Guia da Semana
Filmes e séries
Por Redação Guia da Semana

Canais pagos e suas programações nacionais

FOX anuncia nova grade para cumprir lei da TV paga.

Temporada de Moda Capricho, exibido no canal Boomerang (Divulgação)

Você já deve ter ouvido falar sobre lei da TV paga, certo? Depois de cinco anos de muita discussão no Congresso Nacional, a lei 12.485 foi sancionada, em setembro de 2011, e visa promover a produção de conteúdo nacional na programação da TV a cabo, o que acaba gerando novos empregos, competidores e abaixando o preço do serviço, ou seja, ficando mais acessível.

Canais que exibem predominantemente filmes, séries, documentários e animações devem veicular conteúdos com duração de uma hora e dez por semana e ir aumentando esse volume gradativamente até três horas e meia, até 2014. Para se adaptarem a essas novas obrigações os canais pagos já estão divulgando suas novas programações.

Na nova grade do grupo FOX, vem a série A Vida de Rafinha Bastos, com 13 episódios: o primeiro deve ir ao ar em maio e os demais no fim do ano, no canal FX. “É uma série de ficção, mas tem muitas coisas que saem do meu stand up e da minha vida pessoal”, explicou Rafinha em coletiva de imprensa. Além do próprio humorista, o programa conta com mais quatro roteiristas. 

FOX Life, Nat Geo e Bem Simples também fazem parte do grupo e trazem programas com Helô e Ticiane Pinheiro, Palmirinha, os irmãos Minotauro e Minotouro e a produção de Fernando Meirelles no programa Contos de Edgar Allan Poe, baseado nos contos do autor. 


O ator Marcos Palmeira na série Mandrake, da HBO

Outros canais também já vêm produzindo conteúdos nacionais e devem mexer em suas grades. O canal HBO já produziu séries como Mandrake (lançada em 2005), Alice, Amor Imenso, Filhos do Carnaval e Mulher de Fases. O Boomerang já exibiu três temporadas do reality show Temporada de Moda Capricho e o TNT deve investir em séries. No caso de canais como GNT e Multishow, ambas da Globosat, a programação não deve sofrer grandes mudanças, pois se já não atendem às novas regras estão muito próximas.

A produção desses conteúdos acontece em parceria com produtoras independentes como a Mixer, Zeppelin Filmes, Conspiração Filmes, O2, entre outras.


Atualizado em 23 Abr 2012.

Mais notícias

6 ótimas séries latino-americanas originais da HBO que você precisa dar uma chance

Filmes e séries

10 filmes da 'Sessão da Tarde' para ver na Netflix

Filmes e séries

10 filmes infantis para ver em casa na Páscoa 2019

Filmes e séries

5 motivos para ver a série "Special", nova produção da Netflix

Filmes e séries

10 filmes incríveis que todo amante de música deveria ver

Filmes e séries

5 motivos para ver a série "Black Summer", da netflix

Filmes e séries