Guia da Semana


Foto: Divulgação

Com o intuito de criar um ambiente propício que se torne atraente aos olhos do grande público, os teatros, galerias e centros culturais abrigados pelo Rio de Janeiro reservam boa parte de suas salas para mostras com entrada franca. Pensando nisso, o Guia da Semana preparou um roteiro com as principais seleções que dispensam a taxa de ingresso.

Passado Geológico da Terra
Exposição oferecida pela Casa da Ciência da UFRJ faz uso de seu acervo para promover uma viagem pela trajetória do planeta Terra. Por meio de imagens e sons, a mostra apresenta as situações que moldaram o nosso ambiente, como terremotos, evolução dos rochedos e animais.

Saul Stainberg
Assinadas pelo artista gráfico que nomeia a exposição, as obras que integram o acervo foram produzidas entre as décadas de 40 e 60. Após um longo período de restauração, elas chegaram a sala do IMS - Instituto Moreira Salles.

Jogos de guerra
Exposição em cartaz na CAIXA Cultural inclui trabalhos de Adriana Varejão, Cildo Meireles e Anna Bella Geiger. Tem como objetivo levar o público a admitir a arte como meio para questionar os conflitos.

Luz e Trevas
Documenta em 17 imagens a viagem do fotógrafo Christiano Cravo por Brasil, Haiti, Índia e África. Todas em preto e branco, as obras exibem as paisagens dos locais sob um ponto de vista sombrio.

I Am a Cliché - Ecos da Estética Punk
As imagens que representam os fundamentos da cultura punk preenchem a mostra em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil. Fotos de Andy Warhol, Artsitein, Bruce Conner e David Lamelas são os destaques.


Atualizado em 6 Set 2011.