Guia da Semana

Tomando a direção do Norte da Ilha, a 16 quilômetros do centro de Florianópolis, recomenda-se a visita a Santo Antônio de Lisboa, localidade que ostenta uma baía inteira diante de si. Essa Área de Preservação Cultural guarda o velho charme de uma comunidade de tradição pesqueira e a placidez de seu casario centenário, vizinho a uma rua pavimentada com pedras brutas no tempo da escravidão.

Santo Antônio é uma das três povoações mais antigas da Ilha de Santa Catarina e recebeu seus primeiros colonizadores em 1698. Devido à abundância de ostras na região, seu nome passou para Rerituba em 1943, por ordem do Interventor Nereu Ramos, mas, em 1948, foi substituído pelo atual Santo Antônio de Lisboa.

A Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, considerada uma das mais elegantes da Ilha, foi construída bem neste povoado entre 1750 e 1756 de frente à praça e voltada para a Baía Norte. Em 1845, o Imperador D. Pedro II e a Imperatriz Thereza Christina visitaram-na, concedendo-lhe um donativo de quatrocentos réis. Tombada pelo Município, foi restaurada nas duas últimas décadas, inclusive internamente (a pintura sacra do forro, a pia batismal original e a balaustrada torneada que contorna a nave).

Mapa do local

Igreja de Nossa Senhora das Necessidades

Endereço
Praça Roldão da Rocha Pires, s/nº, 88050-402

Telefone (48) 3235-2302

Atualizado em 11 Dez 2013.