Guia da Semana


Por Emerson Viana


O empresário paulista Ale Youssef divide suas impressões sobre o Rio de Janeiro, cidade que conta agora com a casa noturna Studio RJ. Na 'balada' de seu mais novo projeto, o ex-candidato a Deputado Estadual revela também como costuma aproveitar as opções culturais e de lazer da Cidade Maravilhosa.

>> Confira a agenda completa do Studio RJ

Guia da Semana - Qual é sua atual rotina? A quais trabalhos têm demandado seu tempo?

Ale Youssef - Atualmente, estou tendo o imenso prazer de praticamente morar na esquina da Vieria Souto com a Rainha Elizabeth, endereço do Studio RJ, preparando as coisas para a inauguração. Mas já faz um tempo que vivo na ponte aérea SP/RJ. Primeiro na época da implantação do Overmundo, site cultural do qual sou um dos fundadores e que é sediado no Rio, depois nas temporadas de verão do Studio SP, no Rio (fizemos em 2009, no Cinemateque; em 2010, no Odisseia; e em 2011, no Teatro Rival Petrobras), e agora com toda a operação do Studio RJ.

Guia da Semana - Com que frequência você vai ao Rio? O que te chama atenção na cidade?

Ale Youssef - Até o final do ano [2011], fico no Rio direto. Sou apaixonado pela cidade, pela qualidade de vida. E trabalhar no ponto que o Studio RJ ocupa é um super privilégio. A vista do Arpoador é demais.

Guia da Semana - Na sua opinião, qual é a maior diferença entre o público da noite de Rio de Janeiro e São Paulo?

Ale Youssef - Quando se consegue criar um espaço onde se ofereça algo bacana, com conteúdo cultural, o público que frequenta é bem parecido. Acho que existe diversidade e vitalidade nas duas cidades.

Guia da Semana - A versão carioca do Studio SP segue o mesmo perfil musical?

Ale Youssef - Sim! Somos uma plataforma de lançamento para a nova música. Teremos também os residentes cariocas, como temos em São Paulo.

Guia da Semana - Por lidar com entretenimento, o trabalho é uma diversão para você?

Ale Youssef - Sim. Sou apaixonado por música e arte. Claro que existe apreensão e foco normais para questões profissionais, mas quando as coisas estão em ordem, o trabalho se transforma em prazer rapidamente. E isso é muito gostoso.

Guia da Semana - Algo te irrita na capital carioca?

Ale Youssef - Por incrível que pareça, o trânsito. As pessoas que reclamam do caótico trânsito de São Paulo acham que o Rio é imune a esse problema. Aqui também é super complicado. Principalmente quando se cruza Botafogo nos horários de pico.

Guia da Semana - Onde costuma sair para curtir? Encontrar os amigos?

Ale Youssef - Teatro Rival Pebrobras, Venga, Oui Oui, Miam Miam e Astor.

Guia da Semana - Onde vai para apreciar um bom prato?

Ale Youssef - Adoro o Zuka e o Aconchego Carioca.

Guia da Semana - Costuma passear em parques, praias e outros espaços com contato com a natureza?

Ale Youssef - Sempre. Adoro correr na praia e na Lagoa Rodrigo de Freitas. Acho sensacional a possibilidade de se locomover de bicicleta pelas ciclovas da cidade. Aumenta a sensação de pertencimento e faz você se sentir mais cidadão.

Por Emerson Viana

Atualizado em 10 Abr 2012.