Guia da Semana

Fotos: divulgação


Eles saíram do condomínio direto para a TV. Em três anos e meio de trabalho, a Banda WWW agitou a TV no mini seriado Geral.com, da TV Globo, que ficou no ar nas manhãs de 20 a 24 de julho. Com linguagem e atores adolescentes, o programa misturou vida real e dramaturgia, contando as peripécias do grupo que busca um espaço para fazer seu som, e entra em conflito com os vizinhos. A história caiu tanto no gosto da galera teen, que os fãs já estão reivindicando a segunda temporada.

Com idades entre 13 e 17 anos, os primos Werneck: Luke (percussão), Mateus (baixo), João (guitarra), Xande (voz e teclados) e Pedro (bateria) foram os protagonistas dessa aventura, interpretando o dia a dia da banda. A partir do programa, as suas redes sociais passaram de 345 membros para 18 mil, e os seguidores do twitter foram de 52 para 370.

Com um repertório de bandas dos anos 80/90 e bem distante da temática 'Emo', o grupo se prepara para o lançamento do CD Geral.com, com algumas composições próprias. Antes de iniciar a turnê pelo Brasil, Xande Werneck, 15 anos, conversou com o Guia da Semana e contou um pouco mais do grupo que está na boca dos adolescentes.

Guia da Semana: Como surgiu a ideia de participar de um programa de TV?
Xande Werneck:
Na verdade, a banda já existe há três anos. Eles gostaram da nossa história de vida e quiseram fazer um programa. Assim, usaram personagens com nomes trocados para interpretar coisas que aconteceram com a gente na vida real.

Guia da Semana: Esse programa ajudou na divulgação da banda?
Werneck:
Pra caramba. Inclusive, neste exato momento, eu estou respondendo os recados das fãs no Orkut - que já lotei dois perfis e o terceiro tem mais de 400 pessoas (cada perfil pode ter até mil pessoas adicionadas). Tem muita gente procurando para fazer show, tocar em aniversário, quer saber quando vamos nos apresentar na cidade dele. Estamos pensando em fazer uma turnê pelo Brasil, o que seria muito legal, mas ainda não tem nada acertado.


Show da Banda em Florianópolis

Guia da Semana: Durante as gravações, você sentiu alguma dificuldade ou inibição diante das câmeras?
Werneck:
Olha, no piloto pode ter tido um pouco de desconforto, por ser algo novo e diferente. Mas quando foi gravar mesmo, perdemos a inibição, até porque a equipe era descontraída e estávamos interpretando nosso papel na vida real, isso deixava a gente sossegado.

Guia da Semana: Como surgiu a ideia de montar uma banda?
Werneck:
A ideia veio da minha mãe, no meu aniversário de 12 anos. Ela comentou que poderíamos montar uma banda, já que eu fazia aula de piano clássico há um ano, e o João também tinha o mesmo tempo de guitarra. Aí, o Pedro aprendeu bateria, o Lúcio, percussão, e o Mateus, baixo. Acabou saindo um som com 12 músicas, sendo que o projeto era de apenas quatro.

Guia da Semana: O programa relata os problemas que a banda passa com os vizinhos. Isso aconteceu mesmo?
Werneck:
Tudo que passou foi algo que vivemos de verdade. Inclusive uma vez que a gente estava ensaiando e o vizinho chamou a polícia para interromper. No final, entramos em um acordo, eles cederam um pouco, nós mudamos de horário, e deu tudo certo.

Guia da Semana: Como vocês montaram esse repertório musical?
Werneck:
No começo, nós tínhamos só uma música, que nem foi gravada, era Escola. Aí, nós tocávamos Nirvana, Ramones, Legião Urbana, Raimundos, coisas desse tipo. Aos poucos, fomos colocando as nossas músicas. Nossas composições têm a ver muito com o mundo que a gente vive, experiências próprias. O primeiro CD oficial já está nas bancas, os outros são demos. São 12 músicas no CD, sendo que cinco são de artistas que fizeram música para a gente, como Luka, Léo Henkin do Papas da Língua, Virgulóides.

Guia da Semana: E as referências musicais vieram de quem?
Werneck:
Vêm dos nossos pais, desde que éramos pequenos. Como antigamente não tinha iPod, nas nossas viagens para surfar com a família todo mundo ia ouvindo o mesmo CD. Assim, The Clash, Ramones, Red Hot Chilli Peppers fizeram parte da nossa formação.


No chat da Globo, após o programa Geral.Com

Guia da Semana: Como é o convívio entre os integrantes?
Werneck:
O grande segredo é que somos unidos. Pode até rolar uma discussão, de vez em quando, mas a maioria do tempo é sem confusão. De vez em quando, sai todo mundo junto, outras vezes vai cada um com os seus amigos. Já que três estudam em uma escola e dois em outra, acaba tendo uma galera diferente.

Guia da Semana: As apresentações e os ensaios não atrapalham a escola?
Werneck:
De jeito nenhum. Sempre colocamos a escola em primeiro lugar. Este ano, ensaiamos uma vez por semana, porque o João está no 3º ano e estuda de segunda à quinta até tarde. Mas nos outros anos eram dois ensaios de três horas cada.

Guia da Semana: Como você definiria o som da banda?
Werneck:
Acho que definiria como um rock carioca. Pois a gente não tem um estilo só, tocamos alguns tipos de rock, reggae.

Guia da Semana: O projeto é manter a banda ou isso é passageiro?
Werneck:
A gente pretende tocar, seja daqui a 20 ou 30 anos. Mesmo que não tenha mais sucesso ou pare de fazer turnê, nunca vamos deixar de ser uma família e de tocar, mesmo que informalmente. Mas pretendemos continuar com a banda para fazer show e manter a união.



Bate Bola

Xande Werneck, vocalista da Banda WWW

Idade: 15 anos

Time de futebol: Botafogo

Banda nacional: Raimundos

Banda internacional: Offspring

Cantora: Cássia Éller

Cantor: Renato Russo

Hobbie: surfar

Filme: Escola de Rock, de Richard Linklater (2003)

Atualizado em 1 Dez 2011.