Guia da Semana

Freedom Planet 2 é a sequência do homônimo jogo de plataforma em 2D lançado em 2014. O game foi criado pela GalaxyTrail, desenvolvedora independente responsável também por Grapple Force Rena, licenciado e publicado pela XSEED Games, que nos trouxe títulos como Granblue Fantasy Relink e Story of a Seasons, A Wonderful Life.

Lançado originalmente para PC em setembro de 2022, o game está em sua versão 1.2.5r, e chega no dia 4 de abril para os consoles Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series S|X. O título, que conta com forte inspiração nos jogos do Sonic, o icônico mascote da Sega, volta com as três personagens do primeiro game, e inclui Neera Li, antiga rival que se aliou para somar forças com as heroínas.

Regresse ao mundo vibrante de Avalice para combater uma ameaça antiga, adentre nesta aventura frenética em estágios com plataformas que te oferecem ação dinâmica e emocionante, e uma jogabilidade refinada. Quer saber como Freedom Planet 2 ficou no console mais poderoso da atual geração? Então já sabe né colega, dê aquela pausa rápida, vai na cozinha buscar aquele coado quentinho, e venha curtir comigo nessa análise antecipada e cheia de ação no Pizza Fria!

Incidentes misteriosos em Avalice

Há três anos, no planeta Avalice, uma grande espiral de estrelas pôde ser vista do arquipélago Parusa. Enquanto isso ocorre, bem no fundo do oceano, próximo à costa da ilha, Merga, a impiedosa dragoa aquática, é vista sendo liberta de sua prisão de cristal, e quando alcança uma enseada próxima, libera um furioso rugido de vingança.

Simultaneamente, em um vale a nordeste de Parusa, Lilac e Carol estão em uma perseguição frenética, indo atrás do Proto Pincer, no vale dos dragões. Ao voltar para casa da árvore, encontram seu lar totalmente destruído por um robô desconhecido, uma briga com a outra, por não tomar conta da casa, e em seguida, concordam que devem dar um pulo no laboratório de sua aliada, Milla, para entender melhor esses ataques misteriosos.

Freedom Planet 2
Merga, a impiedosa dragoa aquática, é vista sendo liberta de sua prisão de cristal, e libera um furioso rugido de vingança. (Imagem: Reprodução)

Logo em seguida, as meninas são visitadas por Lady Neera, informando-as de que foram convocadas para uma audiência no palácio real de Shang Tu, e seguem em direção ao local, onde recebem a importantíssima missão dada pelo próprio mestre real, de recrutar lutadoras capazes de conter os misteriosos ataques recentes e descobrir suas origens, oferecendo uma recompensa pelo sucesso da missão. E assim, com a ajuda de Lady Neera, as três amigas de longa data, partem em suas jornadas.

O gameplay básico de Freedom Planet 2

Freedom Planet 2 é um jogo de plataforma em 2D com a jogabilidade simples, bastante precisa e responsiva, que exige do jogador pensamento rápido para agilidade nas ações. Tendo dito, com o analógico esquerdo ou direcional, controlamos nossa heroína, X é o botão de salto, e pressionando ele novamente, usamos um pulo duplo.

O botão círculo, aciona o golpe especial, que utiliza a barra de energia do seu personagem, essa barra se completa com o passar do tempo, ou à medida que você coleta cristais, pressione o botão quadrado para atacar, e se for pressionado, para cima no direcional, e o botão de ataque, seu personagem dará um gancho, sendo impulsionado para cima.

Freedom Planet 2
Um comando para guarda foi adicionado, deixando os combates de Freedom Planet 2 ainda mais dinâmicos. (Imagem: Reprodução)

Por fim, a grande novidade na mecânica em Freedom Planet 2 foi a inclusão para um comando de guarda, pressione o botão triângulo no momento certo para ficar invulnerável a dano.

Dificuldade, personagens e suas particularidades

Em Freedom Planet 2, podemos optar por três diferentes níveis de dificuldade, iniciante, onde você terá guarda automática e continues custando 50 cristais, além de modificadores para facilitar sua jornada; o modo normal, com continues custando 500 cristais, sem autoguarda nem modificadores; e o modo expert, onde você receberá o dobro de dano, e não poderá reviver, sem autoguarda e com continue a 500 cristais.

