Guia da Semana

Não tem público mais fiel para as séries de TV que os nerds. Depois que uma série cai no gosto dos aficionados por ciência, tecnologia, quadrinhos, ficção científica ou fantasia, ela certamente permanece anos no ar e muitos mais na memória dos fãs. Entre as últimas estreias, está Silicon Valley, da HBO, que acompanha um grupo de desenvolvedores no Vale do Silício.

Na lista definitiva dos nerds certamente não falta "Star Trek", lançada em 1966, ou "Doctor Who", que completou 50 anos em 2013. Entre as séries exibidas atualmente, está "The Big Bang Theory", que divide o mundo nerd, mas tem uma audiência que diversas vezes ultrapassa a casa dos 20 milhões de telespectadores e já foi renovada até sua 10ª temporada.

Se você também é apaixonado por tudo que envolve a cultura nerd ou geek, confira a lista do Guia da Semana com as 7 séries nerds que você tem que assistir:

Silicon Valley (2014)

O lançamento da nova comédia foi em abril e a série já foi renovada pra sua segunda temporada. Ambientada no Vale do Silício, terra das inovações tecnológicas, a série de Mike Judge acompanha um grupo de desenvolvedores que cria um novo programa. Eles querem impressionar um bilionário excêntrico que fez fortuna no ramo da tecnologia. O programa é exibido nas segundas, às 22h30, na HBO.

Doctor Who (1963)

A série de ficção científica mais longa da TV, com 26 temporadas na sua primeira fase (1963 - 1989) e mais sete desde 2005. A trama acompanha as aventuras do Doutor, um homem que viaja no tempo com a missão de resolver problemas que encontra pela história. Até hoje, já existiram 12 doutores.

Star Trek (1966)

Essa série é uma verdadeira unanimidade entre os nerds. Não interessa nem se você é fã de Star Wars, não há quem nunca tenha ouvido falar da tripulação da Enterprise comandada pelo Capitão James T. Kirk com ajuda dos Comandantes Spock e McCoy. A série original foi 1966 a 1969, depois teve novas temporadas que aconteceram até 2005.

The Big Bang Theory (2007)

Vários nerds não colocariam The Big Bang Theory nesta lista, mas que a série é um sucesso e tem personagens que viraram ícone nerds, isso tem. A trama acompanha os amigos cientistas Leonard, Sheldon, Howard e Raj, que fazem muitas referências a elementos da cultura pop e nerd, com muito video game, quadrinhos e cosplays. A série é transmitida no Brasil pela Warner, nas terças, às 20h.

IT Crowd (2006)

Conhecida como o "The Big Bang Theory" britânico, a premiada sitcom conta a história de dois técnicos de TI - Moss (Richard Ayoade), Roy (Chris O'Dowd) - e a gerente deles, Jen (Katherine Parkinson), que trabalham na Reynholm Industries. Produzida entre 2006 e 2010, a série teve um total de 24 episódios.

Chuck (2007)

Outra série nerd da atualidade, Chuck foi ao ar de 2007 a 2012. Na atração, Zachary Levi é Chuck Bartowski, um um verdadeiro nerd, fã de Star Wars e Indiana Jones, viciado em video games e supervisor do balcão de aparelhos eletrônicos de uma loja. Quando um neurocomputador com todos os segredos governamentais dos Estados Unidos é instalado no seu cérebro, ele acaba se tornando um espião do governo americano.

Numb3rs (2005)

O que é mais nerd do que utilizar equações matemáticas na solução de casos especiais? Criada por Nick Falacci e Cheryl Heuton, a atração acompanhava as investigações do escritório de Los Angeles do FBI, com o Agente Especial Don Eppes (Rob Morrow) e seu irmão Charles (David Krumholtz), um brilhante matemático. A série foi ao ar por seis temporadas até ser cancelada em 2010.

Por Luísa Venter

Atualizado em 21 Mai 2015.