Guia da Semana

A Electronic Arts anunciou nesta última semana mais detalhes sobre dois modos de jogo de FIFA 23: o Pro Clubs e o VOLTA Football. O primeiro, há muito negligenciado pela desenvolvedora, parece finalmente receber a devida atenção nesta edição. Já o VOLTA irá contar com mais novidades, aprimorando o conteúdo observado nos últimos anos. Tudo isso foi trazido ao público por Richard Walz, diretor de design de jogos da EA para ambos os modos. Confira todos os detalhes abaixo!

Cross-play no Pro Clubs

Embora a equipe da EA tenha o desejo de lançar o cross-play para o modo Pro Clubs, ele ainda não será incluído no lançamento de FIFA 23. No entanto, torna-se relevante citar que, gradativamente o cross-play está sendo colocado na franquia, algo que se seguirá em FIFA 23. Os desenvolvedores reconhecem que a funcionalidade cross-play pode significar uma grande melhora para o modo Pro Clubs, aumentando o potencial do matchmaking e permitindo que amigos de diferentes plataformas da mesma geração joguem juntos.

Com a escala de um recurso tão importante, o objetivo da equipe de desenvolvimento é levar aos jogadores as melhores experiências possíveis. Desta forma, não é descartado que, no futuro, tanto o VOLTA e o Pro Clubs tenham suporte ao cross-play.

Pro Clubs em FIFA 23 e a experiência do VOLTA Football

Pro Clubs e VOLTA Football são ambos modos projetados para serem jogados com amigos, sendo possível compartilha experiências e momentos de diversão, além de muita competição. A principal diferença é que o Pro Clubs é onde você vai para uma experiência de futebol mais autêntica, e o VOLTA é onde você e seus amigos vão para relaxar em um modo onde tudo pode acontecer.

Este ano, a equipe de FIFA 23 anunciou que está criando recursos que aproximam as experiências dos dois modos para que, independentemente de como você e seus amigos se sintam jogando em um determinado dia, tenham a sensação de estarem progredindo. Suba nas classificações nos Pro Clubs ou batalhe entre si na variedade de Party Games no VOLTA Arcades e tudo será contabilizado para o seu avatar. Outra novidade é um elemento de serviço para o Pro Clubs por meio do Progresso de Temporada compartilhado entre Pro Clubs e VOLTA Football, para ganhar e desbloquear novos conteúdos para seu avatar durante todo o ano.

Jogue do seu jeito e evolua seu avatar

Jogos de habilidade

Um feedback comum recebido pelos dos jogadores do Pro Clubs é que o modo exige mais maneiras de jogar quando seus companheiros de clube estão offline. Com isso em mente, os desenvolvedores apresentaram a possibilidade dos jogadores levarem seu avatar para o campo de treinamento para treinar através dos jogos de habilidade que estarão presentes em FIFA 23. Tudo isso pode ser percebido nos vídeos a seguir, que apresentam os jogos de habilidade e outras novidades:

Através de 66 jogos de habilidade, os jogadores poderão ganhar XP para seu avatar, mas com um limite semanal. Além disso, poderão competir com os companheiros de equipe pelo direito de estar em primeiro lugar em cada uma das tabelas de classificação destes jogos.

Isso significa que, se o jogador tiver apenas alguns minutos para estar em FIFA 23, ainda poderá gastá-lo aprimorando habilidades enquanto progride e aumenta seu avatar. Quanto à quantidade de XP recebida, os desenvolvedores ainda estão ajustando os detalhes, mas quanto mais difícil o jogo de habilidade e quanto maior sua classificação, maior será o montante de XP recebido.

