$14. Já o restaurante da Japan House conta com pratos que unem receitas típicas da culinária japonesa e ingredientes tradicionais. Porém, a fila de espera costuma se formar antes mesmo das portas se abrirem. Ou seja: é bom chegar cedo. 
 

SERVIÇO: 

Japan House
Onde: Avenida Paulista, 52
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h |domingos e feriados, das 10h às 18h
Quanto: grátis

Galeria de fotos

  • Japan House
  • Japan House
  • Japan House
  • Japan House
  • Japan House
  • Japan House
  • Japan House
  • Japan House
  • Japan House
  • Japan House
  • Japan House
  • Japan House
  • Japan House
  • Japan House
  • Japan House

Atualizado em 6 Jun 2017.

Por Juliane Romanini
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Exposição do Nirvana chega a São Paulo com itens raros da banda; saiba o que esperar!

'Nirvana: Taking Punk to the Masses' remonta no Lounge Bienal o cenário underground da banda

Saiba o que esperar da exposição 'Renato Russo', em cartaz no MIS

Fotos, manuscritos, desenhos e cartas de fãs direto do acervo do artista compõe a mostra original do museu

Última chance: 6 exposições imperdíveis que acabam em agosto

"Steve Jobs, o Visionário" e "Modos de Ver o Brasil: Itaú Cultural 30 Anos" são algumas das mostras que você ainda pode conferir este mês

Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta mais de 500 autores na maior exposição de poesia do Brasil

"Poesia Agora" traz obras de poetas contemporâneos em instalações interativas

Venda de ingressos para a exposição do Renato Russo no MIS começa nesta quinta (13)

Mostra entra em cartaz no dia 6 de setembro

Exposição de Toulouse-Lautrec no MASP explora a sexualidade da noite parisiense; saiba o que esperar da mostra

O Guia da Semana visitou a mostra, que chega ao Museu de Arte de São Paulo nesta sexta-feira, 30 de junho