Guia da Semana

A galera alternativa sempre está em busca de um novo point para fugir do convencional. Se antes a Vila Madalena era a queridinha dos hipsters, agora o inusitado Bixiga ganhou o novo posto de lugar descolado. As ruas da Bela Vista abrigam verdadeiros esconderijos underground que os descolados simplesmente amam, e é por isso que o bairro está ganhando cada vez mais vida, novos estabelecimentos e mais motivos para receber sua visita!

Muito mais do que as tradicionais cantinas, o Bixiga traz também bares alternativos, espaço com culinária de imigrantes, novos restaurantes e até a primeira praia urbana de São Paulo! Ficou curioso? Então confira um roteiro com 5 novos espaços e restaurantes para conhecer na região!

Basilicata – Pão, Empório e Restaurante

Aberta há 103 anos no Bixiga, a padaria Basilicata fez fama e é conhecida por fazer o melhor pão italiano de São Paulo. Com receitas da região do sul da Itália - que dá nome ao local - de doces e pães tradicionais, a casa acaba de inaugurar um restaurante. Entre os destaques do cardápio, tudo que não pode faltar na mesa de um italiano: bruschettas, massas e tortas doces. O restaurante fica localizado no piso superior da padaria, e possui um ambiente sofisticado e clássico. Sob comando do chef Rafael Lorenti, o estabelecimento oferece um menu enxuto, tipicamente do sul da Itália, com cerca de 30 opções de pratos.

R. Treze de Maio, 614 - Bela VIsta

prato 6.jpg

Al Janiah

Inaugurado no fim de 2016, o restaurante Al Janiah é um espaço cultural e político árabe com bebidas, comidas, músicas típicas e que conta com uma programação bem variada. Muito mais que apenas um restaurante, o local abriga refugiados de diversas nacionalidades e se transforma em um centro de debate político e cultural. A questão palestina e a guerra na Síria são temas constantes em suas mesas. Não deixe de provar o falafel e o shawarma da casa.

R. Rui Barbosa, 269 - Bela Vista

Pipa SP

O Pipa SP, localizado em meio à região do Bixiga, é a primeira praia urbana de São Paulo. O que antes era um terreno abandonado, hoje é um espaço a céu aberto com um extenso gramado, areia de praia, deck e chuveirões para se refrescar nos dias mais quentes. O local foi inaugurado no ano passado e funciona diariamente (exceto às segundas), das 9h às 18h, com entrada gratuita. A praia urbana ainda recebe eventos culturais, musicais e gastronômicos, como feiras orgânicas, aulas de yoga, cinema ao ar livre, intervenções artísticas e oficinas para todas as idades. Acompanhe a programação pela página.

Rua Doutor Alfredo Ellis, 198 - Paraíso


Facebook/Divulgação

Casa Barbosa

Com uma casa dos anos 20 como cenário, o pequeno bar Casa Barbosa fica num patrimônio tombado e abriu suas portas em setembro de 2016. A casa tem drinks, caipirinhas, porções, cervejas nacionais e artesanais. Do som sai samba de raiz, jazz, blues, soul funk e vitrola. O espaço traz bar, pista e mesinhas do lado de fora. A casa sempre recebe shows por preços bem em conta de entrada e tem um espaço bem pequeno, com poucas mesas disponíveis. Se quiser se aventurar nesse rolê íntimo e único, chegue cedo!

Rua Rui Barbosa, 559 - Bela Vista


Facebook/Divulgação

Jardim Secreto Fair

A Jardim Secreto Fair é uma feira itinerante que busca valorizar os pequenos empreendedores. Com cerca de 180 expositores, por lá você encontra roupas, produtos de higiene, comidinhas, café especial, quadros, produtos para pets e muito mais, tudo feito artesanalmente e com peças bem exclusivas. A feira não acontece sempre no mesmo lugar, mas frequentemente é montada na Praça Dom Orione, aos sábados, das 11h às 20h, no bairro Bela Vista. É só chegar e curtir as compras, música ao vivo e também cerveja e food trucks. Fique de olho na programação.

Praça Dom Orione - Bela Vista

Por Marina Marques

Atualizado em 2 Mai 2017.