Séries baseadas em histórias reais estão com tudo! Narcos, The Crown e Alias Grace são alguns exemplos — e o número de títulos na Netflix que se inspiram na realidade para nos entreter está cada vez maior. Seja misturando eventos históricos com romances um tanto ficcionais ou recriando minuciosamente julgamentos polêmicos, esse tipo de produção é capaz de conquistar qualquer um.
Pensando nisso, o Guia da Semana separou 10 ótimas séries baseadas em fatos reais para você ver na Netflix. Confira:

American Crime Story
A mesma história que inspirou o documentário vencedor do Oscar 2017 – O.J. Made in America – foi adaptada em forma de ficção na primeira temporada da antologia American Crime Story. Com Cuba Gooding Jr., David Schwimmer e Sarah Paulson, a série reconta o julgamento do jogador de futebol americano O.J. Simpson, acusado de duplo homicídio, mostrando o caos dos bastidores e os jogos de poder que decidiram o futuro do acusado. A segunda temporada da série acompanha a vida de Andrew Cunanan, assassino de Gianni Versace.

Alias Grace
Baseada no romance homônimo de 1996 de Margaret Atood, que por sua vez foi inspirado em fatos reais, a minissérie de seis episódios conta a história de Grace Marks, uma empregada doméstica e imigrante irlandesa que, no Canadá, é presa em 1843 pelo assassinato de seu patrão. A protagonista afirma que não tem lembranças do ocorrido e não se sabe se ela é realmente culpada. Uma década depois, a chegada de um médico que quer ajuda-la a resgatar suas memórias e descobrir se ela de fato cometeu o crime vai levantar ainda mais dúvidas.

Manhunt: Unabomber
Unabomber foi um terrorista norte-americano que abandonou sua carreira como matemático e passou a realizar diversos ataques com bombas ao redor do país. Sua investigação foi o caso que mais custou tempo e dinheiro na história do FBI. A série é baseada na história de Jim Fitz Fitzgerald, o agente cujo trabalho levou à captura do terrorista.

The Crown
O drama mais caro da Netflix, cuja segunda temporada acabou de estrear, acompanha as desventuras políticas e o casamento da Rainha Elizabeth II ao longo dos eventos históricos que moldaram a segunda metade do século 20. Enquanto muito do que acontece na trama é realmente baseado em fatos reais, grande parte da vida privada da monarca retratada na série pode ser considerada ficção, uma vez que pouco realmente se sabe sobre o que se passa entre as paredes do Palácio de Buckingham.

Narcos
A série acompanha dois agentes do DEA (Drug Enforcement Administration) na caçada por Pablo Escobar, o maior traficante da história da Colômbia, e outros líderes do tráfico. O drama é baseado em fatos reais e conta a história do famoso traficante e da propagação da cocaína pelo mundo.

Historia de Un Clan
Essa série argentina é baseada na história real dos Puccio, uma família aparentemente normal, mas composta por criminosos que sequestravam pessoas ricas e as mantinham em cativeiro no porão de suas casas.

Orange Is the New Black
A série acompanha a história de Piper Chapman, que foi presa devido a um crime que já havia cometido há muito tempo, influenciada por uma ex-namorada. A trama para a televisão foi baseada no livro autobiográfico Orange Is the New Black: My Year in a Women’s Prision, de Piper Kerman, no qual a autora conta sobre o ano que passou na prisão.

Mr. Selfridge
O drama é baseado na história do empresário americano Harry Gordon Selfridge, que se muda para Londres para abrir – apesar de todo o preconceito da sociedade da época, que não via como aquilo poderia funcionar – a primeira loja de departamento da cidade, a Selfridge & Co.

Pode Me Chamar de Francisco
A série acompanha a jornada que levou o padre Jorge Bergoglio a se tornar o Papa Francisco e retrata sua vocação e devoção religiosas durante a violenta ditadura militar da Argentina.

Olhos Que Condenam
Baseada em fatos reais, Olhos Que Condenam acompanha a história de cinco adolescentes negros, que ficaram conhecidos como Os Cinco do Central Park, que foram acusados de um estupro que não cometeram. A minissérie de quatro partes se passa em três épocas diferentes, primeiro em 1989, quando são acusados pela primeira vez, depois em 2002 e 2014, quando nos mostram as consequências disso. A produção é dirigida por Ava Duvernay, indicada ao Oscar pelo filme A 13ª Emenda, sobre o sistema penitenciário nos Estados Unidos.
Atualizado em 23 Jul 2019.