Guia da Semana

Marcelo Rossi (não, não é o padre) é um fotografo das antigas que teve a sorte de unir a sua profissão com o que mais ama na vida, a música. Há mais de vinte anos, o cara roda pelo Brasil e pelo mundo clicando as bandas de rock mais importantes da música.

+ Saiba mais sobre a exposição Rockshow
+ Conheça o projeto musical F82, do DJ e produtor Flavio Romão

+ Thiago Galego, cantor e compositor que ainda vai dar o que falar

Durante esses anos todos, MRossi – como também é conhecido – colecionou um vasto arquivo com imagens de diversos shows e festivais que ele cobriu e claro que Rossi não poderia escapar de uma exposição.

Em cartaz até 6 de março no Shopping Metrô Tatuapé, a exibição Rockshow reúne mais de 2800 imagens apresentadas em TVs de LED, entre elas, fotos de bandas como Kiss, Aerosmith, Rush, Ramones, Black Sabbath, Titãs e Sepultura.

Trocamos uma ideia com ele e veja só o que rolou:

São 23 anos de carreira. Deve ter sido difícil escolher as fotos para a exposição, não foi não?
Na verdade, após cada show eu já seleciono algumas fotos e separo o que eu quero mostrar. Sempre tento contar uma história que envolve o público, o backstage, a intimidade com artista, a produção, a montagem do evento e o show em si. Mas cada exposição é diferente, sempre acrescento ou retiro algumas do lote.

Você tem uma foto favorita, um carinho especial por alguma delas?
Eu gosto muito do resultado do trabalho em geral. Após fotografar e escolher eu edito corrigindo as cores e densidade para que fiquem fiel ao que eu senti no momento da foto. É difícil escolher uma foto pois são milhares de imagens e lembro de do momento em que tirei. Acho que hoje em dia as que mais me agradam são as montagens com as fotos de artistas, como Ozzy, Steven Tyler e Angus Yang. São "colagens" de fotos que tirei nos shows dessas bandas. Ainda mais que tive a aprovação deles com relação ao trabalho. Isso faz com que a imagem tenha ainda mais valor pra mim.

Você decidiu ser fotógrafo porque ama música ou ama música e decidiu ser fotógrafo pra ficar mais perto dos seus ídolos?
Eu nunca decidi ser fotógrafo. Uma vez que eu queria estar envolvido com a música, a câmera acabou sendo um instrumento que me colocava no lugar onde eu poderia apreciar e de alguma forma fazer parte desses momentos incríveis. Quando "me tornei" fotografo, era tarde demais pra voltar atrás. Aconteceu!

Tem alguma história que rolou durante o trampo daquelas que você não se cansa de contar?
Tem um monte! Steven Tyler com a cara quebrada, Bruce Dickinson pelado no camarim, um encontro e papo inusitado com Axl Rose, mas só vou contar mesmo no meu livro.

Quem você gostaria de fotografar?
Já fotografei todo mundo que eu queria, os ídolos, os ícones e muito mais do que eu poderia imaginar nessa breve carreira. Agora, o que vier é lucro, pois os que faltam na lista já morreram e o que tem de novo não serve nem pra encher uma lata de lixo, na minha opinião. Agora quero mostrar as fotos que tirei ao longo desses anos e contar histórias.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 26 Fev 2014.