Guia da Semana
Jogos
Por Sérgio Barbosa, Pizza Fria

Main Assembly | Preview

Desenvolvido pela Bad Yolk Games, desenvolvedora indie criada por veteranos da indústria AAA, chega hoje ao acesso antecipado Main Assembly..

Desenvolvido pela Bad Yolk Games, desenvolvedora indie criada por veteranos da indústria AAA, chega hoje ao acesso antecipado Main Assembly. O jogo coloca os jogadores no controle de um drone, uma nova geração de IA avançada e uma esfera. A proposta é projetar e construir robôs, sem qualquer restrição!

Publicado pela Team17, que já trouxe diversos games independentes de sucesso como Overcooked e Worms, nós tivemos a oportunidade de experimentar o game e começamos a contar agora nossas primeiras impressões sobre o jogo! Pronto?

Logo de cara, é visível que Main Assembly entra no que parece ser uma onda recente de jogos que buscam explorar ao máximo a criatividade do jogador. Trazida em jogos como Dreams e Trailmakers, essa proposta de jogo tira o foco da competitividade, e assim aflora a cooperatividade e capacidade de criação dos jogadores.

No título, a criatividade é colocada à prova na criação de “robôs” (como são chamados no jogo), que nada mais são do que veículos, os quais seu “drone” (um robozinho esférico flutuante) irá pilotar. Dessa forma, é possível criar praticamente qualquer coisa a partir de um robô. Carros esportivos, tratores, motos, aviões, até máquinas nem um pouco convencionais, como um robô aranha ou até uma máquina de lavar, por exemplo. Pode parecer bizarro, mas é surpreendente o que se pode encontrar na comunidade do jogo.

A ferramenta de criação de Main Assembly

Todo o processo de criação é bem simplificado e intuitivo. Depois de um tempo lutando com a interface, bastou uma rápida passagem pelos primeiros tutoriais para que eu pudesse começar a arriscar meus primeiros robôs. E realmente, são poucos blocos pré definidos do que fazer, assim há total liberdade para ir a qualquer direção.

A estrutura dos robôs é montada unindo pontos, hastes e placas, assim como em uma estrutura real. Para enfim dar o movimento, podem ser inseridos os motores, rodas, pistões e dobradiças.

Main Assembly
Um robô sendo montado (Imagem: Divulgação)

Fácil de aprender, mas (quase) impossível de dominar

Depois de aprender a utilizar as ferramentas e entender o que era preciso para criar os robôs, veio a frustração. Afinal de contas, não é nem um pouco fácil construir um carro esportivo do zero, por exemplo, montando todo seu chassi, estrutura e aerodinâmica, a não ser que você seja um engenheiro experiente. Imagine só um avião, ainda por cima.

Dessa forma, não demora até o nível de complexidade da criação do jogo começar a assustar, e ocasionalmente desanimar o jogador. Isso acaba levando a acreditar que o game tem um foco muito grande no público mais especialista ou apaixonados em criações mecânicas. Mas, assim como nos outros jogos do gênero, essa barreira pode ser quebrada (ou ao menos amenizada) investindo fortemente nos tutoriais e progressões do jogo.

Apesar de já ter formas de ensinar o jogador, com os tutoriais e desafios, elas hoje não têm muita substância, e acabam apenas mostrando o básico de cada ferramenta, mas sem dar exemplos de como aplicá-las.

Main Assembly
Crie seu próprio carro de corrida (Imagem: Divulgação)

A comunidade vibrante

Perdendo os ânimos de criar no jogo, sobra apenas uma coisa: experimentar as criações de outros. E isso mostra como o título se encaixa perfeitamente na plataforma do Steam. Através da Workshop, podemos, em segundos, baixar diversos veículos e experimentá-los dentro do jogo.

Tendo acesso a essas criações, você ainda pode se inspirar e até aprender um pouco sobre como são feitas, já que elas são totalmente editáveis no modo de criação. Além disso, em fóruns da comunidade ou mesmo no YouTube, os jogadores podem buscar diversos tutoriais para aprender a criar os veículos mais complexos e melhorar suas habilidades.

O que esperar de Main Assembly?

Para aqueles que adoram explorar sua criatividade e vibram com a ideia de criar diversos veículos, Main Assembly é um prato cheio. Sua ferramenta de criação é praticamente sem limites, e não exige muito para aprender o básico. Porém, a curva de aprendizado até o domínio certamente é uma barreira para muitos, e exige boas horas de esforço.

Todavia, essa curva ainda pode ser amenizada, já que o jogo ainda está em acesso antecipado, e novos tutoriais podem surgir até o lançamento. Ademais, a comunidade do jogo pode proporcionar muita diversão com as mais variadas criações, e ainda auxiliar no processo de aprendizado.

*Preview elaborada com código fornecido pela Team17.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Sérgio Barbosa, Pizza Fria

Atualizado em 11 Jun 2020.

Mais notícias

Sony revela jogos da PS Plus de dezembro

Jogos

Xbox anuncia Games with Gold de dezembro de 2020

Jogos

Red Dead Online será lançado como jogo independente em 1º de dezembro

Jogos

Cyberpunk 2077 recebe gameplay rodando no PlayStation

Jogos

World of Warcraft: Shadowlands já está disponível mundialmente

Jogos

FIFA 21 anuncia novidades para a nova geração

Jogos
Guia da Semana Premium
Nosso conteúdo na melhor forma!

Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!