Guia da Semana

“Klift Kloft Still, a porta se abriu”. É com essa frase – e algumas brincadeirinhas – que o porteiro (aquele porteiro mesmo, todo colorido e feito de lata, igualzinho ao programa da TV Cultura) deseja boas-vindas aos visitantes da mostra Castelo Rá-Tim-Bum – A Exposição, que fica em cartaz no Museu da Imagem e do Som até o dia 12 de outubro.

Ao entrar pela porta do famoso Castelo – vale ressaltar que ela é extremamente parecida com a da atração televisiva –, a magia e a emoção passam a tomar conta dos pensamentos e sentimentos do visitante.

Logo de inicio é possível apreciar alguns documentos originais do processo de criação do programa, como roteiros, testes de elenco, estudos de cenografia, entre outros registros. Nesta mesma sala, a figura do personagem Nino, que é exposto como um mix de estátua e projeção, convida a todos para conhecer os incríveis ambientes do Castelo Rá-Tim-Bum.

A mostra conta com um percurso pré-definido, que passa por todos os mais de 10 ambientes do Castelo. É possível tirar uma foto com o Gato Pintado na biblioteca, conhecer o laboratório dos cientistas malucos Tíbio e Perônio, desvendar a oficina do Dr. Victor, encontrar com o Mau e o Godofredo nos encanamentos do Castelo...

...assistir a pianola tocar na sala de música, viajar por todos os lugares do mundo na sala de lareira (lembra do globo terrestre que apresenta músicas típicas de todos países?), ir para o espaço sideral com o Etevaldo, enlouquecer com as inúmeras gavetas da cozinha do Castelo...

...encontrar com a Caipora no jardim, esbarrar no ratomóvel, conversar com a Celeste no saguão do Castelo, girar no famoso banco do quarto do Nino e ENTRAR no quarto do Nino...

...conhecer o quarto da Morgana, visitar o ninho do trio musical João de Barro e as Patativas, se encantar com a delicadeza do lustre do Castelo, encontrar com o Dr. Abobrinha na saída... UFA!

Além de toda a magia dos diversos ambientes, a mostra conta com aproximadamente 200 fotografias inéditas, 19 figurinos e 31 peças originais provenientes do Centro de Memória da TV Cultura e do acervo pessoal de integrantes do elenco e da equipe.

Para deixar o passeio ainda mais mágico, é possível alugar, por R$3, um aparelho com algumas narrações feitas pelo Dr. Victor (Sérgio Mamberti) – cerca de 45 minutos – e deixar o pesseio ainda mais interativo. Deste modo, o visitante tem acesso a breves apresentações de cada espaço expositivo e fica sabendo de algumas curiosidades do Castelo.

Indicada para todas as idades, a mostra Castelo Rá-Tim-Bum – A Exposição é uma linda e rica homenagem ao incrível programa infantil da TV Cultura. Quem passou a infância e a adolescência entre os anos 1994 e 1997 com certeza vai se emocionar – e muito – com cada detalhe da exposição.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 29 Jul 2014.