Guia da Semana

Mesmo com a pandemia da COVID-19 atrasando a temporada deste ano, Madden NFL 21 está de volta! A Electronic Arts promete trazer no novo título diversas inovações, enfatizando o Face of Franchise, modo de carreira introduzido no ano passado que, nesta versão se expande ainda mais, além de novas experiências e recursos como o novo modo The Yard, e o X-Factor 2.0, responsável pela habilidade dos principais jogadores, que são cotados como grandes trunfos para aprimorar ainda mais o jogo.

Mas será que a nova versão realmente entrega uma considerável mudança na franquia? Ou apenas acrescenta um “tempero” a mais no que foi visto na versão anterior? Confira isso e muito mais nesta análise do Pizza Fria!

A relação recente entre os brasileiros e o futebol americano

Antes de mais nada, é interessante falar do futebol americano no Brasil. Em nosso país, o esporte vem sendo cada vez mais assistido, graças às transmissões ocorridas em canais esportivos, o que é ótimo. No entanto, ainda está muito distante da paixão nacional, o futebol (com a bola nos pés, é claro). Mas o que pouca gente sabe, é que temos diversos campeonatos de futebol americano em terras tupiniquins! Sim! Inclusive o maior deles, o Campeonato Nacional de Futebol Americano, começou em 2009 e é disputado anualmente, tendo em diversos jogos transmissão ao vivo! Porém, tal como a NFL, o torneio também foi adiado por conta da pandemia.

De qualquer forma, pela pouca familiaridade com as regras e a quantidade excessiva de botões e ações que se ocorrem durante as partidas de Madden NFL 21, muita gente se assusta e passa longe do título. Ah, e é claro, há a relevante questão do preço, que afasta ainda mais os curiosos. Para se ter ideia, a versão padrão do game custará R$ 299,00 (sim, em negrito!) para PC e consoles, o que é um tanto quanto assustador. Mas vamos ignorar isso por enquanto e tratar do jogo em si.

madden nfl 21
Madden NFL 21 traz os jogadores reais da liga norte-americana. Imagem: Divulgação

Jogabilidade e dificuldades: dá pra gente jogar?

Mas, se mesmo ao ver o valor exorbitante do jogo, você que é fã do esporte e quer se arriscar nos campos virtuais, eu adianto uma coisa: a jogabilidade de Madden NFL 21 é bem democrática. Sim… sua jogabilidade divide-se em três estilos distintos: Arcade, Simulação e Competitivo. Confira abaixo o que cada um se propõe:

  • Arcade: Como o próprio nome já sugere, esse modo reduz drasticamente o realismo do jogo, o tornando mais fluído e simplificado, com menos faltas e, consequentemente, mais pancadas. Portanto, espere por mais descidas neste modo, e consequentemente muitos pontos e jogadores lutando de igual pra igual, onde os ratings não são levados tão à risca.
  • Simulação: Este modo leva em conta os ratings dos jogadores e equipes. Além disso, a jogabilidade conta com um maior realismo ao marcar faltas e outros acontecimentos em campo, como as conhecidas flags, paninhos que são jogados pelos diversos juízes do jogo para marcar uma irregularidade
  • Competitivo: O modo competitivo é o estilo usado em partidas online, como no modo Ultimate Team. Ele fica entre a Simulação e o Arcade, e como o próprio jogo diz, requer dos jogadores um bom controle dos sticks, ou seja, dos comandos do jogo.

Ao jogar cada um dos três modos, é possível perceber em qual deles você se sairá melhor. Caso você tenha dificuldade, o melhor deles é, sem sombra de dúvidas o Arcade. Mas, se você gosta de disputar online (o que é um problema para nós brasileiros, já que existem poucos jogadores por aqui), o modo Competitivo é o melhor. Por fim, o simulação é feito para os mais detalhistas, que conhecem bem as regras do jogo. Mas além disso, Madden NFL 21 oferece seus níveis dificuldade, que balanceiam ainda mais as partidas.

madden nfl 21
Os jogos são disputados em cada detalhe em Madden NFL 21. (Imagem: Divulgação)

Mesmo sem conhecer tanto das táticas, eu viciei no jogo graças ao seu detalhado tutorial que ensina quase todos os movimentos do jogo, o que é um baita adianto para conhecer as mecânicas do game. Ah, e sobre as formações em partida, fique tranquilo: você terá um time de Coaches que lhe auxiliarão, sugerindo táticas pré-definidas dos playbooks das equipes. Ou seja: o jogo é pra todo mundo, só basta ter um pouco de paciência para começar a jogar e tá tudo certo. É emoção garantida!

Madden NFL 21 aprimorou a jogabilidade ao se comparar com a versão anterior, trazendo um reformulado X-Factor 2.0. Porém, no geral, muitas das mudanças em campo passam despercebidas. Isso pode ser bom pra alguns e ruim pra outros. Eu me senti confortável ao retornar à franquia e logo peguei o jeito da coisa, sobretudo com os tutoriais bem explicativos, coisa que eu sentia falta.

madden nfl 21
Lute até a última jarda em Madden NFL 21. (Imagem: Divulgação)

Modos de jogo

Madden NFL 21 traz modos já conhecidos e, além disso, acrescenta novidades. O já conhecido Face of the Franchise teve aprimoramentos para trazer aos jogadores a oportunidade de ser um quarterback, wide receiver ou running back, começando desde o high-school (o ensino médio norte-americano), passando pelo college (faculdade) até chegar no Draft e, consequentemente, na Liga. Além disso, o título traz um novo modo campanha de carreira de documentário jogável. O futebol universitário foi expandido, contando agora com com duas temporadas e duas chances de vencer o campeonato, ao jogar por uma das 10 faculdades disponíveis.

