Guia da Semana

Dragon’s Dogma 2, game da Capcom já disponível para PlayStation 5Xbox Series X|S e PC, via Steam, amplia o universo dos RPGs com dez vocações empolgantes, abrangendo desde os tradicionais Lutadores e Magos até os inovadores Lanceiros Místicos. O jogo permite que os jogadores, ou Arisen (Nascen, na versão legendada para português), experimentem e aprimorem todas as vocações disponíveis, criando possibilidades ilimitadas de jogabilidade e estratégia.

Ao dominar diversas vocações, é possível montar equipes adaptáveis a qualquer desafio que o jogo apresente. Desta forma, trazemos uma análise detalhada de cada uma das vocações. Confira!

Vocações básicas

Desde o início, quatro vocações básicas estão ao alcance do jogador: Lutador, Arqueiro, Ladrão e Mago. Cada uma introduz uma dinâmica única, essencial para a formação de uma equipe equilibrada. À medida que a história avança, mais seis vocações avançadas se desbloqueiam, com quatro delas sendo exclusivas para o Arisen, adicionando uma camada extra de profundidade ao jogo.

Lutador

Não seria um jogo de RPG sem a classe Lutador testada e comprovada, e com um conjunto de habilidades bem equilibrado que gira em torno do uso de espada e escudo. Desta forma, essa vocação é a principal escolha para a melhor vocação básica de Dragon’s Dogma 2, especialmente para iniciantes na franquia.

Jogar como o lutador lhe dará uma ótima prática para se aproximar, derrubar inimigos e proteger você e todos os aliados próximos. Esta também é uma vocação fácil para iniciantes, mas que possui excelente profundidade. Jogadores experientes aproveitarão muito o domínio da habilidade do Lutador de se defender de ataques com seu escudo, sendo um excelente personagem tank.

dragon's dogma 2 vocações 1
Imagem: Divulgação

Arqueiro

Para aqueles que preferem a abordagem à distância em vez de ataques corpo a corpo, o Arqueiro é uma excelente vocação que pode disparar flechas na velocidade da luz. Você não precisa se preocupar tanto em mirar, já que Dragon’s Dogma 2 apresenta um sistema de mira automática ajustado. No entanto, o Arqueiro possui habilidades que lhe permitem aproximar-se dos inimigos.

Ainda mais divertidos são seus vários tipos de flechas, que podem explodir ou encharcar os inimigos com água e ferrugem. Resumindo, essa vocação tem muita versatilidade à sua disposição, embora um pouco mais de gerenciamento de estoque do que outras vocações. Além disso, você pode pular e chutar goblins na cara, o que é sempre uma vantagem.

dragon's dogma 2 vocações 2
Imagem: Divulgação

Mago

Com habilidades vitais que curam, recuperam vigor e outras debilitações, o Mago é um feiticeiro de suporte clássico por completo. Eles não são tão chamativos quanto as outras vocações básicas, e suas restrições de armadura leve significam que eles são os mais fracos. Mas escolher um Mago permite que você se cure por meio de magia, em vez de lançar um fluxo constante de Secas Salubres, e você também terá feitiços de ataque fundamentais para ajudá-lo a se manter firme.

Além disso, você pode encantar as armas aliadas com potentes buffs elementais. Se a ideia de curar seu peão e abençoá-lo com magia de fogo antes de lançar chamas em um inimigo com Flagração parece atraente, você deveria ser um Mago.

dragon's dogma 2 vocações 4
Imagem: Divulgação

Ladrão

O Ladrão tem um dos conjuntos de habilidades mais complexos e diversificados em Dragon’s Dogma 2, tornando-os mais difíceis de vender para os novatos. Você é essencialmente um negociante DPS corpo a corpo com essa vocação, mas com menos durabilidade que o Lutador e a tendência a fazer movimentos rápidos que podem facilmente errar.

Mas se você conseguir dominar o conjunto de movimentos desta vocação, terá uma grande variedade de táticas que causam danos massivos. Os ladrões podem prender os inimigos no chão para uma facada fatal, cortar pontos fracos enquanto escalam as costas de chefes enormes, usar truques como cordas para fazer um inimigo cair de joelhos e até roubar coisas em um ataque bem-sucedido. Todas essas opções podem ser difíceis de serem escolhidas. Desta forma, essa é a vocação mais complexa do game.

dragon's dogma 2 vocações 3
Imagem: Divulgação

Entre as vocações básicas, o Lutador se destaca como a escolha ideal para novatos, oferecendo um equilíbrio perfeito entre ataque e defesa. Já o Arqueiro traz versatilidade ao campo de batalha com suas flechas especializadas e mira automática, enquanto o Mago se foca em suporte e magia de ataque, essenciais para a sobrevivência do grupo. O Ladrão, apesar de complexo, promete recompensas para quem dominar suas habilidades ágeis e táticas diversificadas.

