Guia da Semana

Os ingressos para a mostra Castelo-Rá-Tim-Bum – A exposição, que chega ao Museu da Imagem e do Som no dia 16 de julho e fica em cartaz até 12 de outubro, podem ser adquiridos diretamente na bilheteria do MIS. O valor das entradas é R$10 a inteira e R$5 a meia.

A exposição é uma homenagem ao programa infantil da TV Cultura, que em 2014 completa 20 anos do início de sua veiculação. A mostra, que ocupa o primeiro e o segundo andar do MIS, apresenta peças do acervo do programa, como objetos de cena, fotografias, maquetes, croquis e figurinos dos personagens, além de trechos do programa que até hoje são hit, como ‘Lavar as mãos’, música de Arnaldo Antunes.

Dividida em três partes, a exposição conta com figurinos e objetos usados nas gravações, imagens e histórias das pessoas que trabalharam no programa e instalações lúdicas que simulam o cenário do famoso castelo.

Além da exposição, o MIS ainda preparou uma programação paralela especial. Nos finais de semana, espetáculos com alguns dos principais atores do elenco, como Rosi Campos (Morgana) e Angela Dip (Penélope), serão apresentados. Já o Núcleo Educativo do Museu promove uma série de oficinas artísticas gratuitas voltadas para o público geral e professores, enquanto o MIS apresenta cursos relacionados ao Castelo, como o de ‘Stop Motion: Ratinho Castelo Rá-Tim-Bum’ (13 de agosto a 5 de setembro), que explica a clássica técnica de animação: a massinha.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 15 Jul 2014.