Guia da Semana

Quem admira a tecnologia da astronomia e sonha em conhecer o espaço desde pequeno, vai ficar boquiaberto com esta exposição: o Smithsonian museum, em Washington D.C., nos EUA, recebe a Suited For Space (Vestido Para o Espaço, em português), que conta com objetos de famosos astronautas da NASA. É possível conferir roupas, botas, luvas e muito mais, e até objetos com visão raio-x.

+ Veja os filmes que passam na TV esta semana
+ Saiba quais museus têm entrada franca em quais dias

Como nem todo mundo pode ir até lá, o Guia da Semana trouxe algumas das imagens dos objetos que constituem a mostra. Confira:

Roupa espacial de Alan Bean

Esta roupa, modelo A7-LB, foi usada pelo astronauta Alan Bean na missão Skylab 3 em 1973. Ele ficou 1.671 horas e 45 minutos no espaço, incluindo mais de 10 horas de AEV (Atividade Extra Veicular).

Raio-X da bota

Um raio-x de uma "capa de botas" mostra a cinta de ajuste que permitia aos astronautas apertá-la sobre o outro sapato que estava ligado ao traje espacial.

Luva

Os astronautas usavam luvas especiais durante as excursões lunares. Feitas de borracha, elas cobriam as mãos completamente até o pulso, e eram anexadas aos braços do traje espacial com anéis de alumínio.

Raio-x do capacete

Este capacete A4-H "Universal", de 1964, foi projetado para se encaixar em mais de uma roupa espacial. O raio-x revela rolamentos na parte do pescoço que permitiram que o capacete se movesse para a direita e esquerda sem restrição.

Fase I do Capacete Apollo

Raio-X de um capacete que foi desenvolvido para a Fase I do programa Apollo.

Roupa Espacial de Mark V

A roupa de Mark V era relativamente flexível e incorporou elementos de design que permitiram uma gama mais completa de movimento.

Roupa espacial de Allan Shephard no Apollo 14

Um raio-x da roupa Apollo 14 de Alan Shepard permite curadores e conservadores de "ver" dentro de roupas espaço - uma tarefa que já havia sido feita espiando através do pescoço ou no pulso com uma lanterna.

Roupa de espaço Freedom 7

Alan B. Shepard, um dos originais "Mercury 7", usava essa roupa no primeiro voo de um astronauta norte-americano em 1961.

Programa demonstrativo de baseball

Testes piloto mostram a flexibilidade das leves roupas Mark IV com esta demonstração de beisebol em 1960.

Por Rafaela Piccin

Atualizado em 23 Ago 2013.