Guia da Semana

O mercado de microfones para gamers está cada vez mais saturado, e muitas opções são bonitas, mas contam com qualidade de captação frustrante. No entanto, nesta review, analisaremos o microfone condensador Maono DM30 RGB. O modelo apresenta um corpo robusto, equipado com leds RGB na parte inferior e no espaço de captação, sendo possível modificar suas cores por meio de um botão abaixo dele, onde também se conecta o cabo USB e um fone para retorno. Além disso, o microfone da Maono vem com um suporte pesado, que dá segurança ao microfone.

Mas diante de tantas opções no mercado, será que o Maono DM30 RGB se destaca, ou é só mais um modelo de microfone com RGB e qualidade de som razoável? Nesta análise, traremos essa e outras informações para você!

O que há na caixa?

Logo quando recebi o Maono DM30 RGB, foi notável a atenção da empresa ao fazer a embalagem, que vem com acolchoamento de espuma para proteger o microfone de impactos. O nosso, por exemplo, foi enviado da China e chegou sem nenhuma marca no pacote e no próprio produto, comprovando que todo esse cuidado da caixa salvaguardou o microfone. Dentro da caixa, vem o microfone Maono DM30 RGB, um cabo combinado USB Tipo-A para USB Tipo-A/C, a base dele e as documentações com mais detalhes. E, logo de cara, é possível perceber que o modelo é plug and play, o que facilita bastante a nossa vida.

Esse tipo de coisa torna o produto mais interessante, não só do ponto de vista estético, mas também do cuidado com o material que está dentro. Isso é muito importante para os produtos eletrônicos, sobretudo em uma era em que tem sido cada vez mais comum mandar peças frágeis em sacos plásticos e em caixas pouco protegidas.

maono dm30 rgb
A caixa é protege bem o modelo e traz todas as informações. (Imagem: Divulgação)

Características e design

O Maono DM30 RGB traz em si não apenas iluminação RGB controlável, como também um padrão cardioide e uma interface USB, complementados por uma taxa de amostragem de 24 bits e 48 kHz, conectividade USB Tipo-A ou Tipo-C, e o software Maono Link, juntamente com um prático botão 3-em-1 para controle. Você pode aumentar ou diminuir o volume diretamente nele e, além disso, deixá-lo no mudo. Seu corpo é simples e o modelo recebido por nós, que é preto, também se alonga para o suporte. Particularmente, me chamou a atenção o peso dele, que dá uma estabilidade incrível para o microfone.

Quanto ao design, a construção e a conectividade, o modelo branco do DM30 RGB, que também está disponível em preto, rosa e roxo, exibe uma aparência elegante que certamente agrada aos olhos. O microfone possui uma construção robusta com uma cesta de metal protegendo o cápsula e um controle frontal para ganho de entrada e saída, além de um botão de mudo. A parte inferior do corpo do microfone aloja a porta USB Tipo-C e uma entrada de 3,5mm para monitoramento, juntamente com o botão de iluminação RGB, oferecendo uma experiência de usuário intuitiva e versátil.

maono dm30 rgb
Mesmo com as cores limitadas, é um modelo bem bonito. (Imagem: Divulgação)

Em termos de ergonomia, o Maono DM30 RGB funciona como um microfone USB de mesa padrão, compatível com suportes de microfone de 5/8″ e montagens antichoque, permitindo ajustes simples e eficazes. Desta forma, se você tem aqueles suportes padronizados de ferro, ele poderá se encaixar sem muitos problemas.

Resposta de frequência e qualidade de captação

A resposta de frequência do Maono DM30 RGB é agradável, com um bom roll-off de baixos a partir de cerca de 100 Hz, médios consistentes e um leve realce nos médios-altos. Essas características fazem dele um microfone adequado para comunicação, sessões leves de gravação e jogos, embora não seja o ideal para trabalho de estúdio sério devido à sua resposta limitada em frequências mais altas e sub-baixas. Mas isso também é bem óbvio, já que a proposta do microfone é ser voltado para jogos e streamers, e nisso ele se destaca demais, com uma qualidade de som excelente.

Nas partidas que joguei, sempre perguntei o que os parceiros achavam da qualidade, e sempre tive o retorno do áudio estar ok. Em alguns dos testes feitos em áudios enviados pelo WhatsApp e também gravados em qualidade máxima nos aplicativos, foi possível perceber que, mesmo a alguns centímetros dele, a captação funciona muito bem.

maono dm30 rgb
O aplicativo Maono Link nos permite fazer uma série de configurações na qualidade do som. (Imagem: Divulgação)

A diretividade do Maono DM30 RGB é comercializada como padrão cardioide, mas exibe características mais próximas de um padrão hipercardioide em testes práticos, contribuindo para uma captação eficaz de som direcional. Isso inclusive é ressaltado em suas instruções, que explicam que o som é captado apenas em um dos seus lados. É claro, se não for configurado corretamente, ele pode exigir o uso de tecnologias externas de supressão de ruído. O Maono Link, aplicativo que o acompanha, até tem algumas funções para isso, mas acaba não sendo totalmente eficaz. Contudo, isso pode ser configurado até mesmo com programas de placas-mãe.

Vale a pena comprar o Maono DM30 RGB?

Concluindo, o microfone Maono DM30 RGB se estabelece como uma opção rica em recursos e com preço acessível, ideal para usuários casuais envolvidos em comunicação, gravações leves e jogos. Seu design elegante, qualidade de construção sólida e performance de áudio excelente para jogos, streaming, reuniões e até mesmo algumas gravações básicas, fazem dele uma escolha atraente. Fora isso, ele não será páreo para microfones profissionais de estúdio. E é claro, pois essa não é sua proposta. A título de comparação, ele se mostrou melhor que o FIFINE A6V, modelo de baixo custo (cerca de R$ 220 reais em lojas brasileiras) bem conhecido no Brasil.

Além da questão da qualidade de áudio ser surpreendentemente boa, o modelo traz consigo outro ponto positivo, que é a beleza estética. Suas cores são ajustáveis diretamente nele ou via aplicativo. No entanto, não é possível customizar as cores, que já estão predefinidas em sua memória. Neste ponto, o modelo poderia ser um pouco melhor. Mas isso é apenas um detalhe estético. É claro, seria melhor se fosse customizável, mas infelizmente não é.

Desta forma, dentro de sua categoria de preço, chegando a cerca de R$ 580 reais no Brasil, o DM30 RGB é uma adição valiosa para qualquer setup, oferecendo uma combinação equilibrada de estética, funcionalidade e qualidade sonora, sobretudo se você não quer gastar rios de dinheiro com outros modelos. Vale ressaltar que, assim como a FIFINE, a Maono sai muito mais em conta em sites como o AliExpress, caindo quase que pela metade do preço, o que o torna ainda mais atraente aos nossos olhos (e bolsos, é claro). Sendo assim, o modelo vale muito a pena, trazendo qualidade e beleza em um só produto.

*Review elaborada com microfone cedido gratuitamente pela Maono.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 24 Mar 2024.