O Franchise, modo mais similar a um “modo carreira”, coloca você para ser o dono do time, treinador ou jogador, podendo jogar online sozinho, com amigos ou com outros fãs do modo, sendo uma experiência de controle total com 100 horas de experiência onde você deverá participar de todos os jogos, tal como na temporada original.

madden nfl 21
Brilhe nos modos Franchise e Face of Franchise. (Imagem: Divulgação)

O Ultimate Team, modo que é uma febre nos jogos da EA (inclusive rendendo uma grana altíssima), apresenta uma série de desafios singleplayer que rendem premiações, um mercado de cartas agitado e diversos modos de jogo contra outros jogadores online. O modo Superstar KO, lançado após o lançamento de Madden NFL 20, e que continua em Madden NFL 21. Este modo apresenta um jeito rápido de jogar online contra outros jogadores em partidas 1v1, 2v2 e 3v3. Nele, você escolhe a sua equipe a partir do draft de estrelas, onde somente o touchdown importa em partidas bem mais curtas que o normal. É a famosa “pelada dos famosos” que ocorre em todo final de temporada aqui no Brasil.

No entanto, há um novo modo em jogo em Madden NFL 21: o The Yard. Ele traz a mais nova forma de experimentar o futebol americano virtual da franquia Madden, com um estilo de jogo Arcade que os fãs tanto gostam. Construído para trazer diversão e dinamismo na franquia, ele permite com que os jogadores estejam no centro de tudo, escolhendo a aparência do seu jogador, suas próprias roupas e níveis de progressão. Além disso, permite com que joguem sozinhos ou em equipe com amigos para enfrentar a CPU ou outro jogadores em modos multijogador 1v1, 2v2 ou 3v3.

Gráficos, sons e imersão

Os gráficos de Madden NFL 21 seguem muito similares aos da versão anterior, não sendo tão perfeitos para um jogo esportivo. No entanto, trazem fidelidade nas faces e detalhes presentes em cada jogador. Isso por si só já é uma grande coisa para os fãs do esporte. Ao longo de diversas cenas, diálogos ocorridos entre uma partida e outra, comemorações, discussões e sobretudo modo Face of Franchise, a imersão é levada a um nível bem interessante. Para se ter uma ideia, os gráficos do jogo são muito parecidos com o que é visto na franquia FIFA. Ou seja, essa parte atende muito bem no que se propõe. Mas uma questão paira no ar: será que a próxima geração terá muita diferença? Só descobriremos futuramente…

Mas voltando para o quesito imersão, a Electronic Arts se atenta aos detalhes mais minuciosos do licenciamento da NFL, que são colocados em perfeita sintonia, de tal forma com que você, ao entrar em uma partida, se sentirá dentro de uma transmissão tal como nos canais de esporte. A narração, mesmo que em inglês, é incrível e narra cada detalhe ocorrido em campo, além das curiosidades sobre jogadores e times e a explicação de algumas das regras básicas do esporte. O que a EA faz com Madden NFL 21 poderia muito bem ser feito em FIFA, mas aí é outra história…

madden nfl 21
Olha a qualidade desse estádio… (Imagem: Divulgação)

Vale a pena comprar Madden NFL 21?

Sinceramente, não há como falar de Madden NFL 21 sem citar novamente o seu preço surreal de R$ 299,00 nas versões para PlayStation 4, Xbox One e PC, via Steam e Origin. Mesmo com a EA anunciando recentemente que os jogadores que adquirirem Madden NFL 21 (apenas na versão digital) nesta geração, poderão atualizar sua cópia assim que tiverem o console de próxima geração correspondente sem nenhum custo extra, nada justifica o alto valor. E assim fica ainda mais difícil emplacar esse esporte eletrônico no Brasil.

Embora o título tenha incrementado algumas coisas ao aprimorar o Face of Franchise, e o X-Factor 2.0, e adicionar o modo o The Yard, no quesito jogabilidade, pouca coisa foi alterada, dando uma sensação de estagnação à franquia. Ao somar isso ao seu alto preço, torna-se ainda mais complicada a ideia de comprar o título em seu lançamento. Mas, ao ignorar totalmente esse “detalhe”, Madden NFL 21 segue tendo bastante qualidade na simulação de um esporte incrível como o futebol americano. A imersão segue como ponto alto e seus novos e reformulados modos acrescentam alguma sobrevida ao título. Todavia, é uma pena que poucas pessoas o joguem no Brasil, algo que torna os modos online mais lentos por conta da distância, algo que compromete a qualidade final das partidas.

Concluindo, se você é MUITO fã de futebol americano, Madden NFL 21 pode garantir uma boa diversão para você, mas não há nenhuma grande mudança no gameplay ao se comparar com a versão do ano passado, tendo apenas alguns incrementos. Se você for um curioso, sugiro que espere o preço baixar, pois seu valor cheio é assustador para o mercado brasileiro, sobretudo em um período complicado como o que estamos vivendo. De toda forma, o título vale a pena, apesar dos pesares.

*Review elaborada em um PlayStation 4 Pro, com código fornecido pela desenvolvedora.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 13 Set 2020.