Guia da Semana

Você sabia que a Demi Moore se chama Demetria Gene Guynes? É muito estranho conhecer a pessoa com um nome, mentalizar aquilo e depois descobrir que na verdade existe um outro nome, aquele que está registrado na certidão de nascimento.

+ 8 top artistas da música que escreveram livros infantis
+ Famosos que você não sabia que namoraram

Mas isso é muito comum no meio artístico, por uma simples questão de marketing, para ser mais fácil do publico de memorizar e assim ser lembrado rapidamente.

Marilyn Monroe

O nome de batismo de Marilyn Monroe, na verdade, é Jeane Mortenson. A atriz nasceu em 1º de junho de 1926, em Los Angeles. Marilyn-Jeane nasceu na meca do cinema norte-americano e sua mãe trabalhava na montagem (hoje em dia, edição) de filmes nos estúdios RKO. Quando ainda era praticamente um bebê, a atriz foi parar em várias casas de adoção e sofreu diversos abusos. Ela contava que no orfanato LA Orphan's Home, ganhava 5 cents de dólar por mês pra fazer todo o trabalho da cozinha e tinha que dar 5 centavos pra igreja todo domingo. Tadinha.

Woody Allen

Se você parar pra reparar, Woody Allen é um nome bem despojado pra uma pessoa que se autorretrata como um nerd neurótico. Daí, você descobre que o verdadeiro nome do diretor é Allen Stuart Königsberg e tudo começa a fazer sentido. Nascido em Nova York, mais precisamente no Brooklyn, Woody Allen começou a escrever para jornal e rádio aos 15 anos de idade. Fez stand up comedy e, atualmente, aos 78 anos, tem mais de 40 filmes dirigidos no currículo. Neurose produtiva, não?

Jamie Foxx

Os dois "x" no final do sobrenome já prenunciavam a suspeita: por trás de Jamie Foxx, existe um Eric Marlon Bishop. Jamie conta que foi adotado por seus avós quando tinha apenas 7 meses e teve uma infância super rígida e tradicional, participando do grupo de escoteiros e frequentando a igreja. No colégio, foi o quarterback do time e futebol americano - a mesma que o Clark Kent joga. Jamie adotou o Foxx em homenagem ao comediante Redd Foxx e foi apenas o terceiro negro a ganhar o Oscar de melhor ator. Dale!

Whoopi Goldberg

Quem nunca teve a impressão de que o nome da atriz era tipo uma expressão pra dizer "ui, fiz cagada"? Natural de Manhattan, NY, a atriz nasceu em 13 de novembro de 1955, batizada como Caryn Elaine Johnson. Whoopi já trabalhou como agente funerária e pedreira enquanto tentava a sorte na Broadway, nos primórdios de sua carreira de atriz. Quem não se lembra de Oda Mae Brown, a médium "gorpista" interpretada por Whoopi no clássico "Ghost"?

Meg Ryan

Eterna queridinha da América e carta-marcada nas comédias românticas, Meg Ryan talvez tenha resolvido mudar o nome pra ele caber nos créditos dos filmes. Na realidade, Meg é formada em jornalismo e inventou esse nome artístico para atuar em pequenos papéis pra bancar a vida acadêmica - ou seja, totalmente ao contrário de 99% dos atores hollywoodianos. Imagina ter que ler "Margaret Mary Emily Anne Hyra" pra saber quem é o parzinho de Tom Hanks?

Demi Moore

Quem diria que por trás de um singelo Demi Moore se escondia um Demetria Gene Guynes? Demi é vizinha dos ETs, natural de Roswell, no Novo México. O pai da atriz abandonou a família quando ela nem tinha nascido ainda. Daí, veio o padastro que, ao invés de dar estabilidade à família, fez eles se mudarem mais de 40 vezes de casa (!). Demi Moore estourou quando contracenou com Whoopi Goldberg em Ghost e protagonizou uma das cenas mais famosas do cinema: quando ela e Patrick Swayze se pegam em frente à maquininha de fazer cerâmica.

Carmen Electra

O sobrenome de Carmen tá mais pra codinome de X-Men do que pra um registro de cartório de fato. A atriz e dançarina, nasceu sob a alcunha de Tara Leigh Patrick em 20 de abril de 1972. Carmen apareceu na mídia quando seu grupo de rap abriu os shows da turnê do artista Prince, em 1992, chamada Diamonds and Pearls. Já foi casada com os exóticos Dave Navarro (ex-guitarrista do Red Hot Chilli Peppers) e o jogador de basquete Dennis Rodman.

Vin Diesel

O verdadeiro nome do grandalhão Vin Diesel é Mark Sinclair Vincent. Vin teve uma infância alternativa já que foi criado pela mãe, astróloga e psicóloga, e o padrasto que viviam numa casa de um coletivo de artistas, no Greenwich Village, em NY. A veia artística de Vin foi descoberta por acaso, quando ele e seus amiguinhos, aos 7 anos de idade, invadiram um teatro pra causar. Momento de reflexão: se fosse no Brasil, Vin ia virar "Vinicius" Diesel, nome que cairia como uma luva para o personagem de Stênio Garcia ou Antônio Fagundes.

Michael Caine

Michael Caine é véio de guerra do cinema - no bom sentido. Nascido em Londres, em 1933, o ator veio ao mundo como Maurice Joseph Micklewhite - o título nobre britânico "Sir" veio depois. Caine serviu ao exército inglês na Guerra da Coreia e, veja só que coincidência, estreou no cinema com o filme "A Hill in Korea" em que interpreta um cabo do exército britânico. A arte imitando a vida e vice-versa, não é mesmo, Sir Maurice?

Sigourney Weaver

A pergunta que não quer calar: de onde os pais da sra. Weaver tiraram o nome Sigourney? Pois é, não foram eles, foi a própria que adotou esse nome depois de descartar o original Susan Alexandra Weaver". Se tivessem acatado à ideia do pai, Sigourney se chamaria Flavia. Provavelmente, você já ouviu falar dela associada à personagem Tenente Ripley, que protagonizou a franquia dos filmes Alien. Apesar do nome artístico esquisitão, não dá pra imaginar "Susan Alexandra" como a soldada que, não só extermina alienígenas, como fica grávida deles.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 17 Dez 2013.