Guia da Semana

Se você viveu os anos 80 ou 90, com certeza já ouviu falar em Jean Claude Van Damme. O ator, conhecido desde o seu primeiro grande sucesso, ‘O Grande Dragão Branco’(filme em que interpretou o famoso lutador Frank Dux), também estrelou filmes como 'Street Fighter - A última batalha', O Legionário', ‘Soldado Universal’, ‘Timecop’ e ‘O Alvo’ – todos com um quê de lutas e artes marciais.

Dividindo opiniões, Van Damme tem um público fiel, que acompanha e gosta de seus trabalhos, e também os que não se convencem de suas atuações. Entretanto, a série Jean Claude Van Johnson - um dos pilotos originais da Amazon - traz sua trajetória de forma escrachada, onde nada e ninguém o leva a sério.

Assim, a produção se antecipa e parece utilizar possíveis comentários que satirizariam o ator, como sua idade para fazer filmes de luta, e cria um roteiro onde ele aparece aposentado e decadente, uma junção que parece ter dado certo aos olhos do público.

Ficou interessado(a)? Confira esses e outros motivos pelos quais você precisa assistir à série Jean Claude Van Johnson:

1 - SÁTIRAS E EXAGEROS

Foto: Divulgação/Amazon Studios

O início da série é simplesmente maravilhoso. Uma sátira da própria trajetória do ator o traz aposentado, decadente e vivendo em um mundo de exageros. As primeiras cenas mostram o astro de Hollywood rico, cansado e enrugado. Em sua mansão, tudo é personalizado com as iniciais do seu nome, as torneiras e chuveiros jorram água de coco e ele se locomove de segway.

No passar dos episódios, Van Johnson passa por diferentes situações embaraçosas e ainda faz comentários como "Timecop é igual a Looper, mas um milhão de vezes melhor", referindo-se à polêmica que envolveu os filmes na época e levando os fãs à loucura.

2 - ROTEIRO

Foto: Divulgação/Amazon Studios

Na trama, JCVJ é um astro dos filmes de artes marciais, mas sua carreira é apenas um disfarce para sua verdadeira profissão - um agente secreto. Triste ao se ver aposentado, ele passa seus dias gastando o tempo na vida artificial de Hollywood até que um antigo amor chama sua atenção de volta para a ação. Fora de forma, ele corre atrás do prejuízo e tenta alinhar suas funções com sua equipe para acabar com um cartel de drogas.

3 - AÇÃO E CLICHÊS

Foto: Divulgação/Amazon Studios

Os episódios são marcados pela presença dos maiores clichês de filmes e séries de ação. Além dos personagens estereotipados, como a colega por quem foi apaixonado, o parceiro hacker e o diretor peculiar, a série explica aspectos como o motivo pelo qual os capangas não partem logo para a briga.

4 - SEGURANÇA E PÚBLICO JOVEM

Foto: Divulgação/Print Trailer YouTube

É preciso ter muita segurança no que faz para satirizar a carreira que o fez famoso, e isso Van Damme tem de sobra. Sem conseguir abrir seus icônicos espacates, ele também confiou bastante na produção e no diretor da série – a maioria dos atores de ação quer aparecer sempre da melhor forma possível, e isso inclui ser forte e durão, aspectos que JCVJ não mostra. Porém, o melhor de tudo é que JCVD parece se divertir interpretando ele mesmo, mostrando que tem todo o mérito por saber rir de si. Além disso, a série também parece atrair o público jovem que, talvez, não tivesse tanta aproximação com o ator – o que, sem dúvidas, foi uma sacada genial.

TRAILER

Por Nathália Tourais

Atualizado em 24 Abr 2018.