Guia da Semana

Se você tem acompanhado as redes sociais nas últimas semanas, provavelmente leu algum post sobre uma senhora que mora sozinha em uma antiga e misteriosa mansão no bairro de Higienópolis. A história de Mari (é assim que ela costuma se apresentar) é o tema central do podcast “A Mulher da Casa Abandonada”, investigação feita por Chico Felitti para a Folha de S.Paulo.

O caso viralizou a ponto de ultrapassar as barreiras da internet, transformando o local em uma espécie de “novo ponto turístico" da cidade. Com atualização semanal, o último episódio do podcast foi ao ar em 20 de julho.

Sendo assim, que tal descobrir novas histórias para ouvir? Selecionamos alguns podcasts que os ouvintes de “A Mulher da Casa Abandonada” precisam conhecer - e nossa lista tem histórias reais de todo o tipo, indo desde casos de crimes até relatos mais leves e curiosos. Confira:


Projeto Humanos - “Caso Evandro”, por Ivan Mizanzuk

“O Caso Evandro” é uma investigação minuciosa feita por Ivan Mizanzuk sobre o desaparecimento de Evandro Ramos Caetano na cidade de Guaratuba, no litoral do Paraná, em 1992. Na época, ele tinha apenas 6 anos e as reviravoltas do caso ganharam notoriedade por todo o país. A produção do podcast deu origem a uma série documental, lançada em 2021 pelo Globoplay.


Projeto Humanos - “Altamira”, por Ivan Mizanzuk

“Altamira” também faz parte do Projeto Humanos, criado e produzido pelo jornalista. Desta vez, ele investiga as misteriosas mortes de meninos entre 8 e 14 anos que aconteceram nos anos 90 na cidade de Altamira, no interior do Pará, e que permanecem sem solução até hoje.


Modus Operandi, por Carol Moreira e Mabê

Um dos podcasts brasileiros mais famosos entre os fãs do gênero true crime, o Modus Operandi é comandado pela dupla Carol Moreira e Mabê Bonafé. Em cada episódio, elas comentam diversos crimes reais que já aconteceram no Brasil e em outros países, sempre trazendo novas reflexões sobre os casos.


Além do Meme, por Chico Felitti

Se você gostou de “A Mulher da Casa Abandonada”, vale a pena conhecer outros trabalhos produzidos pelo Chico Felitti. O podcast Além do Meme traz relatos de pessoas que tiveram suas vidas mudadas, seja para bem ou para mal, depois de viralizar na internet - ou seja, as histórias reais nunca contadas das pessoas por trás do meme.


Praia dos Ossos, da Rádio Novelo

Idealizado e conduzido por Branca Vianna, fundadora da Rádio Novelo, este podcast se debruça sobre a história de Ângela Diniz. No dia 30 de dezembro de 1976, ela foi assassinada com quatro tiros numa casa na Praia dos Ossos, em Búzios (RJ), por seu então namorado Doca Street.


Não Inviabilize, por Déia Freitas

Nem só de crimes vivem os fãs de boas histórias. Por isso, também indicamos que você conheça o Não Inviabilize, podcast da Déia Freitas que traz relatos reais enviados pelos seus ouvintes. São casos divertidos e inusitados, com destaque para um dos quadros mais famosos, o “Picolé de Limão”.


Café Com Crime, por Stefanie Zorub

Mais uma boa dica para quem se interessa por crimes reais, o Café Com Crime foi criado pela jornalista Stefanie Zorub. Foi um dos primeiros podcasts brasileiros focados no gênero true crime. Com muita pesquisa, os episódios abordam casos que aconteceram aqui no Brasil.


Histórias para ouvir lavando louça, do ter.a.pia

O ter.a.pia é um canal que conta histórias de pessoas reais enquanto elas lavam a louça. Em um espaço de escuta, empatia, inspiração e compartilhamento de experiências, o podcast segue essa mesma premissa e conta com apresentação de Alexandre Simone e Lucas Galdino. Já deixe os lencinhos separados antes de começar a ouvir!


Fotos de capa: Reprodução/Spotify (print) | Shutterstock

Por Laís Guidi

Atualizado em 20 Jul 2022.