Vocações superiores

Avançando para as vocações superiores, o Guerreiro se sobressai com seus ataques poderosos e habilidades que exigem destreza. O Arqueiro Mágico inova ao combinar magia e arco, abrindo novas estratégias de combate. O Místico da Lança e o Feiticeiro expandem o arsenal mágico do jogador, cada um com seu estilo único. Para aqueles em busca de um desafio diferente, o Enganador e o Andarilho oferecem mecânicas inusitadas que testam a criatividade e a adaptabilidade.

Guerreiro

O Guerreiro é para pessoas que gostam de armas grandes que exigem sutileza para serem usadas corretamente. Desbloqueado bem no início de Dragon’s Dogma 2, depois que o jogador completa a missão Frustração Vocacional, esta vocação é excelente, devido ao enorme dano que resulta no domínio dos muitos ataques carregados.

A natureza lenta do Guerreiro é certamente uma curva de aprendizado em comparação com classes mais rápidas, mas quando se trata de cortar as pernas dos chefes e derrubar grandes partes de suas barras de saúde, o Guerreiro não tem igual.

dragon's dogma 2 vocações 5
Imagem: Divulgação

Arqueiro Mágico

Por que as flechas não deveriam ser de natureza mágica? O Arqueiro Mágico responde a essa pergunta com uma coleção impressionante de habilidades que vão desde disparar tiros de gelo e chamas até curar aliados com Flechas de Remédio e Recuperação. Desbloqueadas no final de Dragon’s Dogma 2 depois de completar a missão Primavera em Teu Passo, as habilidades selvagens do Arqueiro Mágico valem a espera.

Uma de suas grandes habilidades, solta uma flecha mágica que salta por todo o campo de batalha, causando dano adicional à medida que colide com as paredes. Para aqueles que gostam de magia, mas preferem ajustar a corda do arco do que recitar encantamentos, o Arqueiro Mágico é muito divertido.

dragon's dogma 2 vocações 7
Imagem: Divulgação

Lanceiro Místico

Se o Arqueiro Mágico é excelente em ataques mágicos de longo alcance, o Lanceiro Místico é um maestro quando se trata de infundir feitiços em sua arma especial, a Duospear. Desbloqueado depois que você luta contra um dragão ao lado do NPC Sigurd, que fica em Harve Village, o Lanceiro Místico utiliza um estilo de jogo maravilhosamente robusto que equilibra ataques hábeis da lança com capacidades mágicas.

Isso inclui catapultar pelo ar, levitar objetos próximos e anular brevemente todos os ataques inimigos com barreiras temporárias. Certamente é uma vocação avançada complicada que carece de habilidades defensivas, mas esta vocação é chamativa, divertida e um passo lógico para Lutadores e Ladrões que estão curiosos sobre o lançamento de feitiços.

dragon's dogma 2 vocações 8
Imagem: Divulgação

Feiticeiro

Enquanto o Mago possui um punhado de magias de ataque e um grande número de feitiços de suporte, o Feiticeiro aposta tudo no dano. Desbloqueado após completar a missão Frustração Vocacional, o Feiticeiro não é tão emocionante quanto as outras vocações avançadas, sobretudo porque várias de suas habilidades são compartilhadas com seu primo vocacional básico.

Mas se você gosta de feitiços sofisticados, há muito o que aproveitar aqui. Espere lançar vórtices de fogo, tempestades com raios e nevascas épicas a qualquer momento, terminando com magias de invocação de meteoros que dão dano por área.

dragon's dogma 2 vocações 6
Imagem: Divulgação

Chefe de Guerra

Esta vocação só fica disponível no final do jogo depois que você interagiu repetidamente com o NPC Lamond em Geyser Hamlet e deu a ele três garrafas de licor de salamandra, então é uma provação para desbloquear. Depois de obtê-la, todas as armas em Dragon’s Dogma 2 estarão à sua disposição. O Chefe de Guerra tem estatísticas básicas mais baixas do que vocações mais especializadas, mas sua capacidade de misturar e combinar habilidades e armamentos de outras vocações para desenvolver seu próprio estilo de jogo pode ser uma boa pedida.