XP das equipes nas partidas de VOLTA Football

Todas as partidas de VOLTA Football, incluindo Arcades, agora renderão XP de crescimento de jogador do Pro Clubs. Desta maneira, você pode aumentar o nível do seu avatar acertando seus amigos com dodgeballs, vencendo-os no Foot Tennis ou marcando mais pontos em um de nossos novos jogos Arcade, Battle Buckets

Alterações de classificação e nivelamento

Para recompensar ainda mais a contribuição de um jogador para as partidas do Pro Clubs, uma gama mais diversificada de ações de jogabilidade concederá XP de Crescimento do Jogador e a quantidade de XP concedida por cada ação foi ajustada. Isso é para garantir uma distribuição mais justa de XP para os jogadores de apoio que contribuem para o sucesso sem colocar a bola no fundo da rede.

Aprendendo com o feedback que recebemos sobre o sistema de nivelamento de crescimento de jogador introduzido em FIFA 22, o Pro Clubs recebeu três comentários importantes sobre esse sistema.

  1. Maximizar o nível do jogador exigia muito esforço.
  2. A frequência de atualização parecia lenta; havia muito tempo entre melhorias significativas e acionáveis ​​do jogador.
  3. As vantagens foram desbloqueadas muito lentamente para permitir a experimentação.

Para responder a esse feedback, foram feitas as seguintes melhorias no sistema de nivelamento do FIFA 23:

  • A quantidade de XP necessária para passar de nível diminuiu consideravelmente.
  • A quantidade de XP necessária para atingir o nível máximo foi diminuída.
  • O nível máximo foi aumentado de 25 níveis para 100.
  • Os jogadores podem ganhar um máximo de 185 pontos de habilidade.
  • Todas as vantagens serão desbloqueadas ao longo dos primeiros 25 níveis. Além do nível 25, os jogadores continuarão a desbloquear mais slots de vantagens e ganhar mais pontos de habilidade.

Com essas mudanças de nível, seguidas pelas diferentes opções para ganhar XP no Pro Clubs, haverá mais variedade em como o jogador pode gastar seu tempo ao longo do ano.

Progresso de temporadas compartilhadas

Progressão de eventos sazonais

Sabemos que ser capaz de personalizar seu Avatar para trazer seu próprio estilo para o campo com seus amigos é muito importante. Como grupo, estamos muito orgulhosos de todo o conteúdo e opções que demos aos nossos jogadores no FUTEBOL VOLTA. Este ano é a vez dos Pro Clubs se juntarem à festa.

Seja no VOLTA Football (Arcades, Squads e Battles) ou no Pro Clubs (Drop-Ins, League, Cup e Amistosos), os jogadores ganharão os chamados Pontos de Temporada (SP) que contribuem para desbloquear novos equipamentos para seu jogador virtual. Os pontos sazonais ganhos contribuirão para o mesmo sistema de progressão de eventos sazonais compartilhado entre os dois modos. Os eventos sazonais continuarão a funcionar da mesma maneira e com a mesma cadência de seis semanas que funcionavam no VOLTA Football para FIFA 22. Isso significa que a cada temporada, haverá novos conteúdos para serem recebidos e desbloqueados.

Os jogadores do Pro Clubs ganharão recompensas SP e Moedas VOLTA com base em seu desempenho (classificação da partida, com um bônus por ser o ‘jogador da partida’) e no resultado da partida (vitória, derrota, empate). Um resumo das recompensas agora pode ser encontrado na sequência pós-jogo do Pro Clubs.

A progressão de eventos sazonais pode ser rastreada por meio do painel de eventos sazonais dentro dos Pro Clubs e dos hubs VOLTA Football, que também o alertarão quando você tiver uma recompensa esperando para ser reivindicada. Todas as recompensas devem ser reivindicadas manualmente e de dentro do VOLTA FOOTBALL. Para os jogadores do Pro Clubs, isso significa que eles precisarão navegar até o VOLTA Football, o que pode ser feito convenientemente por meio de um link direto de dentro do Pro Clubs Hub.

