Guia da Semana

O Instituto Inhotim fica localizado em Brumadinho, Minas Gerais, e possui uma área de 140 hectares de visitação composta por floresta e jardim botânico. Além do imenso jardim, o museu possui uma coleção de arte internacionalmente reconhecida, com 700 trabalhos de cerca de 200 artistas.

O local é um complexo de jardins e galerias; algumas dedicadas a exposições individuais de artistas e outras que recebem exposições temporárias – as galerias Fonte, Lago, Mata, Praça e Galpão.

Foto: Ronaldo Almeida / Shutterstock.com

Os jardins misturam arte de grande escala, plantas e galerias. Para você ter uma noção da preciosidade deste jardim, o local possui cerca de 5 mil espécies de plantas, algumas até em risco de extinção. Os projetos artísticos de Inhotim misturam paisagismo e arte contemporânea, por isso, é um grande centro de pesquisa botânica e artística.

Parece um passeio extraordinário, não é mesmo? E você pode visitar este belíssimo complexo artístico brasileiro diretamente de sua casa. O Google Arts & Culture permite que você caminhe pela área externa do museu através do street view. Você irá se fascinar com as esculturas e instalações que se misturam com a beleza natural ao redor. Confira aqui!

Foto: Wagner Campelo / Shutterstock.com

Além da visita virtual, você também pode conferir quatro exposições online. “Inhotim: A Encruzilhada da Mudança Global”, “Visão Geral”, “Arte ao ar livre” e “Cildo Meireles em Inhotim”. Cada uma apresenta uma história diferente que te fará refletir sobre o fazer artístico contemporâneo. Não deixe de conferir!

Por Lidia Capitani

Atualizado em 28 Mai 2020.