Guia da Semana

A Beta Aberta de Battlefield 2042 já está no ar! A prévia do aguardado jogo da Electronic Arts e da DICE ficará disponível para os jogadores até o dia 10 de outubro, e nós do Pizza Fria jogamos antecipadamente. Além disso, na segunda-feira, 4, participamos uma apresentação exclusiva do jogo, que mostrava mais detalhes do jogo de ação, que vem com uma pegada mais moderna, mas com traços de títulos anteriores da franquia, como Battlefield 3 e 4. Nesta preview, citaremos tanto as nossas primeiras impressões ao jogar, como alguns detalhes revelados no evento. Confira!

De volta às origens, mas com novidades

Como dito no início, se tem uma coisa que ficou explicitamente clara em Battlefield 2042 foi o seu retorno ao estilo consagrado observado em Battlefield 3 e Battlefield 4, mas ainda mais modernizado. Afinal de contas, o título se passa em… 2042. Ou seja, no futuro. De toda maneira, os menus de jogo lembram bastante ambos títulos citados e isso traz um ar nostálgico interessante e que pode trazer os jogadores que ainda seguem mantendo os servidores de BF 3 e BF 4 ativos até os dias atuais.

Tal como nos jogos citados, a ambientação também é semelhante, apresentando mapas urbanos repletos de possibilidades, nos dando a real dimensão de como uma guerra ocorre em maior escala. Portanto, espere por muitos inimigos de infantaria ou equipados de tanques, carros, helicópteros e aviões. Isso quando eles não decidem usar torretas automáticas ou uma espécie de cão-robô com uma metralhadora acoplada nas costas. Pois é, essa é a tal modernidade de 2042 que ampliará ainda mais as táticas do jogo.

battlefield 2042
O ponto forte de Battlefield 2042 são as inovações tecnológicas! (Imagem: Divulgação)

Outra novidade interessante é que agora é possível trocar os apetrechos presentes na arma durante a jogatina, ao apertar a tecla T, na versão de PC. Desta maneira, você poderá tirar ou colocar miras, mudar de munição e fazer outros ajustes sem precisar morrer para mudar o loadout da arma. Essa é uma das mudanças mais interessantes em Battlefield 2042, proporcionando um maior dinamismo na jogabilidade e na variação de estilo de jogadas, podendo, por exemplo, mudar uma mira de médio alcance para a mira no ferrolho, muito mais ágil em combates de curta distância.

Além do cenário totalmente destrutível, uma das partes mais interessantes da série Battlefield, agora teremos também alterações climáticas ao longo das partidas, sendo este um ponto muito interessante e que mudará completamente a dinâmica de jogo. Em um dos mapas apresentados, há um furacão avassalador e diversos raios caindo enquanto os jogadores lutam entre si em busca do domínio de territórios. E sim, os desastres naturais causam danos ao jogador. Portanto, tenha cuidado dobrado nas partidas!

battlefield 2042
Outro destaque visto foram as mudanças climáticas durante o jogo. (Imagem: Divulgação)

Gráficos e jogabilidade: o que deu pra perceber?

Sobre os gráficos, eles seguem ainda mais aprimorados. É claro, para simular tantas coisas, o jogo precisa ter um certo nível de qualidade e felizmente, pelo menos na versão beta, a parte estética não deixou nada a desejar, rodando muito bem no ultra em uma “modesta” GeForce RTX 3060 Ti, em 1080p. Contudo, essa não é a única questão a ser ressaltada. Afinal de contas, a franquia sempre teve além de bons gráficos, uma excelente jogabilidade.

Neste aspecto, Battlefield 2042 segue muito aproximado de Battlefield 3 e Battlefield 4, o que é, a meu ver, excelente. A impressão que tive é a de que o jogo não causará estranhamento aos “velhos de guerra”. Digo isso não só nos controles do personagem em si, mas também ao guiar veículos no geral. Manter essa jogabilidade (com alguns aprimoramentos visíveis, claro), é essencial para os jogadores mais fanáticos. Afinal de contas, pra que mexer em time que está ganhando?

battlefield 2042
Com mais ferramentas, os jogadores terão mais possibilidades táticas em Battlefield 2042. (Imagem: Divulgação)

Por fim, vale ressaltar que, tanto na versão Beta e no vídeo mostrado pela DICE, Battlefield 2042 está fluindo muito bem. Mas é claro, ainda existem pequenos bugs perceptíveis ao longo da jogatina, mas nada que os jogadores já não estão acostumados a ver nas outras versões: paraquedas que não fecham, mesmo quando o jogador já está em solo, falhas de pouso, onde o soldado agarra em texturas do mapa, e outras coisas banais. Claro, isso não atrapalha tanto o decorrer da partida e provavelmente será corrigido na versão final.

Enfim, há muito ainda a ser visto em Battlefield 2042 mas, no geral, as primeiras impressões são extremamente positivas: jogabilidade eletrizante, gráficos de última geração, novas armas e apetrechos, veículos que proporcionam muitas possibilidades aos jogadores.

Sobre Battlefield 2042

No mundo de Battlefield 2042, o mundo está à beira do caos. A escassez de alimentos, energia e água limpa levou a dezenas de nações à falência, criando a maior crise de refugiados da história da humanidade. Entre esses Apátridas estão famílias, fazendeiros, engenheiros – e até soldados. Em meio a essa crise, os Estados Unidos e a Rússia levam o mundo a uma guerra total. Especialistas sem pátria se unem aos dois lados da guerra, não lutando por uma bandeira, mas pelo futuro do seu próprio povo.

Por fim, o game também inclui eventos em tempo real que remodelam o campo de batalha e o combate tático, como furacões. Armas, veículos e dispositivos totalmente novos dão aos jogadores a liberdade de serem estratégicos e criarem de cair o queixo.

Battlefield 2042 chega com sete mapas no lançamento, que permitirão que até 128 jogadores joguem juntos nos consoles da nova geração e no PC. Assim como a franquia já oferece, será possível personalizar armas, dispositivos e veículos ainda em batalha. A chegada do novo sistema Especialista permitirá que os jogadores escolham seu papel no campo de batalha e formem esquadrões manualmente. Isso significa que, baseado nas quatro classes de Battlefield 2042, os Especialistas têm uma especialidade e característica únicas, mas todo o loadout é totalmente personalizável. Assim, ao escolher e equipar seu especialista, os jogadores poderão criar sinergias dentro de seu esquadrão e se capacitar para enfrentar qualquer situação de batalha.

Características principais

  • All-Out Warfare: A próxima geração de modos favoritos dos fãs, Conquest e Breakthrough, apresentando os maiores mapas da franquia e, pela primeira vez, para até 128 jogadores. Experimente a intensidade da Guerra Total em batalhas em grande escala como nunca antes em mapas cheios de clima dinâmico, perigos ambientais perigosos e eventos mundiais espetaculares que veem tornados rasgando o mapa e tempestades de areia bloqueando o sol.
  • Hazard Zone: Um tipo de jogo totalmente novo, de alto risco, baseado em esquadrão. Trata-se de uma abordagem moderna da experiência multiplayer que é muito diferente dos modos Conquest ou Breakthrough de All-Out Warfare.
  • Portal: Esta plataforma será voltada para a comunidade e projetada para oferecer uma grande variedade de experiências imaginativas, dando a fãs as ferramentas para definir suas próprias regras e construir sua própria experiência definitiva de Battlefield, e para compartilhá-las com outras pessoas. Saiba mais aqui.

Battlefield 2042 será lançado em 19 de novembro em três edições: Standard, Gold e Ultimate. Elas já estão em pré-venda, com valores variando entre R$ 298,90 e R$ 598,90, de acordo com a plataforma e versão escolhida. O game estará disponível para PlayStation 4PlayStation 5Xbox One, Xbox Series X|S e PC, via SteamEpic Games Store e Origin.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 7 Out 2021.