Guia da Semana

Você já deve ter ouvido falar sobre lei da TV paga, certo? Depois de cinco anos de muita discussão no Congresso Nacional, a lei 12.485 foi sancionada, em setembro de 2011, e visa promover a produção de conteúdo nacional na programação da TV a cabo, o que acaba gerando novos empregos, competidores e abaixando o preço do serviço, ou seja, ficando mais acessível.

Canais que exibem predominantemente filmes, séries, documentários e animações devem veicular conteúdos com duração de uma hora e dez por semana e ir aumentando esse volume gradativamente até três horas e meia, até 2014. Para se adaptarem a essas novas obrigações os canais pagos já estão divulgando suas novas programações.

Na nova grade do grupo FOX, vem a série A Vida de Rafinha Bastos, com 13 episódios: o primeiro deve ir ao ar em maio e os demais no fim do ano, no canal FX. “É uma série de ficção, mas tem muitas coisas que saem do meu stand up e da minha vida pessoal”, explicou Rafinha em coletiva de imprensa. Além do próprio humorista, o programa conta com mais quatro roteiristas.

FOX Life, Nat Geo e Bem Simples também fazem parte do grupo e trazem programas com Helô e Ticiane Pinheiro, Palmirinha, os irmãos Minotauro e Minotouro e a produção de Fernando Meirelles no programa Contos de Edgar Allan Poe, baseado nos contos do autor.


O ator Marcos Palmeira na série Mandrake, da HBO

Outros canais também já vêm produzindo conteúdos nacionais e devem mexer em suas grades. O canal HBO já produziu séries como Mandrake (lançada em 2005), Alice, Amor Imenso, Filhos do Carnaval e Mulher de Fases. O Boomerang já exibiu três temporadas do reality show Temporada de Moda Capricho e o TNT deve investir em séries. No caso de canais como GNT e Multishow, ambas da Globosat, a programação não deve sofrer grandes mudanças, pois se já não atendem às novas regras estão muito próximas.

A produção desses conteúdos acontece em parceria com produtoras independentes como a Mixer, Zeppelin Filmes, Conspiração Filmes, O2, entre outras.

Atualizado em 23 Abr 2012.