Guia da Semana

Continuando as análises da Halo: The Master Chief Collection, seguimos para Halo 2: Anniversary. O game chega totalmente otimizado para PC, trazendo uma edição incrivelmente remasterizada do jogo original, Halo 2, lançado em 2004 para Xbox. Contudo, vale lembrar que a edição Anniversary, que é a versão base desse jogo, é de 2014, sendo lançada para Xbox 360 e só agora portada para computadores via Steam e Microsoft Store.

De qualquer maneira, como todo remaster, ficamos todos extremamente curiosos pra saber se o resultado é realmente aprimorado, sobretudo nos gráficos e, mais do que isso, se a experiência é tão divertida quanto no passado. Porém, eu infelizmente não vivenciei a série Halo no período de origem, mas fiz uma breve pesquisa na internet para tentar colocar vocês à par de tudo.

A continuação da história…

Antes de mais nada, vale ressaltar que o título dá continuidade aos fatos ocorridos na história de Halo: Combat Evolved. Sendo assim, logo após a destruição de Halo, a humanidade parece experimentar o pequeno prazer da vitória, buscando condecorar seus heróis. Mas isso dura muito pouco. Sedento de vingança, os Covenant acham a localização da Terra e, assim, lançam um ataque surpresa. Mas, por subestimarem os inimigos, eles são surpreendidos pela CSNU e são obrigados a fugir para o espaço. E aí, nosso herói Master Chief, ao perseguir implacavelmente seus inimigos, descobre que eles haviam encontrado um outro anel Halo. Por fim, muitos segredos surgem, assim como inesperados aliados.

Sem me delongar para não dar nenhum spoiler, Halo 2: Anniversary permite que os jogadores vivenciem o outro lado da história. Isso ocorre a partir do momento em que a perspectiva do jogo toma o outro lado, nos colocando para controlar Thel ‘Vadamee, conhecido no jogo como o Árbitro, um Elite Covenant a serviço dos Profetas e suas maquinações políticas. Isso traz uma profundidade incrível para a história, indo bem além da imagem do antecessor, desconstruindo a simplista narrativa de “heróis” e “vilões”. Concluindo, neste ponto o jogo ganhou meu coração, contando muito bem a história a partir de cutscenes belíssimas e, claro, através de seus personagens cativantes.

halo 2 anniversary
Master Chief volta mais incrível do que nunca! Imagem: Divulgação.

As melhorias em Halo 2: Anniversary

Halo 2 Anniversary, como as últimas duas versões, também está totalmente otimizado para PC. Além disso, conta com gráficos aprimorados, algo explícito tanto nas cutscenes, quanto no decorrer do gameplay, o que traz o jogo pra mais próximo da nossa realidade. Inclusive, ressalto que as cenas remasterizadas são maravilhosas e dão um up na história que, se comparada ao que foi visto em Halo: Combat Evolved Anniversary, é infinitamente superior. Mas, voltando ao assunto, essa melhoria gráfica suporta resoluções em até 4K UHD e mais de 60 FPS. Outras configurações para PC incluem também um suporte personalizável para mouse e teclado, muito mais apurado, personalização de FOV e alguns outros detalhes, seguindo também os aprimoramentos da série.

E, até então, Halo 2: Anniversary apresenta os melhores gráficos. Já a campanha do jogo segue a mesma, permitindo que você jogue com o famoso Spartan-117, o Master Chief e, pela primeira vez, com o Árbitro, um Covenant destemido. Sendo assim, tal como no original, é possível de se experimentar a trama com um aprofundamento muito maior. Vale lembrar também que, na questão visual, é possível alternar entre os gráficos remasterizados e os da campanha original. O famoso modo multiplayer oferece 7 mapas remasterizados de Halo 2: Anniversary e 25 mapas da versão original de Halo 2, contando com um sistema de progressão atualizado, seguindo uma espécie de “padrão” da coleção. No mais, a jogabilidade segue o padrão da série, embora tenha passado por algumas melhorias. Nesse ponto, pelo menos os 3 jogos seguem um gameplay muito similar, sendo “familiar” para quem transita entre um e outro.

halo 2 anniversary
Os gráficos não são de última geração, mas a diversão é certa! Imagem: Divulgação.

Vale a pena comprar Halo 2: Anniversary?

Halo 2: Anniversary é um jogo que me surpreendeu muito, até em comparação com os padrões de alguns títulos atuais. Digo isso não só por sua jogabilidade ser divertida, mas também pelo nível de desafio apresentado. Sua narrativa, que coloca o jogador para controlar Master Chief e o Árbitro, além de ser muito bem contada, traz cutscenes incríveis. E, por fim, o jogo segue com personagens muito cativantes que aparecem nos momentos mais inusitados. Ainda falando sobre a história, o título também conta com terminais que a aprofundam ainda mais. Todavia, tanto esses vídeos, quanto os diálogos in-game não são legendados, o que é um problema. Mas, no geral, as cenas são legendadas, não deixando o jogador perdido nos eventos. E, para concluir, o multiplayer, embora aprimorado segue um modelo bem próximo do antecessor, com diversas armas, veículos e muita ação.

Seja para fãs de longa data ou novatos como eu, Halo 2: Anniversary é um jogo divertido, bem executado e com um ótimo enredo. Particularmente, achei que ele transcendeu a questão dos gráficos, tão requisitada pelos jogadores da atual geração. Particularmente, acho esse detalhe importante, mas seria injusto torná-lo o único e principal parâmetro de análise. Portanto, para quem já jogou, vale a pena se divertir pelas quase 9 horas de campanha e relembrar os tempos passados no modo multijogador. Já para os novatos, é uma excelente experiência, sobretudo para os amantes de ficção científica e ação. Sendo assim, recomendo o título, que traz uma experiência divertida, desafiadora e gratificante aos jogadores.

E posso adiantar uma coisa: o final intrigante da história te faz querer mais! Portanto, estou muito ansioso pela chegada de Halo 3, próximo título a ser lançado pela Halo: The Master Chief Collection, ainda sem data definida.

*Review elaborada no PC, com código fornecido pela Microsoft.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 27 Jun 2020.