Guia da Semana

Até o dia 6 de agosto, a Caixa Cultural Rio de Janeiro leva ao público a mostra "Poesia Agora", um mapeamento do cenário da poesia contemporânea nacional com trabalhos dos principais poetas em atividade no Brasil. Além de textos, livros, vídeos, fotos, registros sonoros e saraus, os visitantes podem interagir com instalações dinâmicas.

Ao todo, são seis alas com obras em exposição, sendo algumas especialmente preparadas para a participação ativa do público, aproximando o leitor do poeta e mesclando esses papeis. "A mostra tem diversas camadas e atrai tanto quem quer conhecer a fundo a variedade da produção poética contemporânea quanto quem quer fazer um passeio leve e diferente", explica o curador Lucas Viriato.

SOBRE A MOSTRA

No Scriptorium, um espaço cercado de portas iluminadas com projeções de poemas, é possível montar a sua própria poesia a partir de 80 livros, cada um com uma palavra impressa na lombada. Além de conferir 400 trabalhos de diferentes autores, páginas em branco convidam o visitante a fazer o seu registro.


Divulgação / Luiza Chataignier

Já no espaço Poesia de Rua, poesias e pichações são expostas em muros, que convidam o público a agir como curador - fotos podem ser enviadas para o email [email protected]. As imagens mais criativas também serão expostas durante a mostra.

Divulgação / Luiza Chataignier

Em outra ala, um desafio: escrever um poema sem utilizar uma das vogais. As melhores criações serão impressas e expostas em lambe-lambe, fazendo com que a mostra seja modificada ao longo do período expositivo.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 19 Jul 2017.