O jogador também receberá ganhará Moedas VOLTA para gastar na Loja VOLTA. Vá para a Loja VOLTA para desbloquear esses itens compartilháveis. Os itens compartilháveis ​​são indicados pelo logotipo VOLTA FOOTBALL e Pro Clubs na imagem do item. Vale ressaltar que nem todos os itens da VOLTA Shop são equipáveis ​​em Pro Clubs.

fifa 23
Imagem: Divulgação

Customização

No Pro Clubs, o jogador poderá desbloquear tatuagens, acessórios faciais, botas, penteados e opções de personalização de pelos faciais. No VOLTA Football, a equipe está aumentando a diversão e continuando a ultrapassar os limites com fantasias completas, roupas neon e pintura facial, enquanto também trabalhamos com designers muito empolgantes para entregar conteúdo a cada temporada.

Cada temporada trará novos equipamentos para Pro Clubs e jogadores VOLTA, que poderão ser desbloqueadas através da Progressão Sazonal e da Loja VOLTA.

Mudanças na jogabilidade

HyperMotion 2 + Experiência Matchday (disponível apenas para PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC e Stadia)

O Pro Clubs e o VOLTA FOOTBALL obtêm todos os benefícios do trabalho árduo das equipes de Gameplay e Matchday Experience. Algumas das melhorias favoritas que chegam aos modos são o novo AR Replay System, que transforma um grande êxito com seus amigos em um momento inesquecível. Em segundo lugar, o campo, que está incrível e com mais qualidade, sendo considerado pela equipe um dos melhores na franquia.

Vantagens

Quatro novas vantagens baseadas em jogador foram adicionadas em FIFA 23, permitindo que o jogador refine e customize ainda mais seu estilo de jogo.

Aqui estão as quatro novas vantagens e o que elas fazem:

  • Vantagens de ataque
    • Caçador: Aumenta sua finalização geral (incluindo reforços para voleios, finalização e precisão de cabeceamento) quando dentro da área.
  • Vantagens de criação de chances
    • Passes leves: Aumenta a capacidade de seus companheiros de equipe de prender e controlar seus passes.
  • Vantagens defensivas
    • Interceptador: Melhora sua capacidade de interceptar e atrapalhar os passes e chutes de sua oposição ao defender e perto da bola.
    • Perseguição: Aumenta o seu ritmo ao defender imediatamente após uma perda de posse. A vantagem será desativada após 40 segundos no jogo se você não tiver recuperado a posse.

Drop-Ins

Em uma tentativa de tornar os Drop-Ins uma experiência mais rápida e envolvente, o Pro Clubs Drop-In passou por algumas mudanças em FIFA 23. Mais notavelmente, a duração da metade foi reduzida para quatro minutos e as partidas seguirão para a prorrogação do Gol de Ouro em caso de empate no final dos 90 minutos. As partidas não irão para os pênaltis ao final de dois períodos de Gol de Ouro e, em vez disso, a partida terminará empatada.

Para refrescar a experiência de jogo, os jogos Drop-In agora serão disputados em vários estádios, e as equipes usarão kits de uma seleção de novos designs Drop-In. Esses kits e estádios irão girar para garantir que o ambiente em que você joga nunca fique velho.

Prêmios pós-jogo

Novos elogios pós-jogo reconhecem os cinco melhores desempenhos, atribuindo-lhes categorias estatísticas de topo, como mais tackles, maior distância percorrida e muito mais para celebrar os jogadores por seu desempenho geral.

fifa 23
Imagem: Divulgação

Atualizações do VOLTA Football

Lembre-se de que, juntamente com as melhorias nos fliperamas, esquadrões, estádios e habilidades exclusivas, você poderá aumentar o nível do Pro Clubs Pro e do VOLTA Pro jogando partidas sozinho ou com amigos.

Atualizações de jogos de arcade

Jogos novos e atualizados oferecem mais maneiras de lutar contra amigos. Além disso, o som da multidão foi aprimorado, novos adereços, bolas coloridas dinamicamente, novos efeitos sonoros e muito mais trazem mais emoção cada vez que você entra nos jogos Arcade do modo VOLTA. Também foram aprimorados todos os 16 jogos presentes em FIFA 22.

