A culinária italiana é umas das mais apaixonantes do mundo. Afinal, é muito difícil encontrar alguém que não goste de uma massa fresca quentinha servida com um delicioso molho de tomates com manjericão.
Se você ama esta gastronomia, então precisa saber mais sobre ela além do espaguete de domingo. Por isso, o Guia da Semana reuniu 10 curiosidades sobre a gastronomia italiana! Confira:
Comer é uma experiência
Na Itália, parar para comer é uma experiência esperada no dia a dia de todos. Por isso, esse costume que nós temos de comprar algo e comer andando na rua rapidamente entre um compromisso ou outro é considerado desrespeito. Todos lá param, a hora que for, com ou sem pressa, para se dedicar ao trabalho que algum cozinheiro teve para preparar a refeição.
Pão para chuchar
Na Itália, o pão é muito mais que uma entradinha. Ele serve para você chuchar no molho e mergulhar nesta experiência gastronômica sem tabus. Tem gente até que usa o pão para "limpar" o prato depois que a refeição acabou. E isso tem até um nome: os italianos chama este delicioso costume de Fare la scarpetta.
Pizza de pepperoni
Você sabia que peperoni, escrito apenas com um "p", em italiano significa pimentão? Então, nada de pedir uma pizza de pepperoni esperando encontrar calabresa na sua refeição, viu?
Muita massa
Na Itália existem cerca de 600 tipos diferentes de massa. Sim, é isso mesmo que você leu. Todas elas são divididas em duas categorias. A massa curta, como penne e rigatoni, e a massa longa, como o linguini e o espaguete.
Salada Caprese
A contrário do que você imagina, a Insalata Caprese não tem esse nome por causa do queijo de cabra. Esta entrada se chama assim porque foi criada na Ilha de Capri. Trata-se de uma sala feita com tomates, manjericão, mozzarella e azeite.
A pizza italiana
Na Itália só é preparada a pizza de massa fina. Além disso, as coberturas são muito mais simples do que estamos acostumados e, geralmente, a mais famosa é a Margherita. Vale dizer que a maioria dos estabelecimentos vendem pizzas individuais.
Sorvete Napolitano
Não, não. O Sorvete Napolitano não foi criado em Nápoles. Trata-se de uma criação americana feita em homenagem ao Giuseppe Tortoni, do Café Tortoni, em Paris. Ele inventou um bolo em 3 camadas feito com sorvete de chocolate, morango e creme.
Espaguete e almôndegas?
Você sabia que espaguete com almôndegas não é um prato típico italiano? Na verdade, uma vez na Itália, você provavelmente não encontrará muitos pratos de massa cobertos com carne. Geralmente os restaurantes italianos separam a massa da carne.
Casas italianas
Nas casas italianas, na mesa de jantar, você sempre vai encontrar vinho, pão e água. São três coisas obrigatórias.
O café na Itália
Café com leite é reservado apenas para o café da manhã. Após as refeições, eles preferem um café expresso bem forte e puro, sem açúcar.
Atualizado em 28 Jan 2019.