Guia da Semana

Mario vs. Donkey Kong é o novo jogo de ação e quebra-cabeças do famoso encanador da Big N, lançado em 16 de fevereiro para o seu console híbrido, o Nintendo Switch. O game é uma remasterização fiel do clássico que saiu originalmente para o Game Boy Advance em 2004, mas traz novidades, como um modo cooperativo, mundos inéditos, músicas e gráficos atualizados, além de novas formas de jogar.

Observe o cenário, use a criatividade, planeje seus passos com atenção e descubra a melhor maneira de conduzir os Mini-Marios em seus desafios. Explore novos mundos cheios de novos obstáculos e enfrente Donkey Kong no final de cada um deles. Use e abuse de tudo o que você aprendeu para vencer o gorilão em batalhas de plataforma inspiradas no clássico arcade.

Mas e aí, ficou interessado em saber como ficou a nova aventura de Mario no Nintendo Switch? Então você já sabe, né campeão, faça uma pausa rápida na jogatina, prepare aquele café quentinho e procure aquela pizza de banana no canto da geladeira. Vamos conferir comigo em mais uma análise remasterizada do Pizza Fria!

Em busca dos Mini-Marios roubados

Donkey Kong estava entediado em mais um dia comum, quando viu na TV o anúncio dos novos brinquedos de Mini-Mario. Ele ficou louco para ter o seu e saiu correndo para a loja, mas chegou tarde demais: já tinham esgotado.

Inconformado, ele invadiu a fábrica de brinquedos do Mario e roubou todos que encontrou. Agora, Mario tem que perseguir Donkey Kong e resgatar os Mini-Marios que estão espalhados por mais de 130 níveis diferentes.

Mario vs. Donkey Kong
A efeitos de comparação, Mario vs. Donkey Kong do GBA, rodando no WiiU, à esquerda, e o novo jogo no Nintendo Switch, a direita. (Imagem: Reprodução)

Jogabilidade clássica em Mario vs. Donkey Kong

Como mencionado acima, Mario vs. Donkey Kong é um jogo de plataforma e quebra-cabeça, no qual nosso objetivo é guiar o bigodudo encanador por diferentes fases, sempre em busca de três presentes, que são opcionais, e dos mini-Marios, que há um em cada fase. Os controles e ações do herói são simples, intuitivos e responsivos.

Dessa forma, com o botão X ou Y, podemos pegar objetos ou inimigos e lançá-los ao pressionar novamente, com o botão A ou B, o bigodudo pula, e se pressionarmos para baixo e depois o botão novamente, Mario faz uma parada de mão, que serve para se proteger de objetos que caem ou para alcançar plataformas mais altas, pois se pressionarmos o botão de pulo novamente, ele dará um pulo ainda maior.

Mario vs. Donkey Kong
Além de eficiente para alcançar plataformas mais altas, plantar bananeira é ótimo para evitar ataques vindos de cima. (Imagem: Reprodução)

Em Mario vs. Donkey Kong, cada mundo tem suas próprias características e desafios. O jogo vai apresentando gradualmente novos elementos que serão essenciais para avançar nos níveis mais difíceis.

Novas formas de aproveitar o clássico Mario vs. Donkey Kong

Há dois estilos de jogo em Mario vs. Donkey Kong: o clássico, para os jogadores experientes e o casual, para os iniciantes. O estilo de jogo pode ser escolhido no começo do game ou alterado a qualquer momento no menu de seleção de estágios, pressionando o botão – .

O estilo clássico é indicado para quem procura um desafio, com um tempo limite para completar cada estágio, semelhante ao jogo original do Game Boy Advance. Nesse estilo, Mario morre com um só golpe. Já o estilo casual, por outro lado, é ideal para quem quer se divertir sem pressa, pois remove o tempo limite, adiciona pontos de verificação e aumenta a resistência de Mario aos ataques.

Mario vs. Donkey Kong
Se você não estiver afim de se estressar, alterne para o modo casual que o game vai te ajudar. (Imagem: Reprodução)

Além disso, no novo Mario vs. Donkey Kong, um modo de cooperação foi adicionado. Chame um amigo para embarcar nessa aventura como Toad. Você perceberá algumas mudanças nos estágios ao jogar em cooperação, o que foi muito bem-vindo e aumenta o fator replay do game.

Outras novidades em Mario vs. Donkey Kong

Outras importantes novidades foram implementadas no novo game do bigodudo contra o gorilão.

  • Dois novos mundos: Merry Mini-Land, um incrível parque de diversões que traz novos desafios, e Slippery Summit, um paraíso invernal com mecânicas únicas.
  • Novos níveis 1-Up Mushroom: são os níveis bônus onde você deve correr atrás de uma chave voadora, coletar vidas e abrir um baú recheado de mais vidas.
  • Um modo Time Attack: para quem curte um bom desafio contra o tempo.

Por fim, assim como o modo Time Attack, que é desbloqueado após o término do game, os Expert Levels também serão desbloqueados. E sim, agora o jogo realmente fica difícil. Confesso a vocês que achei os quebra-cabeças da campanha principal bem fáceis. Porém, os Expert Levels são para quem realmente está em busca de desafio.

Mario vs. Donkey Kong
O modo Time Attack é divertido, uma ótima pedida quem curte se desafiar. (Imagem: Reprodução)

Desempenho e audiovisual de Mario vs Donkey Kong

Mario vs. Donkey Kong é um jogo de plataforma com perspectiva em 2D, e apesar de simples, possui belíssimos gráficos com uma paleta de cores vivas e muito bem definidas, recebendo o “selo Nintendo” de qualidade, não apresentando nenhum tipo de bugs, nem gargalos, e rodando perfeitamente tanto no modo dock quanto no portátil do console híbrido.

A trilha sonora do game é outro show à parte e conta com efeitos sonoros que remetem ao clássico Donkey Kong dos arcades, e músicas orquestradas de diferentes estilos. Um ponto negativo do game é que infelizmente a Nintendo mais uma vez deixou o nosso idioma de fora, e não teremos nem mesmo as legendas em português do Brasil.

Mario vs Donkey Kong
As fases de Mario vs. Donkey Kong no modo cooperação ganham um desafio a mais, e são extremamente divertidas. (Imagem: Repdrodução)

Vale a pena comprar Mario vs. Donkey Kong?

Mario vs. Donkey Kong é sem dúvida um ótimo jogo. Ele oferece muito mais do que esperamos de um remake feito pela Nintendo, apresentando novos modos de jogo, com a experiência clássica e casual, um modo cooperativo sólido, desafiante e divertido, o modo Time Attack para os jogadores que gostam de competir, e um pós-jogo de qualidade, com os estágios no modo expert.

Além disso, vale destacar que a versão digital de Mario vs. Donkey Kong está sendo vendida por R$ 249,00 na Nuuvem, o que é um preço justo para um jogo desse nível, e ainda por cima, trata-se de um game elegível para compra com os cupons da Nintendo, e se você quiser experimentar antes de comprar, aproveite, pois há uma versão de demo disponível.

Mario vs. Donkey Kong foi lançado no dia 16 de fevereiro exclusivamente para Nintendo Switch.

*Review elaborada com código fornecido pela Nintendo.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Filipe "Bdama" Villela, Pizza Fria

Atualizado em 3 Mar 2024.