Em muitos aspectos, esta é uma classe mais adequada para o final de Dragon’s Dogma 2, e jogadores habilidosos que não querem ser encurralados por outras vocações provavelmente tirarão o máximo proveito do Chefe de Guerra.

dragon's dogma 2 vocações 10
Imagem: Divulgação

Ilusionista

Desbloqueado depois de chegar a Battahl e interagir com o NPC Luz, o Ilusionista não ataca exatamente – em vez disso, ele invoca fumaça ilusória e várias miragens através de sua arma especial, o Incensário. Por exemplo, uma de suas habilidades evoca uma parede que detém os inimigos em seu caminho e bloqueia a visão.

Ilusionista habilidosos podem até criar pontes ilusórias e removê-las rapidamente, fazendo com que qualquer inimigo que esteja no topo caia para a morte. Embora esta seja certamente uma classe intrigante, é extremamente difícil de se controlar. Para aqueles que têm uma compreensão aguçada do comportamento do inimigo, o Ilusionista pode ter algo a oferecer, mas a maioria vai querer procurar outro lugar.

dragon's dogma 2 vocações 9
Imagem: Divulgação

Vocações para o peão principal

Ao escolher a vocação para o seu peão principal, a estratégia é chave. Para Arisen não mágicos, um Mago pode fornecer cura e suporte indispensáveis, enquanto Lutadores e Guerreiros se mostram escolhas sólidas para um peão que possa enfrentar os inimigos de frente. A versatilidade do Arqueiro e a agilidade do Ladrão também podem ser complementares, dependendo do estilo de jogo e da composição do grupo.

Na hora de decidir a melhor vocação para o seu peão principal, é importante seguir as seguintes orientações:

  • Para um protagonista não-mágico, Mago é a melhor escolha para dar ao seu peão principal feitiços de cura e suporte.
  • Se o seu Arisen for um Mago ou simplesmente preferir itens para cura, Lutador e Guerreiro são boas escolhas para permitir que seu peão principal funcione de tank e derrote os inimigos rapidamente.
  • É claro que é possível transformar seu peão principal em um Arqueiro ou Ladrão, especialmente se você tiver uma boa seleção de flechas complicadas em seu inventário ou precisar de um aliado para escalar chefes grandes.

Lembre-se, os peões principais podem trocar suas vocações assim como Arisen, então vale a pena classificar todas as suas vocações se você tiver tempo de sobra.

Ao recrutar peões NPC ou peões de outros jogadores através das pedras, a única coisa a se prestar atenção é uma composição saudável do grupo. Em caso de dúvida, siga o código clássico do RPG, enchendo seu grupo com um tanque, um ou dois causadores de dano e pelo menos um peão de apoio que possa curar. Por exemplo, se o seu Arisen for um Lutador e seu peão principal um Mago, você provavelmente desejaria recrutar um Ladrão ou Guerreiro para sua causa. Se o seu Arisen for um Guerreiro e seu peão principal um Arqueiro, então é melhor você conseguir um feiticeiro ao seu lado rapidamente.

A formação de uma equipe balanceada é crucial para enfrentar os desafios de Dragon’s Dogma 2. Uma combinação bem pensada de vocações pode ser a chave para a vitória, seja em batalhas contra monstros gigantes ou na exploração de ambientes perigosos. Independentemente da escolha, a jornada em Dragon’s Dogma 2 promete ser rica em aventuras e descobertas, com cada vocação oferecendo uma nova perspectiva sobre o vasto mundo do jogo.

Sobre Dragon’s Dogma 2

Dragon’s Dogma 2 é um RPG de ação baseado em narrativa que coloca os jogadores em um mundo de fantasia envolvente como Arisen, um campeão cujo coração é roubado pelo Dragão. Você liderará um grupo de até três companheiros de IA conhecidos como Peões, incluindo seu Peão principal personalizado e até dois Peões adicionais que podem ser recrutados offline ou de outros jogadores enquanto estiver online.

Dragon’s Dogma 2: saiba tudo sobre o jogo!

Embora o cenário da sequência espelhe as exuberantes colinas do clássico Dragon’s Dogma e sua expansão Dark Arisen, esta aventura original se passa em um mundo paralelo contendo duas nações com abordagens distintas à ameaça do Dragão. A Rainha Regente Disa instalou um falso Arisen para manter o controle do reino de Vermund para seu filho. Enquanto isso, a nação bestial de Battahl considera os Peões do outro mundo uma fonte de infortúnio e se voltou para a adoração da Chama Lambente e de sua suma sacerdotisa Nadinia para evitar a calamidade.

*Este guia foi produzido com uma chave fornecida fornecido pela loja Nuuvem, parceira do Pizza Fria.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 24 Mar 2024.