Você sabia que o queijo catupiry é uma invenção típica brasileira? Ou que a água-ardente ganhou este nome na época da escravidão? Alguns alimentos têm uma história extremamente curiosa por trás.
Por isso, o Guia da Semana te conta histórias curiosas por trás de 11 alimentos. Confira abaixo e divirta-se:
Leite Condensado
O leite condensado surgiu como uma forma de preservar o leite. Isso foi em 1827, na França. Nesta época, ainda não existia geladeiras e, por isso, criaram um leite encorpado através da técnica de evaporação para aumentar a sua durabilidade. Durante 1861 e 1865, o leite condensado ficou famoso por causa da Guerra de Secessão nos EUA. Isso porque foi um alimento dado aos soldados, por se tratar de algo que não estragava facilmente e ainda dava muita energia para os combatentes.
Batata Frita
As primeiras citações de um prato de batatas fritas começam em 1680, na Bélgica. Os habitantes pobres do país costumavam comer peixe frito pescado na hora. Porém, durante o inverno, quando o rio congelava, eles fritavam batatas cortadas longitudinalmente, pois assim pareciam os pequenos peixes que eles comiam. Porém, o prato é originalmente conhecido como French Fries. Isso porque existe um livro francês publicado em 1755 com diversas receitas diferentes de batatas fritas. A discussão sobre quem inventou, Bélgica ou França, continua até hoje.
Gin Tônica
Você sabia que este drink delicioso e refrescante surgiu como remédio? Durante a Guerra dos 80 anos, ou Revolta Holandesa, os soldados tomavam água tônica porque ela era um remédio natural contra a malária. Contudo, para disfarçar o gosto amargo da bebida, a misturavam com gin.
Pasta de amendoim
A pasta de amendoim que você utiliza hoje para comer com torradas no café da tarde também surgiu como uma espécie de medicamento. No começo do século 20, o médico Ambrose Straub criou esta receita para suprir de proteínas pacientes mais velhos que não tinham dentes e não conseguiam mastigar carnes.
Doces de convento
Os chamados doces de conventos, feitos geralmente por freiras, são conhecidos por serem preparados com muitos ovos. Ou melhor, gemas. Isso porque as freiras utilizavam muitas claras para engomar suas vestes e dos padres de suas segregações. Com as gemas que sobravam, elas criavam doces deliciosos como os pastéis de nata, ovos moles e baba de moça.
Tutu de feijão
O tutu de feijão faz parte de um capítulo importante da história brasileira. Algumas horas antes de proclamar a independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I almoçou um caprichado prato desta iguaria.
Bolo de Rolo
O Bolo de Rolo, doce típico do Recife, é uma variação do Colchão de Noiva, um doce português de pão de ló recheado com amêndoas. Porém, como não era fácil encontrar amêndoas no Nordeste, os portugueses aproveitaram a goiaba, que era uma fruta abundante, e rechearam o bolo com uma geleia da fruta.
Brigadeiro
O Brigadeiro surgiu na década de 1940, em São Paulo, em uma campanha política com a intenção de promover a eleição do Brigadeiro Eduardo Gomes à presidência da República. O doce foi ganhando destaque e logo começou a ser vendido para arrecadar fundos à campanha. Desta forma, até hoje este doce se tornou referência para celebrar grandes acontecimentos e festas.
Água ardente ou Pinga
A origem do nome desta bebida típica brasileira vem da época da escravidão. Eram os escravos os responsáveis por destilar a bebida. O álcool evaporava e deixava o teto das barracas onde a bebida era produzida encharcado. Como os escravos estavam sempre machucados por causa da tortura de seus senhores, quando a bebida pingava, ela caía nas feridas causando muita ardência. Daí o nome pinga ou água ardente.
Feijoada
A criação da feijoada como comemos hoje, ou seja, acompanhada de laranja, farofa, arroz, couve e torresmos, tem origem no restaurante carioca G.Lobo, que ficava no centro do Rio de Janeiro - foi fundado no final do século XIX, mas fechou as portas em 1905.
Catupiry
O queijo catupiry é uma criação brasileira. Ele foi inventado em 1911, por Mário e Isaíra Silvestrini, um casal de imigrantes italianos. A palavra catupiry tem origem tupi-guarani e significa "excelente".
Atualizado em 4 Jun 2020.