No mundo do cinema há diversas produções que abordam e discutem as questões raciais. Em relação às séries, produções como "Olhos Que Condenam", "Cara Gente Branca" e "Atlanta" fazem o espectador refletir – e muito – sobre o racismo.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 11 séries e documentários necessários para refletir sobre o racismo. Confira:
Olhos Que Condenam - Netflix
Cinco adolescentes do Harlem vivem um pesadelo depois de serem injustamente acusados de um ataque brutal no Central Park. Baseada em uma história real.
Atlanta - Netflix
Dois primos, o rapper Paper Boi e seu empresário Earn, tentam alcançar a fama juntos na cena musical de Atlanta, Georgia.
Cara Gente Branca
Alunos negros de uma conceituada universidade norte-americana enfrentam desrespeito e a política evasiva da escola, que está longe de ser “pós-radical”.
13° Emenda - Netflix
Estudiosos, ativistas e políticos analisam a correlação entre a criminalização da população negra dos EUA e o boom do sistema prisional do país.
The Get Down - Netflix
Na Nova York de 1977, a talentosa juventude do South Bronx persegue sonhos e uma nova forma de expressão que mudará a história da música.
Seven Seconds - Netflix
Enquanto a polícia tenta encobrir a morte de um adolescente afro-americano, sua família e a promotoria lutam por justiça.
Insecure - HBO Go
Issa e Molly podem ser fortes, mas precisam enfrentar muitos desafios pela frente. Por meio da amizade entre estas duas jovens negras, elas compartilham entre si o seu cotidiano, repleto de problemas e experiências desconfortáveis relacionadas à sua cor de pele.
Madiba - Globoplay
A trajetória de Nelson Mandela desde os tempos sombrios de luta contra a segregação racial até o seu maior triunfo, que foi chegar à presidência da África do Sul.
Irmandade - Netflix
A série, que se passa nos anos 90, conta a história de Cristina, uma honesta e dedicada advogada que descobre que o irmão desaparecido há anos está, na verdade, preso por ser líder de uma facção criminosa. Ela então é obrigada pela polícia a trabalhar como informante. Mas a medida que se infiltra na facção começa a questionar seus valores sobre a lei e a justiça.
Impuros - Globoplay
No Rio dos anos 90, Evandro é um jovem da favela que tenta ganhar a vida honestamente. Porém, após a morte do irmão pela polícia, ele entra no mundo do tráfico buscando vingança.
Meu Nome é Liberdade - Globoplay
O relato de uma mulher negra que criou seu próprio caminho e nunca perdeu a coragem, mesmo quando tentaram lhe calar. Nenhuma prisão pode deter o desejo de liberdade e justiça.
Atualizado em 10 Jun 2020.