Guia da Semana

O Instituto Tomie Ohtake abriu as portas da exposição Cor e Estrutura - pinturas, desenhos e colagens de Renata Tassinari nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro. Diversos jornalistas, artistas, curadores e publicitários estiveram presentes no coquetel de abertura, assim como a equipe do Guia da Semana, que conta agora tudo o que você pode esperar da mostra.

Para quem não sabe, Renata Tassinari é uma das mais sofisticadas artistas plásticas do Brasil. Com uma trajetória sólida e constante, é uma colorista como pouco se vê nas artes plásticas contemporâneas.

Presente desde o início de sua produção, seu interesse pelos contrastes cromáticos consolidou-se como pesquisa constante, incorporando a geometria como importante elemento compositivo.

A mostra, com curadoria de Taísa Palhares, conta com 50 pinturas da artista, produzidas desde a década de 80 até o ano de 2013. Esse amplo recorte nos permite ter acesso e acompanhar as influências e mudanças de seu trabalho, como as colagens.


Renata acredita que uma tela pode receber muito mais do que tinta, o que justifica a presença de lixa, madeira, borracha, papelão e muitos outros elementos em suas obras a partir de determinado período.


Ao mesmo tempo que suas pinturas revivem a força das cores puras, elas também promovem a relação de Renata com as coisas ordinárias do mundo. É possivel perceber o dilema entre a pureza abstrata da cor e das formas geométricas junto a heterogeneidade da vida contemporânea.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 6 Fev 2015.