Guia da Semana

Por Marcus Oliveira

Milionárias, banhadas em joias, impérios incalculáveis, debochadas e muito maléficas. Não é de hoje que as novelas contam com grandes peruas ricassas na pele de vilãs. O mais recente exemplo é a estérica Tereza Cristina, de Fina Estampa, interpretada pela atriz Christiane Torloni.

A madame declarou guerra contra a protagonista Griselda, Lilia Cabral, e não deixa de pegar no pé do marido René, Dalton Vigh, e dos filhos Patrícia (Adriana Birolli) e René Junior (David Lucas). Além disso, vive humilhando o fiel mordomo Crô, interpretado por Marcelo Serrado.

O estilo não é novidade para Torloni, que, diferente de seus outros personagens endinheirados, não tinha o estereótipo de má, como a elegante Melissa Cadore, de Caminho das Índias, eternizada pela memorável surra que deu na vilã Yvone (Letícia Sabatella).

Sempre esbanjando suas verdinhas e todo o luxo que lhes é peculiar, a diferença com as demais que não estão à sua ‘altura’ faz com que as megeras caiam na boca do público, seja por um jargão como “Eu sou rica” de Norma, em Beleza Pura, ou “Pobreza pega”, de Bia Falcão, em Belíssima, ou por, simplesmente, serem odiadas.

Cinco requisitos para ser uma RICAAA!

- fazer parte de uma família com sobrenome importante;
- ser dona de uma empresa e esnobar os empregados;
- nunca aparecer por lá ou passar apenas para reuniões;
- ser a mais estilosa da novela;
- nunca, jamais, pedir desculpa.

Veja atrizes que vestiram o personagem de peruas do mal e fizeram sucesso na TV!

Por Marcus Oliveira

Atualizado em 10 Abr 2012.