Quanto às heroínas, além das três conhecidas do primeiro jogo, você poderá optar por uma quarta, e cada uma delas possui suas próprias características, história, e diferenças de jogabilidade. Lilac, é a dragoa, é uma personagem do tipo velocidade, seus golpes são, ciclone dragão, com X, chicote de cabelo com quadrado, impulso de dragão com círculo e guarda mais traço intermitente, com triângulo. 

Já Carol, a gata selvagem, é um personagem do tipo lutador, ataca com X, usa o combo de garras com quadrado, o disco de salto com círculo e defende com triângulo. Milla, a cão de caça, é uma personagem do tipo explorador, seus golpes são, o puppy float com X, combo guindaste com quadrado, barreira com círculo e o invocar cubo com triângulo.

Freedom Planet 2
Lilac é rápida, e possui a extraordinária habilidade impulso de dragão. (Imagem: Reprodução)

Por fim, a Neera, a cavaleira gélida, uma personagem do tipo poder, que pode utilizar o pulo duplo com X, o bastão de gelo com quadrado, as artes geladas com círculo, e o foco, pressionando o triângulo.

Desempenho e audiovisual de Freedom Planet 2

Freedom Planet 2 dá aula no quesito artístico, com seus belíssimos gráficos pixelados, e uma paleta de cores ricas e muito bem definida. Seus cenários são variados e muito bem construídos, alternando trechos em alta velocidade com loopings e boosts, e outros de exploração, com caminhos alternativos e colecionáveis para você procurar.

Além disso, o game conta com majestoso toque do artista conceitual e designer de personagens, o chinês, Tyson Tan, especialista em animais robóticos, sendo possível perceber a evolução da construção dos personagens do primeiro para o segundo game da GalaxyTrail.

Freedom Planet 2
A dublagem de Freedom Planet 2 está excelente, deixando apenas a desejar na falta de legendas com localização para o Português do Brasil. (Imagem: Reprodução)

Quanto aos desempenho, o game roda extremamente bem no console mais poderoso da Sony, não tive problema algum com bugs ou gargalos, tudo aqui é bem rápido, e consegue realmente passar essa sensação ao jogador. A trilha sonora, assim como os efeitos sonoros são excelentes, as músicas contagiantes e frenéticas compõem perfeitamente as fases em alta velocidade, lembrando aquele sintetizador delicioso do clássico Megão, remetendo aos clássicos Sonic The Hedgehog do console da Sega.

A dublagem por sua vez está impecável. Os personagens por si só já são bem expressivos durante os diálogos, porém, com nomes de peso como Christopher Sabat, dublador de Roronoa Zoro em One Piece, e All Might de My Hero Academia, Morgan Berry, a voz de Renly de Sword Art Online: Alicization, e Sarah Anne Williams, a voz de Lisbeth no filme Sword Art Online: Ordinal Scale, é fácil perceber o temperamento, e as emoções de cada um dos personagens, deixando a desejar apenas, na falta de legendas com localização para o português do Brasil.

Vale a pena comprar Freedom Planet 2?

Sem dúvidas alguma, vale a pena jogar Freedom Planet 2. O índie é rápido e bonito, possui uma história rica e divertida, estágios divertidos de se explorar, personagens carismáticos e muito bem construídos, com uma excelente dublagem que realmente consegue te passar a emoção dos personagens, o que senti falta mesmo, foi apenas da localização das legendas para o nosso português do Brasil.

Quanto à campanha de Freedom Planet 2, é extremamente divertida, e conta com 30 fases diversificadas para exploração, quatro personagens jogáveis, com mecânicas totalmente diferentes, além de um modo clássico, desbloqueado após o término da campanha, e o Boss Rush, para você detonar novamente os chefões, o que aumenta consideravelmente o fator replay.

Freedom Planet 2 chegará para Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4 e PlayStation 5 no dia 4 de abril. Por enquanto, a versão de PC, via Steam, pode ser adquirida por R$ 47,49, com 10% de desconto adicionais até o dia 11 de abril.

*Review elaborada em um PlayStation 5, com código fornecido pela XSEED Games.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Filipe "Bdama" Villela, Pizza Fria

Atualizado em 8 Abr 2024.