Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim

Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim

Horário(s) Diariamente, das 9h às 19h.

Endereço
Ilha de Anhatomirim,, 00000-000

Telefone (48) 3721-8302

Localizada na Ilha de Anhatomirim, a Fortaleza de Santa Cruz foi a principal fortificação do antigo sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina. Projetada e construída pelo brigadeiro José da Silva Pais, em 1973, ela foi o vértice inicial do triângulo defensivo da barra da baía norte da ilha. Esse sistema ainda era composto pelas fortalezas de São José da Ponta Grossa, Santo Antonio de Ratones, iniciadas em 1940, e na barra da baía sul, em 1942, pelo forte Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba. Juntas, elas tinham a função de proteger a ilha de Santa Catarina, consolidando a ocupação do sul do Brasil.

No ano de 1938, a Fortaleza de Anhatomirim foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e permaneceu durante anos em total abandono, até ser redescoberta e restaurada, quando passou a manutenção da Universidade Federal de Santa Catarina.

A Fortaleza de Anhatomirim recebe hoje cerca de 65% do contingente de mais de 200 mil pessoas de todo o mundo que visitam as fortalezas anualmente. Junto com as demais fortalezas que são gerenciadas pela Universidade Federal, ela constitui-se em um dos maiores e mais bem conservados conjuntos de arquitetura militar do Brasil, e um dos principais pontos de atração turística de Santa Catarina.

O conjunto que é o maior e mais monumental complexo da arquitetura colonial portuguesa existente no sul do país e ocupa uma área de 2.678 m². Sua entrada tem um conjunto de escadaria de acesso, ladeada por duas cortinas de muralhas. O quartel do comandante está erguido ao centro da Ilha e o da tropa sobre o terrapleno, voltado para o oceano Atlântico.

Como chegar

Para chegar à Fortaleza é indicado sair da BR-101, no km 185, Tijuquinhas, junto à ponte sobre o rio Camarão, e percorrendo cerca de 8 Km até a Praia do Antenor, onde há sempre algum barqueiro disponível para a travessia de aproximadamente 600 m até a Ilha de Anhatomirim.


Foto: Site /www.fortalezas.ufsc.br





Atualizado em 16 Mai 2012.

Notícias recomendadas

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo