Guia da Semana

A decisão de excluir a viagem rápida tradicional em Dragon’s Dogma 2 está dividindo opiniões entre os jogadores, tendo causado uma grande polêmica logo no lançamento do game. No entanto, essa mudança oferece uma nova dimensão à exploração do seu vasto mundo. Embora a existência de Cristaisporto apresente uma forma de viagem rápida, encontrar e utilizar esses recursos se torna uma aventura em si.

No coração da experiência de Dragon’s Dogma 2 está a exploração e a descoberta, com diferentes modos de transporte disponíveis para aventurar-se pelo mundo. Este guia detalha como adquirir Cristaisporto, usar Pedras barca e explorar as alternativas de transporte, como carros de boi e grifos.

Como obter Cristaisporto

A aquisição de Cristaisporto é crucial para navegar pelo vasto mapa com mais eficiência. Jogadores podem comprá-los no Santuário de Bay Wayside em Battahl, após superar desafios iniciais e alcançar certo nível. Estes cristais são valiosos para teletransporte e podem ser adquiridos com cristais de wyrmslife, obtidos ao derrotar dragões.

Dragon's Dogma 2
Imagem: Divulgação

Cristaisporto e Pedras Barca: como funcionam?

Contrariando a expectativa de ausência de viagem rápida, Dragon’s Dogma 2 incorpora Cristais de Porto fixos em locais chave e permite que os jogadores coloquem os seus próprios Cristaisporto pelo mundo. Pedras Barca, por sua vez, são utilizados para se teletransportar até esses cristais, facilitando a movimentação pelo jogo.

Conforme você avança no mundo e na história de Dragon’s Dogma 2, você descobrirá que alguns locais (como Harve Village e Vernworth) possuem eses equipamentos permanentes. Os Cristaisporto nas cidades não podem ser movidos e você só pode se teletransportar para eles interagindo primeiro com eles e depois usando Pedras Barca, que podem ser compradas de comerciantes e/ou encontradas espalhadas pelo mundo.

  • Pedras Barca (Ferrystones): Essas pedras mágicas, disponíveis em baús espalhados pelo jogo ou à venda por comerciantes a preços elevados, permitem o teletransporte do jogador para locais previamente visitados. Morris, por exemplo, localizado na Cidade de Descanso do Posto de Controle, comercializa-as por 10.000 peças de ouro cada. Ao serem ativadas, exibem uma lista de locais permitindo a escolha do destino.
  • Cristaisporto (Portcrystals): Fundamentais para a mecânica de viagem rápida em Dragon’s Dogma 2, os Cristaisportosão divididos em duas categorias. Os fixos, encontrados em cidades e assentamentos importantes, ficam permanentemente acessíveis após o primeiro contato. Já os móveis, introduzidos durante o tutorial, podem ser posicionados livremente pelo jogador em qualquer ponto do mapa. É permitido ter até dez desses cristais ativos simultaneamente, com a liberdade de removê-los ou reposicioná-los conforme necessário.

Você também pode comprar seus próprios Cristaisporto e colocá-los em locais ao redor do mundo. Por exemplo, aquela caverna que você deseja explorar eventualmente, mas não tem tempo agora? Deixe um cristal por lá e, quando estiver pronto, use sua Pedra Barca para transportá-lo para lá mais tarde. A desvantagem é que você só pode colocar dez de seus Cristaisporto por vez. Você pode pegá-los de volta e movê-los, mas mesmo assim, tenha certeza de que está satisfeito com o posicionamento.

Carros de boi: viaje e contemple o mundo

Esqueça os cavalos. Em Dragon’s Dogma 2, o luxo de viagem recai sobre os carros de boi. Com um custo variável de ouro, esses carros oferecem uma maneira segura, embora lenta, de viajar entre cidades. Eles oferecem uma perspectiva única da paisagem do jogo, com a opção de desfrutar da jornada ou pular a viagem com uma soneca. Equipados com guarda para proteção contra ataques, os carros de boi são uma alternativa robusta para viagens seguras.

Puxados por um boi largo e pesado, com uma sólida carroça de madeira presa à traseira, os carros de bois são dirigidos por um motorista com um boné e roupa elegantes. Esses guias estão dispostos a levar você a qualquer grande cidade ou vila do mundo por um preço razoável de 100 a 500 ouro, dependendo da localização.

dragon's dogma 2 como fazer viagens rápidas
Imagem: Divulgação

Falando em ataques, os carros de bois resistem notavelmente bem a ataques de goblins e lobos. Não só porque você e seus peões estão lá para detê-los, mas os carros de bois também vêm com um grupo de guardas para ajudá-lo.

No entanto, a desvantagem dos carros de boi é que eles só funcionam em determinados horários, então você precisará esperar até de manhã para pegar um. Embora carros de boi sejam adequados para grupos menores, também há uma chance de um grifo aparecer do nada para pegar um boi para o jantar, deixando você e sua carroça em apuros…

Grifos e um tipo de viagem “não convencional”

Viajar nas costas de um grifo é, tecnicamente, possível, embora arriscado. Esses poderosos inimigos podem, involuntariamente, oferecer uma carona rápida ao seu covil, desde que o jogador consiga se agarrar durante a luta. É uma forma excitante, porém perigosa, de explorar o mundo de Dragon’s Dogma 2, garantindo uma aventura cheia de adrenalina, onde você terá de lutar com a criatura no final. Afinal de contas, ela irá querer você como o “prato do dia”.

Contudo, a tarefa não é nada fácil. Para isso, você deve estar deitado de costas durante uma luta. Essas criaturas são inimigas poderosas. Desta forma, será preciso muitos recursos e paciência para finalmente derrotá-los e matá-los. No entanto, os grifos são muito mais inteligentes do que os goblins comuns e tentarão fugir se acharem que escolheram uma luta que sabem que não podem vencer.

dragon's dogma 2 como fazer viagens rápidas 3
Imagem: Divulgação

Se você continuar a segurá-los, eles acabarão voando e arrastando você de volta para o covil deles. A desvantagem disso? Você provavelmente estará lutando por sua vida logo depois, então esteja preparado para a continuação da batalha. Mas não se preocupe com seus peões, eles conseguem se teletransportar até você, não importando aonde você vá.

E uma dica muito importante: você não precisa de se segurar quando estiver deitado de costas, o que ajudará a preservar a resistência, mas se eles começarem a tremer ou torcer, agarre-os, evitando uma possível queda fatal.

Dragon’s Dogma 2 revitaliza a exploração de mundos abertos ao abdicar da viagem rápida convencional, encorajando os jogadores a se engajarem profundamente com seu ambiente. Seja por meio de Cristaisporto, carros de boi ou até grifos, a jornada em Dragon’s Dogma 2 promete ser tão memorável quanto os destinos explorados.

Vale ressaltar também que é possível adquirir esses itens por compra com dinheiro real através dos DLCs disponíveis para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC, via Steam. Inclusive, esse foi o grande motivo de discórdia dos jogadores sobre o game, os levando a darem diversas avaliações negativas ao título da Capcom.

Sobre Dragon’s Dogma 2

Dragon’s Dogma 2 é um RPG de ação baseado em narrativa que coloca os jogadores em um mundo de fantasia envolvente como Arisen, um campeão cujo coração é roubado pelo Dragão. Você liderará um grupo de até três companheiros de IA conhecidos como Peões, incluindo seu Peão principal personalizado e até dois Peões adicionais que podem ser recrutados offline ou de outros jogadores enquanto estiver online.

Dragon’s Dogma 2: saiba tudo sobre o jogo!

Embora o cenário da sequência espelhe as exuberantes colinas do clássico Dragon’s Dogma e sua expansão Dark Arisen, esta aventura original se passa em um mundo paralelo contendo duas nações com abordagens distintas à ameaça do Dragão. A Rainha Regente Disa instalou um falso Arisen para manter o controle do reino de Vermund para seu filho. Enquanto isso, a nação bestial de Battahl considera os Peões do outro mundo uma fonte de infortúnio e se voltou para a adoração da Chama Lambente e de sua suma sacerdotisa Nadinia para evitar a calamidade.

*Este guia foi produzido com uma chave fornecida fornecido pela loja Nuuvem, parceira do Pizza Fria.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 24 Mar 2024.