Guia da Semana
Jogos
Por Lucas Soares, Pizza Fria

eFootball PES 2021 Season Update | Review

Em julho deste ano, a KONAMI anunciou ao mundo que está trabalhando em eFootball PES 2022, seu jogo de futebol,.

Em julho deste ano, a KONAMI anunciou ao mundo que está trabalhando em eFootball PES 2022, seu jogo de futebol, voltado para a nova geração de consoles. No entanto, a grande novidade deste anúncio – que já era esperado, visto que o PlayStation 5 e o Xbox Series chegam em novembro – foi que o eFootball PES 2021 seria uma atualização de temporada e não seria disponibilizado, de forma oficial, para os novos consoles.

Essa atualização de temporada, conforme a própria KONAMI revelou ao anunciar o jogo, seria paga, e independente. Ou seja: não era necessário o jogo anterior para ser jogável. E, ainda segundo a desenvolvedora, não traria novidades aos jogadores, apenas atualizações de elenco e mudanças pontuais nos modos myClub e Liga Master.

Lançado no dia 15 de setembro, eFootball PES 2021 Season Update chegou para PlayStation 4, Xbox One e Steam, e é realmente uma atualização. Mas ao mesmo tempo em que traz os elencos mais atuais, também conta com perdas consideráveis nas licenças, que podem afastar torcedores de alguns times. Vamos saber do que se trata isso?

O mesmo jogo, repaginado

A KONAMI jogou limpo e fez uma aposta alta no mercado: ao revelar ao mercado que estaria trazendo o mesmo jogo do ano passado, ela investiu pouco em marketing e descartou aquele papo clássico de jogo de futebol anual, de “melhorias na jogabilidade”, “melhor posicionamento do ataque”, “melhorias na defesa e nos goleiros” e afins. eFootball PES 2021 Season Update é, essencialmente, o mesmo jogo que eFootball PES 2020, com menus diferentes, elencos atualizados e poucas, mas precisas mudanças no gameplay (que poderiam ter sido ajustadas com um patch na edição anterior).

Mas, até o momento, eFootball PES 2021 Season Update perdeu mais do que ganhou. Isso porque, por questões contratuais, a KONAMI não pôde mais exibir, como seus parceiros oficiais, três times importantes: Inter e Milan, da Itália, e o Palmeiras, do Brasil. Para o Palmeiras foi ainda pior, pois o elenco da equipe foi todo removido, sendo preenchido por jogadores genéricos.

eFootball PES 2021 SEASON UPDATE 06 10 2020 18 45 59 pes 2021
Inter de Milão e Palmeiras perderam licenciamento em eFootball PES 2021 (Imagem: Reprodução)

Soma-se à isso outras perdas importantes: o Maracanã, palco da final da Libertadores 2020, também deu o fora do jogo. O Giuseppe Meazza, pela perda da licença de Inter e Milan, também não está no jogo. O lendário Palestra Itália, que até a edição anterior era a casa do Palmeiras, também acompanhou a equipe e saiu do PES 2021. Ou seja, na prática, em termos de licenciamento, compensa mais ficar em PES 2020.

E com a bola rolando?

A jogabilidade de PES 2021 segue com a mesma identidade do anterior, ou seja, oferece os mesmos acertos, mas também evolui, corrigindo alguns poucos erros. A essência, no entanto, está mantida. Jogar uma partida em PES 2021 e em PES 2020 é praticamente a mesma coisa.

Eu digo praticamente porque não houve nenhuma mudança significativa no jogo. Não há uma nova forma de marcação, de proteção ou finalização. eFootball PES 2021 traz, além de atualizações de elenco, pequenas mudanças no gameplay. A mais notável delas é que o jogo não é paralisado mais tantas vezes pela arbitragem, e a bola rola mais. É verdade que ainda há muitas faltas surreais sendo marcadas, principalmente se você joga com marcação dupla, mas diminuiu a quantidade.

O que ainda incomoda é o sistema de vantagem. Por muitas vezes a jogada prossegue, mas é a bola ser recuperada pelo adversário que é marcada uma falta lá atrás, na origem do ataque. Isso me chamou atenção de uma forma negativa, e foi algo que poderia ter sido corrigido.

eFootball PES 2021 SEASON UPDATE 1 pes 2021
eFootball PES 2021 Season Update continua com gráficos e uma iluminação excelente! (Imagem: Reprodução)

Mas eFootball PES 2021 parece oferecer dois modos de jogo distintos. Um engloba todos os modos tradicionais: Divisões Online, MatchDay, Exibição, Liga Master e afins. Nele, o jogo é mais cadenciado, em uma velocidade mais condizente. Mas é entrar no myClub que o cenário muda e as partidas ficam consideravelmente mais rápidas. Provavelmente é algo feito deliberadamente, para aumentar a competitividade, visto que é ali que está a única fonte de renda do jogo após a venda: as famigeradas moedas myClub.