Haverá seis novos Arcade Games no lançamento:

  • Rei do drible: Fique dentro do círculo em movimento, coletando troféus e evitando obstáculos. Se você sair do círculo, você é eliminado.
  • Percurso de obstáculos: Corra até o final de um campo cheio de obstáculos e marque um gol antes de qualquer um de seus oponentes.
  • Golfe de pé: É como o golfe, mas com gols… e chutes. Marque um gol na rede dada com o menor número de chutes possíveis.
  • Quatro quadrados: Quando a bola vier em sua direção, chute-a em qualquer um dos quadrados de seus oponentes. Se ele quicar no seu quadrado duas vezes ou se você chutá-lo para fora dos limites, você é eliminado.
  • Baldes de batalha: Lute contra os adversários um a um para ganhar a posse da bola e, em seguida, jogue-a em um balde no centro do campo para reivindicá-la para seu time. Reivindique o maior número de baldes para ganhar.
  • Capturar a bola: Assim como capturar a bandeira. Roube a bola da área “base” do seu oponente e traga-a de volta para a sua.

Novos estádios enormes

Continuar a evoluir a experiência de jogo de equipes é extremamente importante para todos, por isso a EA introduziu um novo estádio ‘extra grande’, trazendo algumas mudanças importantes:

  • Mais espaço: O estádio é cerca de 10% maior do que os grandes estádios anteriores. Isso pode não parecer muito, mas achamos que é o ponto ideal entre ser pequeno e ter tempo e espaço suficientes para pensar e reagir. Os 10% adicionais significam que há mais espaço para dar um toque e identificar a corrida do seu amigo. Também há mais espaço depois de driblar alguém para levantar a cabeça e fazer um passe ou arremessar.
  • Redes maiores: Fizemos nossas redes muito maiores para recompensar melhor a habilidade ao mirar durante as oportunidades de pontuação. No passado, o tamanho relativo dos goleiros em relação às redes menores tornava muito mais difícil encontrar uma abertura, mas agora com redes maiores, você verá mais variedade na marcação de gols, com mais diversidade nos chutes e física da bola mais variada.
  • Paredes mais altas e saltitantes: Aumentamos a altura e a elasticidade das paredes para dar a você mais criatividade na criação de jogadas. Nos anos anteriores, a altura das paredes e o material das cercas de arame tornavam o ambiente difícil de utilizar para fazer jogadas incríveis. Com mudanças no material e altura das paredes, temos certeza de que você fará mais gols incríveis com seus amigos.

Atualização de habilidade de assinatura

Foi adicionada também a habilidade Take Flight Signature, que permite que o jogador supere seu oponente para ganhar bolas aéreas ou marcar chutes de bicicleta espetaculares. Também foram aprimoradas as habilidades características, as tornando ainda mais poderosas. Desta forma, você verá o jogador rival reagindo a um carrinho forte ou a uma bolada.

Sobre FIFA 23

No início de julho, a Electronic Arts divulgou detalhes sobre FIFA 23, que ficará disponível mundialmente em 30 de setembro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC, via Steam, Epic Games Store e Origin, com crossplay entre consoles next-gen e PC, apresentando atualizações para sua inovadora tecnologia de jogabilidade de última geração HyperMotion2, que eleva cada momento em campo e muito mais.

Com 300 parceiros licenciados individuais, dando aos jogadores e jogadoras acesso a mais de 19.000 atletas de 700 times, 100 estádios e mais de 30 ligas ao redor do mundo, o FIFA 23 é o lugar onde você pode jogar em competições icônicas como a UEFA Champions League, a UEFA Europa League, a novíssima UEFA Europa Conference League, a Premier League, a Bundesliga, a LaLiga Santander, a CONMEBOL Libertadores, a CONMEBOL Sudamericana e, agora, como a Juventus na Série A.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 15 Ago 2022.