Isso me incomodou profundamente porque o myClub foi um dos modos que eu mais joguei no PES 2020. Agora, com essa velocidade que considerei desbalanceada, passei para o Divisões Online, mesmo com todo o problema de rankeamento de partidas e times que ele oferece.

Eu já venho falando há algumas edições que o modo de pontos por vitória que são oferecidos por time desencorajam os jogadores a disputarem partidas com seus respectivos times do coração. Ao jogar online, vai ser muito comum enfrentar equipes europeias como Bayern, Juventus, Barcelona e PSG, os favoritos dos jogadores. É raro, mesmo em um servidor sul-americano/brasileiro, jogar contra equipes locais. Em mais de 35 partidas no modo, joguei três vezes contra o Flamengo e uma contra o Vasco.

Para mim, o Divisões Online deveria se inspirar no sistema do FIFA, abolir o sistema de “pontos por vitória” e criar um sistema de ranking em que os jogadores enfrentem times com nível de estrela semelhante. Por mais que você consiga jogar com adversários que, teoricamente, tem o mesmo nível que o seu, o desbalanceamento entre equipes nacionais e europeias é gritante, até porque os melhores jogadores do futebol nacional contam com pontuação 82 (Daniel Alves, Arrascaeta, Bruno Henrique, Gabriel Barbosa e Éverton Cebolinha).

eFootball PES 2021 SEASON UPDATE 06 10 2020 18 52 21 pes 2021
Enfrentar clubes europeus é o normal no Divisões Online de eFootball PES 2021 Season Update (Imagem: Reprodução)

Soma-se a esse fato um dos bugs que mais me incomoda desde PES 2020. Lewandowski e Luis Suárez são dois monstros, que eventualmente ganham quase todas as bolas lançadas com O/B do meio-campo. Não é um cruzamento. É como se, na saída de bola, os atacantes tocassem com L1/LB para o meia, partissem para o ataque e aguardassem o lançamento. Por algum motivo não explicado, a defesa fica parada, enquanto esses dois atacantes em específico passam rapidamente pelos zagueiros, e saem na cara do gol. Você pode tentar repetir a jogada com outro atacante, até mesmo Cristiano Ronaldo, que não terá o mesmo sucesso.

Por fim, o gameplay de PES 2021 ainda conta com os velhos problemas de troca de cursor, que nem sempre vai para o jogador que você quer (mesmo que você aponte para isso) e para a defesa, que no fim do jogo parece muito mais cansada que o ataque. Nas minhas estatísticas, foi muito alto o número de gols sofridos na reta final das partidas, porque as defesas inevitavelmente dão mais espaços. E não há nada que você possa fazer para corrigir isso, nem mesmo recuando a equipe ao máximo.

Vale a pena comprar eFootball PES 2021 Season Update?

Se você chegou até aqui, deve ter concluído que a resposta para essa pergunta é não. Só que não é bem isso. PES 2020 era muito divertido de se jogar e o PES 2021 mantém o nível do seu antecessor, entregando aquilo que realmente importa em um jogo de futebol: diversão, alguns xingamentos e bola na rede!

É verdade que o problema das licenças é um entrave, mas que é contornado pela própria empresa desde PES 2017 ao permitir que Option Files, criados pela própria comunidade, fossem adicionados ao jogo e “licenciassem” os times. Ou seja, você pode jogar com o Palmeiras, Inter e Milan licenciados, ou o Liverpool e toda a liga espanhola, desde que use um arquivo disponível na internet. São várias opções, gratuitas e pagas, que personalizam bastante o jogo. Afinal, o Bomba Patch segue 100% atualizado!

Os erros no gameplay são pontuais e, convenhamos, não afetam tanto o brilho do jogo, mas merecem ser citados. Então, se você está pensando em adquirir o PES 2021, minha sugestão é baixar a versão gratuita da edição 2020 e testar. Se te agrada, vá com tudo. Agora, se você ainda não se sentiu confortável jogando a franquia depois da edição do ano passado, é melhor deixar esse passar e aguardar pelo PES 2022. Sem querer (ou querendo), a KONAMI gerou uma enorme responsabilidade para si e o jogo do ano que vem será o “vai ou racha” da empresa no mercado .

eFootball PES 2021 SEASON UPDATE está disponível em formato físico e digital para PlayStation 4, Xbox One e PC, via Steam.

*Review elaborada em um PC equipado com GeForce GTX, com código fornecido pela Nuuvem.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Lucas Soares, Pizza Fria

Atualizado em 6 Out 2020.

Mais notícias

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV | Review

Jogos

Xbox Series X|S serão lançados no Brasil no dia 10 de novembro

Jogos

Mortal Kombat 11 ganha trailer focado em Rambo

Jogos

Spiritfarer | Review

Jogos

World of Warcraft abaixa seus preços no Brasil

Jogos

Assassin’s Creed Valhalla tem conteúdo do Season Pass revelado

Jogos
Guia da Semana Premium
Nosso conteúdo na melhor forma!

Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!